domingo, 29 de julho de 2012

Jo 6, 1-15 - "Distribuiu-os e comeram quanto quiseram"

Jesus hoje vem dar-nos um dos ensinamentos mais fáceis de seguir e, possivelmente, um dos que é mais esquecido por nós nos dias de hoje - a partilha.
Partilhamos com os nossos irmãos? E partilhamos as coisas boas? Ou apenas tentamos partilhar (ou "descarregar") as coisas más?
Seremos nós capazes de , nos dias de hoje, através de gestos e acções, fazer o milagre da multiplicação?


Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, ou de Tiberíades. Seguia-O numerosa multidão, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes. Jesus subiu a um monte e sentou-Se aí com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

Meditação:
A multidão segue Jesus em vez de se preocupar com a Páscoa que se avizinha -  é um sinal dos que começam a acreditar
Jesus esforça-se por manifestar a Sua condição de Filho de Deus, no entanto é seguido por vários motivos e principalmente pelos milagres que realizava em favor dos doentes.
Também sigo Jesus? Onde O procuro? O que quero encontrar?

Oração:
Jesus, ajuda-me a perceber que o maior milagre é ser amada por Ti!

Acção:
Hoje vou amar o próximo como Jesus me ama.


Terça-feira
Erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?». Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer. Respondeu-Lhe Filipe: «Duzentos denários de pão não chegam para dar um bocadinho a cada um».

Meditação:
Jesus, ao ver a multidão que O segue, e percebendo as suas necessidades, questiona os seus discípulos sobre a forma de saciar a sua fome. Jesus, apesar de saber o que fazer, experimenta os discípulos e sobretudo a falta de fé.
O que considero mais importante na minha vida? Seguir Jesus? Confio em Jesus?

Oração:
Jesus, ajuda-me a ser como esta multidão que começou a acreditar em Ti, a confiar em Ti.

Acção:
Hoje vou rezar a Jesus para que a minha fé aumente a cada dia que passa.


Quarta-feira
Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro: «Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?». Jesus respondeu: «Mandai-os sentar». Havia muita erva naquele lugar e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil.

André apresenta um caminho para resolver o problema, mas logo se apresenta um obstáculo. Para Jesus não há impossíveis, e por isso manda sentar a multidão.

Meditação:
O texto apresenta-nos André, como irmão de Pedro, por isso, seria alguém muito próximo e nesse sentido que conhecia bem Jesus. No entanto, parece que não o conhece totalmente, pois apesar de aparentemente ter uma solução para a falta de alimento, logo apresenta um problema: "que é isso para tanta gente?".
Em André podemos ver cada um de nós, pois queremos encontrar um caminho, uma solução para os nossos problemas, mas logo vemos o reverso da medalha e assim baixamos os braços, e tudo continua na mesma.
Para Jesus as coisas são diferentes, é um homem de fé e por isso, não vê problemas, mas sim soluções.
Perante um problema, como reajo? Ânimo? Esperança? Fé? Ou pelo contrário…?

Oração:
Senhor Jesus, neste dia peço-Te que me ajudes a crescer na esperança, para poder ser sinal de Ti neste mundo, tantas vezes triste e angustiado.
Concede-me o dom a esperança.

Acção:
Hoje, quando me acontecer algo, vou parar e tentar ver a parte positiva e a solução. E se me for difícil, peço, em oração, a ajuda necessária a Deus.

Quinta-feira
Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; e comeram quanto quiseram. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos discípulos: «Recolhei os bocados que sobraram, para que nada se perca».

Meditação:
Jesus aceita os pães e os peixes e, apesar da falta de fé dos seus discípulos, com os pães e os peixes realiza os mesmos gestos que fará com o pão e o vinho na última ceia, em tempo de Pascoa: abençoa-os e, dando graças, distribui-os.
Estes gestos são realizados em cada Eucaristia. Jesus faz o milagre de saciar a fome às multidões.

Oração:
Ajuda-me Senhor em tudo o que fizer, nas pequenas e nas grandes coisas, procurando fazer sempre a Tua vontade e que a luz do Espírito Santo esteja sempre presente no meu coração.

Acção:
Hoje vou seguir o exemplo de Jesus e partilhar os pães e os peixes com a multidão, fazendo assim a vontade de Deus.

Sexta-feira
Recolheram-nos e encheram doze cestos com os bocados dos cinco pães de cevada que sobraram aos que tinham comido. Quando viram o milagre que Jesus fizera, aqueles homens começaram a dizer: «Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo».

Meditação:
A multidão, perante a multiplicação dos pães e dos peixes, vê mais um milagre de Jesus e a confirmação da sua condição de profeta.
E mais uma vez a multidão não reconhece Jesus como Filho de Deus.
E eu? Reconheço Jesus como Filho de Deus? Ou apenas espero poder beneficiar dos seus milagres?

Oração:
Senhor, ajuda-me a reconhecer Jesus como Teu filho. Perdoa-me pelo meu orgulho e por muitas vezes não estar atenta aos Teus sinais. Abre o meu coração e ilumina a minha vida.

Acção:
Hoje vou viver o dia de coração aberto, disponível e oferecer palavras de esperança a quem delas precisa.


Sábado
Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-l’O para O fazerem rei, retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.

Perante um milagre tão extraordinário a reacção das pessoas é o de aplaudir e procurar aproveitar este momento Glória.

Meditação:
À luz dos critérios meramente humanos a atitude de Jesus foi cobarde e desonesta. Faz algo de tão grandioso e depois foge? Primeiro ilude as pessoas com um milagre e depois deixa-as sozinhas?
A lógica era receber os louvores e glórias, era fazer daquele momento algo de engrandecimento da Sua pessoa.
Como fazemos nós com os nossos dons? Que uso lhe damos? Para mostrar o quão bons somos?
Ou percebemos que eles só têm sentido se forem usados para o bem dos outros? Nesse sentido, nada temos a receber, pois é um dom que vem de Deus.

Oração:
Jesus, Senhor da humildade, hoje peço-Te este maravilhoso dom, que é a humildade, ara assim poder ser fiel à tua missão.
Ajuda-me a ser humilde e verdadeiro neste dia.


Acção:
Hoje vou fazer algo por alguém, sem esperar ou querer o reconhecimento, pelo contrário, caso me agradeçam vou dizer que devem agradecer a Deus.