domingo, 8 de julho de 2012

Mc 6, 1-6 - "Um profeta só é desprezado na sua terra"

Hoje somos convidados a reflectir nas atitudes que tomamos tantas vezes com os outros e, na nossa ignorância e/ou insensibilidade, nem nos damos conta.
Quantas vezes desvalorizamos os que estão perto de nós, valorizando e enaltecendo apenas aqueles que estão longe?
Quantas vezes enchemos de elogios os "de fora", enquanto que os "da casa" parece que só têm defeitos?
Busquemos na Palavra de Cristo o ensinamento para reconhecer as virtudes e qualidades de quem está próximo de nós, independentemente da sua raça, cor, condição social, etc...


Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra, e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.

Meditação:
Tal como os seus discípulos acompanhavam Jesus para O ouvir na sinagoga, também nós, como discípulos do sec. XXI, deveríamos dirigir-nos à sinagoga para ouvir as palavras sábias de Jesus.
Mas quantas vezes nos dirigimos nós à sinagoga cheios de preocupações, de coisas mundanas, stressados com as coisas que nos faltam ainda fazer, sempre a controlar o relógio… e as palavras de Jesus onde ficam no meio de toda esta azáfama? Pois, se calhar a maior parte das vezes não ficam… E se não ficarem, como poderemos nós ser discípulos de Jesus conscientes da palavra do nosso Mestre?

Oração:
Senhor, ajuda-me a saber ouvir Deus e as Suas palavras sábias, compreendendo que o tempo de Deus não é igual ao tempo dos Homens.

Acção:
Esta semana vou estar mais atento aos ensinamentos de Deus, sendo um discípulo que acompanha o seu mestre até à sinagoga para O ouvir com atenção.

Terça-feira
Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: “De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos?

Meditação:
Enquanto estudantes, foram e são-nos transmitidos vários conhecimentos, ciências, matemática, línguas, e é (ou era) nos testes que mostrávamos o que realmente sabíamos sobre as matérias que nos eram ensinadas.
Nos Domingos, na Eucaristia, também nos são transmitidos vários conhecimentos que se baseiam na palavra de Deus.
Será que esses conhecimentos são postos em prática nos meus “testes” diários? Será que faço da palavra de Deus a base da minha vida, a minha verdadeira sabedoria?

Oração:
Senhor, peço perdão pelas vezes em que não soube enfrentar e responder aos meus problemas de acordo com a Tua Palavra. Peço perdão pelas vezes em que deixei o orgulho e a teimosia apoderarem-se de mim.

Acção:
Hoje vou pôr em prática o que escutei na eucaristia. Sem vergonha, vou mostrar ao outro que é em Deus que está o caminho da felicidade.

Quarta-feira
Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?”

Meditação:
Ao longo da nossa vida construímos opiniões sobre diversos assuntos, nomeadamente sobre os seres Humanos, que nos rodeiam e que interagem connosco. Julgamos os outros, nunca dando o benefício da dúvida e sempre achando que somos superiores. Aquelas pessoas interrogavam-se como é que era possível que uma pessoa, vinda das origens de Jesus, e com a Sua profissão, ter tanta sabedoria…
Mas Jesus mostra-nos e dá-nos o Seu exemplo, pois não é preciso ser-se rico, médico ou advogado, para ter o dom do saber. Pois o sábio é aquele que pode até não saber ler e escrever, mas que tem a sabedoria que a vida lhe proporcionou e as palavras mais acertadas nos diferentes momentos da vida.

Oração:
Jesus hoje quero deixar de julgar os outros, quero transmitir-lhes a minha sabedoria, tal como Tu fazias.

Acção:
Hoje vou contar uma história da minha vida a alguém com quem fale, transmitindo-lhe o meu saber.


Quinta-feira
E ficavam perplexos a seu respeito.

Meditação:
Todos os que ali estavam ficavam perplexos, pois muitos não acreditavam que um simples carpinteiro da terra fosse capaz de ser detentor de tanta sabedoria.
E nós não somos também assim? Quantas vezes já duvidamos nós da palavra de Deus? E no trabalho ou na minha vida social, quantas vezes duvidei eu das capacidades duma pessoa, não lhe dando crédito, só pela sua condição social e aparência?

Oração:
Senhor, peço-Te que não me deixes cair no facilitismo de julgar os outros pela sua aparência, sendo mais justa e compassiva com os que me rodeiam

Acção:
Hoje vou dar uma oportunidade àquele colega de escola/ trabalho que eu normalmente não oiço, deixando-me surpreender com uma boa ideia ou sugestão que ele possa fazer.

Sexta-feira
Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa.” E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.

Meditação:
O cristão é aquele que imita Cristo. O problema é que podemos saber esta frase de cor, mas será que a pomos em prática? Quando somos desprezados ou maltratados, fazemos o mesmo à pessoa que nos magoou ou seguimos em frente e esquecemos o sucedido? Nos dias de hoje parece que a primeira hipótese é a mais comum… Se o meu vizinho fala mal de mim, então eu falo mal dele também.
Muitas vezes a nossa vida gira em torno dos outros, do que os outros fazem, dizem… Será que nos lembramos de imitar Cristo quando nos maltratam ou falam mal de nós? 

Oração:
Neste dia, ajuda-me a seguir o Teu caminho. Ajuda-me a amar o outro apesar de me ter feito mal. Tal como Tu fizeste quando Te mataram na cruz. Ajuda-me, Senhor.

Acção:
Hoje vou estar atento aos sinais que Deus me dá através das outras pessoas. Escutar e ver com atenção as acções dos outros.

Sábado
Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.

Meditação:
Somos Cristãos e dizemos que o somos com orgulho. Mas sê-lo realmente é muito mais do que dizer, é acreditar, é ter fé em Deus e nos Seus ensinamentos. Pois se acreditarmos realmente, veremos que o caminho para a felicidade passa pela sabedoria que Jesus deu a conhecer aos homens, quando os ensinava.
Muitas vezes o que nos torna pessoas infelizes é o não acreditar verdadeiramente que seremos felizes com estes ensinamentos, é esta a falta de fé com que Jesus ficava admirado quando transmitia a Sua sabedoria.
Mas há algo inquestionável: Jesus vai sempre transmitir-nos a Sua sabedoria, independentemente de esta ser aceite por nós, ou não. Ele nunca vai desistir de nós e de nos mostrar o caminho para a felicidade.

Oração:
Jesus, quero ouvir-Te quando me ensinas a forma de ser feliz, acreditando que junto a Ti tudo será possível.

Acção:
Hoje vou escutar algum amigo ou familiar que precise de ajuda, dando-lhe o meu apoio, tal como Jesus faria.