quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 4ª estação - Jesus encontra a Sua mãe


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Simeão  abençoou-os e disse a Maria ,Sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para sinal de contradição ; uma espada trespassará a tua alma.»
Sua mãe guardava todas estas coisas no coração .
Meditação
Simeão era um homem justo e piedoso que vivia em Jerusalém e a quem o Espírito Santo havia prometido que não morreria sem conhecer o Messias. Ao ver Maria, José e o Menino Jesus, teve com Maria a conversa que nos é relatada no texto bíblico.
Imaginemos como teria ficado o coração daquela mãe com tal revelação. Mas Maria era serva do Senhor, regia a Sua vida pela confiança, obediência e com um coração aonde só cabia o amor e o perdão.
Maria tem na sua memória as palavras do Anjo S. Gabriel no momento da anunciação, que dizia: “Ele será grande  e chamar-se-á filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono do seu pai David, reinará  eternamente sob a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim.”
Mas Maria não era uma mãe qualquer, era a escolhida  a que confiava a que sabia que o que estava escrito tinha de ser cumprido.
Grande era a Sua dor.

Oração
Senhor Jesus, como deve ter sido horrorosa a Tua morte. E nós, que sabemos porque o fizestes, não conseguimos ser gratos o suficiente, pois se assim fosse, não haveria no mundo tanto ódio, os homens e mulheres levariam uma vida de humildade.
Tem piedade de nós Jesus.
Ensina-nos a ser melhores, ilumina o nosso caminho com a luz do Teu espírito.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.