domingo, 1 de julho de 2012

Mc 5, 21-43 - "Menina, Eu te ordeno: Levanta-te"

Hoje somos convidados a repensar a nossa fé... é fácil dizer que acreditamos, é fácil afirmar que somos muito crentes em Deus e na Sua Palavra... é fácil dizer que temos fé.
Mas... será que muitas vezes os nossos medos e os nossos receios não conseguem ser maiores do que a nossa fé?


Segunda-feira
Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se uma grande multidão à sua volta, e Ele deteve-se à beira-mar. Chegou então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: “A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva.”

Jairo, chefe da sinagoga perde a sua filha. Encontra Jesus e suplica-Lhe :“A minha filha está a morrer. Vem impor-Lhe as mãos, para que se salve e viva.”

Meditação:
Jairo, um chefe da sinagoga, que certamente teria mais dificuldades em acreditar em Jesus, rendeu-se ao encontrar-se com o Mestre e entrega a vida da sua filha nas mãos de Jesus, confiante cai a Seus pés e suplica-lhe : « A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que ela se salve e viva»
Jesus é um Jesus que se deixa encontrar, que vem ao nosso encontro, e que Se apresenta diante de nós de um modo que possamos encontrar n`Ele a esperança e a vida.

Oração:
Senhor,
Ajuda-me a encontrar-Te no meu dia-a-dia, quando vens ao meu encontro.
Ajuda-me a abrir o coração e a confiar-Te as minhas angústias e preocupações.
Ajuda-me a dar o passo e ir ao Teu encontro, pois só Tu és o Caminho, a Verdade, a Vida.
Amém

Acção:
Hoje vou estar mais atento (a) a Jesus, e arranjar um espaço maior para que Ele Se possa revelar na minha vida.
Vou estar atento(a) àquilo que me diz através das pessoas que me rodeiam, no aflito, no desesperado… e levar a minha vida com serenidade, fé e dedicação ao próximo.

Terça-feira
Jesus foi com ele, seguido por uma grande multidão, que O apertava de todos os lados. Ora, certa mulher que sofria de uma perda de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mãos de vários médicos e gastara todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-Lhe por detrás no manto, dizendo consigo: “Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada.”

Meditação:
Quantos de nós não ouvimos já dizer que a fé move montanhas? Foi o que aconteceu com esta mulher, pois a sua fé em Jesus era tão grande que só de tocar nas suas vestes era o bastante para acreditar que ficava curada.
E nós? Como anda a nossa fé? Esta mulher acreditou na sua fé, por isso Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou…”
Ter fé é acreditar, é dar-se, é oferecer-se, é crer na Sua palavra…
Deus faz-se presente na nossa vida desde que nós queiramos.

Oração:
Senhor, nesta oração, neste encontro a sós conTigo, deixa-me tocar-Te e agradecer-Te por tudo aquilo que sou, que a minha fé nunca seja posta à prova nem o meu amor por Ti, que Deus me abençoe, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo Ámen.

Acção:
Hoje vou ler uma passagem da Bíblia e vou procurar entender o que Deus tem para me dizer e assim fortelecer a minha fé .

Quarta-feira
No mesmo instante estancou a perda de sangue, e sentiu no seu corpo que estava curada da doença. Jesus notou logo que saíra uma força de Si mesmo. Voltou-Se para a multidão e perguntou. “Quem tocou nas minhas vestes?” Os discípulos responderam-Lhe: “Vês a multidão que Te aperta e perguntas: “Quem Me tocou?” Mas Jesus olhou em volta para ver quem Lhe tinha tocado. A mulher, assustada e a tremer, por saber o que lhe tinha acontecido, veio prostrar-se diante de Jesus e disse-Lhe a verdade. Jesus respondeu-lhe: “Minha filha, a tua fé te salvou”

Meditação:
Jesus com poucas palavras ensina as pessoas e deixa o Seu registo. Se alguns de nos tocarmos as Suas vestes...e o toque for de verdadeira fé, Ele nos dará também a sua força para vencermos o que pensamos ser impossível.

