quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 9ª estação - Jesus cai pela terceira vez


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Vinde a Mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração.
 
Meditação
Jesus está mais cansado e mais esgotado do que nunca. A caminhada para o Calvário está prestes a chegar ao fim, mas Ele sabe que o pior ainda está para vir, o crime mais atroz ainda está por suceder. As forças esgotam-se… mas Jesus não tenta escapar à vontade de Deus, e mesmo no limite das suas forças, vai conseguir levantar-Se para fazer o resto do percurso.
Esta terceira queda de Jesus é a imagem da nossa miséria, dos nossos actos de maldade, dos nossos pecados. Sempre que estamos longe da palavra de Deus, as forças de Jesus esgotam-se e Ele torna a cair.

Oração
Perdão, Jesus, por sobrecarregar os ombros com o peso dos meus pecados.
Sei que não sou perfeito e que as minhas imperfeições tornam ainda mais pesada a Tua cruz, por isso sinto-me responsável por esta Tua queda.
Agradeço-Te a generosidade que tens para comigo e a entrega total que tiveste neste momento da Paixão.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.