sexta-feira, 13 de julho de 2012

Terço - Intenção: Terceira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos


Recordamos hoje, mais uma vez, a terceira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos. Foram muitos os sinais de que a Senhora estava presente e a fé daquelas crianças era imensa, ao ponto de sofrerem na pele e não desistirem de anunciar o que ia acontecendo.
Nossa Senhora pediu-lhes que rezassem pela paz no Mundo e pelo fim da guerra. É um pedido que continua a ser necessário e urgente. Dediquemos as nossas orações desta noite ao Divino Espírito Santo, para que nos indique os caminhos da paz,  do perdão e do amor.

1º Mistério – Agonia de Jesus no Horto
Meditação
Jesus foi com os Seus discípulos a um Horto e, pondo-se de joelhos, orava dizendo: “Pai  se quiseres afasta de Mim este cálice; não se faça porém a Minha vontade, mas a Tua.”
Jesus sentiu necessidade de rezar, como ser humano sentiu-Se vacilar. Precisava da força da oração. Mas o Seu espírito de obediência estava presente e mais forte que o Seu desespero. Entregou-se assim nas mãos de Seu Pai.

Oração
Jesus, ajuda-nos para que sempre que passarmos por momentos de dor e angústia, saibamos entregar a nossa vida e as nossas preocupações nas mãos do Pai Celeste, aceitando a Sua vontade como se fosse a nossa.


2º Mistério – Flagelação de Jesus
Meditação
Jesus é flagelado a mandado de Pilatos. Será que conseguimos imaginar que aquelas chicotadas foram levadas por nossa causa? Decerto que pensamos que não. Achamos sempre que o mal está do lado de lá.
 A verdade é que, por actos ou omissões, eram os pecados da humanidade a razão de tanto sofrimento.

Oração
Deus Pai, não deixeis que sejamos cegos em relação às nossas faltas. Abre os nossos olhos para que vejamos com clareza sempre que seguimos pelo caminho do mal.

3º Mistério - A coroação de espinhos

Meditação
Então os soldados do Governador teceram uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça. Depois escarneceram d’Ele.
Há situações que nos são difíceis de visualizar. A maldade do ser humano não tem medida! Como estaria o coração de Jesus, sabendo-se inocente, e tendo consciência de que estava a entregar-Se a tal humilhação por todos os homens, incluindo os que O estavam a maltratar…

Oração
Senhor, não deixeis nunca que a raiva e a inveja se apoderem de nós. Faz-nos justos de coração e puros nos nossos sentimentos.


4º Mistério – Jesus carrega a Cruz a caminho do Calvário

Meditação
Jesus, carregado com a cruz, encaminhou-Se para um lugar chamado calvário, que em hebraico se diz Gólgota.
A cruz que Jesus carregava era também nossa. Carregava naquela cruz os desaires da humanidade. Carregava a inveja, o ódio, a luxúria, a gula, a desonestidade, a soberba, enfim, tudo o que não contribui para uma vida de amor e de perdão.

Oração
Senhor Deus, que eu aprenda a levar com amor as pequenas cruzes de cada dia, e saiba ainda consolar quem á minha volta se sente abandonado.


5º Mistério - Jesus morre na cruz

Meditação
Jesus disse «Tudo está consumado !»E inclinando a cabeça, entregou o Seu espírito.
Era o fim do sofrimento físico. Estava feita a vontade de Deus. O Seu filho morrera para a salvação da humanidade. Mas terá a humanidade a mínima noção deste sacrifício ?
Algum de nós se lembrará quando ofende o próximo, por atitudes ou mesmo pensamentos, que está maltratando Jesus ?

Oração
Obrigada Bom Jesus, por nos abrires as portas do paraíso. Dai-nos forças para vencer as tentações do mal e fazei de nós instrumentos da Vossa paz.


Rezemos três Avé Marias, pedindo a Deus que nos ensine a semear a paz à nossa volta e que saibamos cultivar o amor sem reservas e sem chantagens.