domingo, 15 de julho de 2012

Mc 6, 7-13 - "Começou a enviá-los"

Tal como os discípulos de Jesus naquele tempo, hoje continuamos a ser chamados, de uma forma diária, para anunciar ao mundo a Palavra de Cristo.
É um desafio enorme, que nada tem de fácil, e que deve ser encarado com um espírito missionário, pois dessa forma será mais fácil atingir os objectivos que Jesus tem para nós.
Estaremos preparados para levar a cabo esta difícil, mas ao mesmo tempo, tão bela missão?

Segunda-Feira
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois.

Meditação
Jesus sentiu necessidade de enviar os Apóstolos numa missão muito importante, e que ainda hoje é válida; a divulgação da fé cristã. Era um acto com tal importância que Jesus, para lhe dar credibilidade, envia os Apóstolos dois a dois, é que naquele tempo, um testemunho só era reconhecido como válido, se levado por duas testemunhas.
Infelizmente, hoje será que esta credibilidade se mantém? Haverá ou não ainda mais necessidade de todos nós sermos as testemunhas para a divulgação da fé em Deus?

Oração
Desculpa Senhor pelas vezes em que por preguiça, comodismo ou vergonha não consegui ser a Tua testemunha.

Acção
Hoje vou utilizar um pouco do meu dia para falar da palavra de Deus com alguém que encontre na rua.
.
Terça-feira
Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho. A não ser o bastão:

Meditação
Devemos entender por espíritos impuros, a tristeza, o ódio, a inveja, a mágoa, tudo aquilo que nos causa desconforto espiritual, aquilo que vulgarmente chamamos «peso de consciência».

Oração
Senhor, sede o nosso amparo e conselheiro. Ensina-nos o caminho do bem.

Acção
Tentemos ser apóstolos por um dia.


Quarta-feira
Nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.
 
Meditação
À semelhança de Jesus, os Apóstolos apresentavam-se às pessoas como pobres, dando assim o exemplo de que a felicidade não depende da riqueza material, mas sim do cumprimento da palavra de Deus.
Infelizmente, hoje, andamos quase sempre preocupados com os bens materiais, esquecendo muitas vezes a riqueza da palavra de Deus, esta atitude, quase sempre nos torna infelizes; porque não tentarmos fazer um pequeno esforço, alterando um pouco esta atitude, na procura da felicidade?  

Oração
Meu Deus, Tu que és infinitamente bom, perdoa-me pelas vezes em que eu dei mais importância aos bens materiais do que à Tua Palavra.

Acção
Hoje vou fazer um esforço e pensar na importância da palavra de Deus e da influência que ela tem na minha vida.

Quinta-feira
Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.

Meditação
Ser cristão é ser imitador de Cristo na terra. É uma forma de viver. Daí que Jesus os manda permanecer na mesma casa. Só assim quem os ouvir poderá comparar as palavras aos actos. E o cristão quando se afirma publicamente como tal, tem que mostrá-lo no seu modo de estar e lidar com os outros, especialmente nos seus actos de caridade e amor.

Oração
Bom Jesus, Tu que sofreste como ninguém as injustiças da humanidade, não deixeis que nos nossos corações entrem sentimentos mesquinhos. Bem hajas pelo Teu amor.

Acção
Na oração encontraremos o conforto que nos faz falta. Rezemos.

Sexta-feira
E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles».

Meditação
O acto de sacudir o pó dos pés não significava que os Apóstolos ficassem zangados com a atitude de rejeição das pessoas, mas sim era um modo de mostrar às pessoas que os rejeitavam que estavam a rejeitar a Palavra de Deus, o que naturalmente era uma atitude muito grave. A razão dos Apóstolos terem instruções neste sentido, o de não se zangarem com ninguém, era a prova de que Deus não impõe nada, seja a quem for, apenas ensina o caminho da salvação, seguir esse caminho depende apenas de nós.

Oração
Meu Deus, perdoa-me pelas muitas vezes em que não quis ouvir as Tuas palavras.

Acção
Hoje, tal como os Apóstolos fizeram, não vou ficar zangado com aqueles que não concordam comigo, apenas vou tentar compreender a sua atitude e pedir a Deus perdão, por algumas vezes em que eu não tentei compreender os outros.

Sábado
Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

Meditação
Estava assim a ser feita a vontade do Mestre. Sabemos que não há perdão sem arrependimento. O nosso coração não estará aberto ao amor se estiver cheio de amargura e maus sentimentos. Preparado o caminho os Apóstolos estavam confiantes de que o chamamento estava a dar os seus frutos.

Oração
Ó Deus. Queremos ser também discípulos, mas precisamos da Tua mão amiga. Vem caminhar ao nosso lado, para que a nossa passagem por esta vida não seja em vão.

Acção
Na rua ou em família vou mostrar que ser cristão é muito bom.