segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festa dos Mandamentos - 4º ano - Sagres


Admonição:
No Antigo Testamento Deus entregou os Dez Mandamentos a Moisés no Monte Sinai, para ajudar o seu povo eleito a cumprir a lei divina.
Jesus Cristo confirmou os Dez Mandamentos e aperfeiçoou-os com a Sua palavra e com o Seu exemplo. O nosso amor a Deus manifesta-se no cumprimento dos Dez Mandamentos, por isso estamos aqui hoje, o grupo do 4º ano, para fazer a Festa dos Mandamentos - vão mostrar a sua alegria, aceitando estes mandamentos, porque não basta crer.
De pé, façamos festa com o nosso Deus!

Apresentação dos Mandamentos
(depois do Evangelho)

1º - Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas
Joana F: Existe um único Deus, Criador de todas as coisas. O primeiro dever do homem é reconhecé-Lo como seu Deus e Criador, dar-Lhe glória, amá-Lo...
Amamos a Deus sobre todas as coisas quando obedecemos sem condições e estamos dispostos a perder tudo do que ofendé-Lo.

2º - Não invocar o santo nome de Deus em vão
Joana F: Devemos ter um grande respeito ao Santo Nome de Deus e não pronunciá-lo de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar o Pai-Nosso: Santificado seja o Vosso Nome.

3º - Santificar Domingos e festas
Joana F: Deus quer que a cada semana dediquemos a Ele um dia de festa para dar-Lhe glória e para nosso bem e descanso. Esse dia é o Domingo, porque é o dia em que Cristo ressuscitou.

4º - Honrar pai e mãe
Joana F: Deus quer que os filhos amem os seus pais e os honrem, sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que os ajudem no que necessitam.

5º - Não matar
Joana F: Só Deus é o dono da via humana, por isso os homens devem respeitá-la... É também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, desejar o mal...

6º - Guardar castidade nas palavras e obras
Joana R: Temos de viver a pureza, pois o Senhor disse "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles vcrão a Deus."

7º - Não roubar
Joana R: A cobiça, o egoísmo, levam a cometer muitos pecados contra o sétimo mandamento. Que pecado tão feio é roubar! Lembrem-se das palavras de Jesus: "De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a alma?"

8º - Não levantar falsos testemunhos
Joana R: Neste mandamento é proibida a mentira e manda-se respeitar a boa fama do próximo. Devemos amar a verdade, porque Cristo é a verdade e Ele ensinou-nos que a Verdade nos torna livres e nos santifica.

9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
Joana R: A desordem da nossa vida provoca-nos o gosto por pensamentos e desejos impuros, por isso Deus, no nono mandamento, proíbe-nos,

10º - Não cobiçar as coisas alheias
Joana R: Este décimo e último mandamento proíbe a cobiça do bem alheio, proíbe a avareza e a inveja.

Credo: (renovação das promessas baptimais com vela do baptismo acesa no Círio)

Sacerdote: Renunciais a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções?
Crianças/Pais/Padrinhos: Sim, renuncio.
Sacerdote: Credes em Deus Pai Todo Poderoso, criador do Céu e da Terra?
Crianças/Pais/Padrinhos: Sim, creio.
Sacerdote: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai?
Crianças/Pais/Padrinhos: Sim, creio.
Sacerdote: Credes no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna?
Crianças/Pais/Padrinhos: Sim, creio.
Sacerdote: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de um professor em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amén


Apresentação dos Dons (Rita):
(Catarina desce com cartaz): Este S é a primeira letra de santidade.
Nós vos apresentamos Senhor esta letra, que simboliza o nosso desejo de ser santos, pois é essa a vocação à qual Deus nos convida.

(Pedro desce com cartaz): Este I é a primeira letra de Imaculada.
Nós vos apresentamos Senhor esta letra que simboliza o nosso desejo de sermos imaculados, limpos de todo o egoísmo e pecado.

(Tamara desce com cartaz): Este M é a primeira letra de Maria.
Nós vos apresentamos Senhor esta letra que simboliza o nosso amor a Maria. Vemos nela o nosso modelo de vida, dizendo como ela SIM a Deus.


Acção de Graças


Maria João:
"Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz."
Tu dás-nos a Tua paz, Senhor Jesus, mas também nos convidas ao esforço de fazer a paz.

José:
Para fazer a paz, Tu o disseste Senhor, é preciso tirar do coração os pensamentos de inveja e os maus julgamentos, que transformam o próximo num inimigo a maltratar.

Ana:
Para fazer a paz, Tu o disseste Senhor, é preciso retirar das mãos as pedras de cólera e o desejo de ferir que procuram dominar o próximo.

Tina:
Para fazer a paz, Tu o disseste Senhor, é preciso tirar da boca as palavras que ofendem, os gritos que uivam, o ódio contra as pessoas.

Beatriz:
Vem, Senhor, e ajuda-nos a fazer a paz. Viveremos em harmonia e seremos felizes.

Grupo 4ª ano: Pedro, Tamara, Adriana, Beatriz, Rita, Joana F., Joana R., Catarina e Maria João
Catequista: Dina Casimiro