Oração:
Olá Jesus, Tu que Te fazes presente nas nossas vidas, mesmo quando não merecemos...
Quero agradecer-Te por mim e por todos os que Te tocam as vestes, mesmo que não tenham fé ou que não saibam que a têm.

Acção:
Hoje vou fazer uma oração por todas as pessoas, de livre vontade, sem obrigação… a obrigação de rezar por alguém não deve existir, mas sim a vontade de o fazer livremente e de coração aberto.


Quinta-feira
Ainda Ele falava quando vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: “A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?” Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga. “Não temas; basta que tenhas fé.” E não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.

Ainda Ele falava, quando vieram dizer da casa do chefe da sinagoga : “A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?” Mas Jesus ouvindo estas palavras disse ao chefe da sinagoga : «Não temas ; basta que tenhas fé»
Extraordinárias estas palavras de Jesus.

Meditação:
Quantas vezes, depois de fazermos tudo correcto, tudo com amor, o resultado não é o que esperamos...
Por isso Jesus hoje volta a repetir-nos: «Não temas, basta que tenhas fé»
Esta é uma afirmação que pode transformar a nossa vida. Jesus diz-nos por outras palavras que podemos perder tudo, família, amigos, saúde, bens…mas Ele volta a dizer-nos que basta termos fé.
A fé é algo gratuito ao alcance de todos. E este é o grande desafio ao Homem de hoje ao Cristão.

Oração:
Senhor perdoa-me,
Quando nos piores momentos da minha vida, por várias vezes duvidei de Ti e coloquei em causa a minha fé.
Reconheço que no final foi a minha fé que me manteve erguido (a).
Ajuda-me a continuar a confiar em Ti.
Ajuda-me a convencer-me sempre mais daquilo que Tu me dizes hoje.
Amém

Acção:
Hoje vou confiar a Jesus a minha vida, o meu caminho, mesmo que me incentivem para desistir, manterei a minha fé.


Sexta-feira
Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroço, com gente que chorava e gritava. Ao entrar perguntou-lhes: “Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir.” Mas riram-se d’Ele. Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: “Talita Kum”, que significa: “Menina, Eu te ordeno: Levanta-te.”

Meditação:
Mais uma vez Jesus vem por à prova a nossa fé com esta passagem e só quem tem fé acolhe Jesus, o Filho de Deus, que se entregou na cruz para nos salvar.
Só Jesus tem o poder para nos salvar, isto se nós estivermos dispostos a acolhê-lo e a amá-lo, assim como Ele nos ama.
De nada serve a oração se esta não é feita com devoção, com fé… essa fé que tantas vezes duvidamos, mas ela está dentro de cada um de nós.

Oração:
Senhor, Verdade, Caminho e Vida, entra na minha casa, na minha família, no meu trabalho, no meu mundo. Ilumina os cantos escuros da minha vida com a Tua Luz.
Mostra-me o caminho que devo seguir.
Dá-me a Tua mão, dá-me força com a Tua Vida.

Acção:
Hoje vou acender uma vela e rezar por aqueles que não têm fé, para que Deus se faça presente em suas vidas.


Sábado
Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse do caso e mandou dar de comer à menina.

Meditação:
Todo o bem que fazemos a alguém deve ser feito com boa vontade e amor -  o amor de Deus (ágape), como Jesus recomenda que ninguém saiba disso(dito por Jesus na Palavra).
Seus pais nem se lembravam mais de nada, já tinham a filha de volta, e Jesus mandou dar de comer à menina… seria só alimento para o físico ou também alimento para o espírito?

Oração:
Senhor, todo o bem que eu possa fazer aos outros, a Ti entrego. Sei que Tu tudo sabes… não tenho mais palavras nesta oração.

Acção:
Todas as boas acções do meu dia serão entregues a Ti, Senhor.