quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festa do Compromisso - 9º ano - Sagres


FESTA DO COMPROMISSO
Admonição de Entrada (Leila e Ricardo)

Leila: Nós, o grupo de Catequese do 9º ano, fazemos hoje em comunidade a Celebração do Compromisso.
Ricardo: O catecismo tem por título “O desafio de viver” e entendemos isso como viver ao jeito de Jesus Cristo.
Leila: Para nós é um dia de festa, pois sentimos a alegria de sermos cristãos no mundo de pluralismo religioso.
Ricardo: Por isso, pedimos que vos junteis a nós nesta celebração de um compromisso que também é vosso…
Leila: O compromisso de seguir Jesus Cristo…
Ricardo: … Caminho, Verdade e Vida.

 Cântico de Entrada

Acto Penitencial
1ª leitura
Salmo
2ª Leitura
Evangelho

Encenação (antes da homilia)
(Diogo ao centro vestido de cores alegres. Marta e Catarina de cores escuras, representam as seduções do mundo)

1ª cena:

Marta: Porque é que não és “Maria vai com as outras?”
Catarina: Deixa lá que agora tudo vale, até arrancar olhos!
Marta: Diversões, vida frenética, prazer… é o que está a dar!
Catarina: Tudo vale, o importante é fazer o que nos apetece!
Marta; Nâo vês que a sociedade funciona mesmo sem Deus?
Catarina: Para quê comprometer-te por um mundo melhor?
Marta: Consumamos, divertamo-nos, que amanhã morreremos.
Catarina: Nada de compromissos!

2ª cena:

(Diogo ergue-se e estende os braços)
Afastai-vos de mim, que sois os símbolos de uma sociedade sem valores. 
(Marta e Catarina retiram-se com dificuldade)
Estou disposto a remar contra a corrente, pois apostei em Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Credo
(renovar as promessas baptismais com a vela do baptismo acesa no Círio)
 Oração dos Fiéis

Apresentação dos Dons:
(Diogo, Marta e Ricardo descem a escadaria, um a um, com cartazes, enquanto a Catarina lê)

Cartaz “Caminho”
Pe. Joel: Eu sou o Caminho

Catarina: Sou o Caminho para chegar a conhecer o rosto de Deus verdadeiro.
Quem me vê, vê a Deus; quem me escuta, escuta a Deus; as obras que Eu faço são as obras de Deus. Eu sou o rosto humano desse Deus que buscais.

Cartaz “Verdade”
Pe. Joel: Eu sou a Verdade.

Catarina: Sou a Verdade que revela o mistério da vossa vida de pessoas humanas.
É em mim que deveis buscar as respostas para as vossas interrogações acerca do sentido da vida, as razões para amar e servir, a luz para as vossas noites.

Cartaz “Vida”
Pe. Joel: Eu sou a Vida.

Catarina: Eu sou a Vida, sou mais forte que o pior inimigo que é a morte.
A minha alegria é que tenhais uma vida abundante, que a vossa alegria seja completa. A minha alegria é ver-vos caminhar na esperança e que, um dia, tenhais a vida eterna em plenitude.
(à medida que afixam os cartazes retiram-se e sentam-se)
                       
Acção de Graças (todos)
Hoje nós celebramos a Festa do Compromisso, por isso queremos, perante o nosso Pároco, a nossa comunidade e Deus, comprometemo-nos em procurarmos imitar Jesus:
Sendo ouvintes da Palavra de Deus;
Escutando a Palavra de Deus;
Vivendo a Palavra de Deus;
Ajudando a minha comunidade naquilo que mais precisar, confiando mais em Deus do que em mim.
 Por isso acreditamos que Deus nos ajudará no cumprimento deste nosso compromisso, vamos agora assinar este Compromisso.

Assinatura do Compromisso e entrega dos diplomas

Cântico Final
 Grupo 9º ano de Catequese: Catarina, Diogo, Leila, Marta e Ricardo
Catequista: Pe. Joel Teixeira