domingo, 22 de julho de 2012

Mc 6, 30-34 - "Eram como ovelhas sem pastor"

Subentende-se nesta passagem algum cansaço e necessidade de repouso por parte dos Apóstolos, por isso Jesus chama-os para um local isolado para que descansem o corpo e a mente.
Isto pode servir, nos dias de hoje, como uma chamada de atenção, para o facto de andarmos sempre a correr de um lado para o outro, de vivermos debaixo de stress, de não termos tempo para nada.
Conseguimos parar para descansar um pouco e escutar o que Jesus tem para nos dizer?


Segunda-feira
Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado.

Jesus é considerado como o líder e o “pilar” da Sua comunidade e de todo o povo de Israel, a quem todos têm necessidade de recorrer, para O pôr a par dos mais ínfimos pormenores.

Meditação:
Os discípulos de Jesus, aqueles que Ele escolheu para seus Apóstolos e que tinham como tarefa anunciar a Sua Palavra por toda a parte, voltam da sua missão evangelizadora, e correm para junto do seu Mestre, para Lhe dar conta de como tinha corrido essa mesma missão.
Os Apóstolos podiam ter guardado apenas para si o que se tinha passado enquanto andaram por outros locais anunciando e ensinando a Palavra de Jesus. De certeza que nem tudo lhes correu bem, não foram com certeza bem aceites em todo o lado… podiam ter-se calado e não ter contado a ninguém os seus “fracassos”, as suas frustrações, a maneira (boa ou menos boa) como foram recebidos.
Mas estes homens, Apóstolos e seguidores de Cristo, voltam para junto de Jesus para Lhe falar do que tinham passado – Jesus é o centro da vida destes homens, é o que mais importa, por isso correm para Ele.
E nós? Também colocamos Jesus no centro das nossas vidas?
Ou colocamos Jesus num “cantinho escondido” da nossa existência e só nos lembramos d’Ele quando precisamos?

Oração:
Perdoa-me Jesus por todas as vezes em que dei importância a coisas fúteis e não Te coloquei no centro da minha vida.
Sei que, por vezes, quando rezo peco-Te mais do que Te agradeço, e isso é uma forma de egoísmo da minha parte.
Ajuda-me a recorrer a Ti em todos os momentos da minha vida, sejam eles bons ou menos bons…

Acção:
Durante esta semana, nos meus momentos de oração, não vou pedir nada a Jesus. Vou apenas agradecer o dom da vida e tudo o que de bom tenho ao meu redor.

Terça-feira
Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco».

Meditação:
A missão a que estavam destinados era muito importante, daí o convite de Jesus ao levá-los para um lugar isolado.
Eles precisavam preparar-se. Nada melhor do que no silêncio ter um diálogo sério com Deus. A oração iria fortalece-los.

Oração:
Senhor, assim como os discípulos tiveram necessidade de dialogar com Deus, também nós sentimos que a oração nos faz falta.
Ouve, Senhor, as nossas preces, sejam elas de ajuda ou de agradecimento. Enchei o nosso coração de força para Te imitarmos na Terra.

Acção:
Façamos da oração uma maneira de estar mais perto do Pai do Céu. Qualquer sítio e hora servem para rezar.


Quarta-feira
De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer.

Meditação:
Esta frase do Evangelho de S. Marcos, faz-nos pensar que foi escrita nos dias de hoje, no corrupio de um terminal rodoviário, num aeroporto em hora de chegadas e partidas, ou até mesmo numa estação do metropolitano em hora de ponta. O que não é verdade, esta frase pretende mostrar que havia muita actividade no momento e que o “tempo de refeição” requer calma, sossego, tranquilidade, comunhão e diálogo com Jesus, para agradecimento dos alimentos.
Faço as minhas refeições em tranquilidade?

Oração:
Senhor, quero pedir-Te perdão por todas as vezes que fiz as minhas refeições inquietas, sem pensar em Ti.

Acção:
Hoje vou procurar fazer as minhas refeições com serenidade e agradecer a Deus os alimentos que me concedeu.


Quinta-feira
Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém.

A procura de um lugar isolado para descansar e meditar… mas uma procura feita em conjunto, e não individualmente, pois reunidos em grupo sentem-se mais fortes.

Meditação:
Jesus e os Seus Apóstolos sentiam necessidade de um sítio calmo e isolado para descansar e recuperar energias. Mas podia cada um ter ido para seu lado, cada um podia ter procurado o seu “refúgio”, sem necessidade de levar ninguém atrás. Mas todos eles sabiam e tinham noção que em conjunto tudo se torna mais fácil, o “calor humano” que podiam transmitir uns aos outros fazia com que “recarregassem baterias” muito mais facilmente.
A isto chama-se viver em comunidade, dando as mãos uns aos outros – é o que Jesus sempre tentou ensinar ao longo dos tempos: juntos somos mais fortes, conseguimos vencer melhor as adversidades, conseguimos produzir melhor, conseguimos ser mais felizes.
Por ventura alguém é feliz sozinho? Claro que não! Todos precisamos de alguém para sermos felizes…
Conseguimos viver em verdadeira comunidade como Jesus sempre nos ensinou? Convivemos uns com os outros tendo por base o amor de Cristo?

Oração:
Senhor, por vezes, quando estou preocupada ou chateada com alguma coisa, isolo-me, amuo, fecho-me em mim mesma e não busco ajuda nem deixo que ninguém se aproxime de mim. Sei que não é isso que Tu queres para mim…
Ajuda-me a saber viver em comunidade, buscando ajuda nos outros e sendo “porto de abrigo” a quem de mim precisa.

Acção:
Vou tentar transmitir “calor humano” à minha comunidade, especialmente a quem eu notar que está mais necessitado… posso fazer isso com um sorriso, com uma palavra amiga, com um abraço, com um simples “gosto muito de ti”!

Sexta-feira
Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles.

Meditação:
A notícia espalhou-se. Todos estavam curiosos… O estilo de vida, o desprendimento, a entrega por inteiro aos recados que Jesus lhes havia dado, eram para a multidão qualquer coisa de estranho, pois não estavam habituados a tanta humildade, queriam ouvi-los, vê-los e ainda tocá-los.

Oração:
Bom Deus, nós somos cristãos, por vezes pouco esclarecidos, e muitas vezes pouco empenhados. Dá-nos a Tua força.

Acção:
Vamos mostrar, com as nossas atitudes, que somos cristãos responsáveis.


Sábado
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Meditação:
Jesus tem um coração grande, generoso e humilde, ao perceber que “aquela gente” estava desgovernada, começou a ensinar-lhes. Jesus está sempre connosco, como Pai, nunca esquece os Seus filhos. Mesmos nos momentos dolorosos, Jesus nunca nos abandona, está sempre junto a nós ensinando-nos como ultrapassar os obstáculos, dando-nos sabedoria.
Ter fé em Deus é lançar um olhar positivo sobre todas as coisas da vida, inclusive sobre as que parecem negativas, absurdas ou inaceitáveis.

Oração:
Senhor, reconheço que nem sempre Te valorizei o quanto Tu mereces. Obrigada por tudo o que fizeste por mim e pela sabedoria que me dás.

Acção:
Quero valorizar-Te mais na minha vida falando, aos que me rodeiam, do Amor que tens por todos nós.