quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 6ª estação - Uma piedosa mulher enxuga a face de Jesus


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Não tem aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia que nos leve a apreciá-l'O. Desprezado e rejeitado por todos, homem das dores, familiarizado com o sofrimento; como alguém diante do qual se esconde o rosto...
Oiço o meu coração dizer: "Procurai a Minha face."; a Tua face, Senhor, eu procuro. Não me escondas a Tua face!
 
Meditação
Verónica era o nome da mulher que enxugou a face de Jesus. Verónica deriva do termo “Vera ícona”, que significa verdadeira imagem. É este o significado do nome da mulher que se compadeceu de Jesus e Lhe enxugou o rosto naquele momento de dor, tendo Jesus retribuído o gesto com a Sua verdadeira face gravada no pano com que Verónica o enxugou.
Hoje não temos possibilidade de estar cara a cara com Jesus, mas se pararmos um pouco para pensar, chegaremos à conclusão que Jesus muitas vezes mostra a Sua face através do próximo… nós é que não estamos atentos ou não a queremos ver.
Quantas vezes já Jesus se manifestou nos nossos irmãos, mostrando a Sua face e o Seu amor, e nós, de uma forma egoísta e mesquinha, Lhe voltamos as costas?

Oração
Senhor, deixaste-nos o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Se somos cristãos, temos que imitar Cristo e este é o primeiro mandamento que temos que seguir.
Ajuda-nos para que nos empenhemos a auxiliar o próximo e a buscar a Tua Santa Face em todos os nossos irmãos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.