domingo, 5 de agosto de 2012

Jo 6, 24-35 - "Quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede"

Jesus é visto pelo povo de então como alguém que "do pouco faz muito", que transforma e multiplica pães e peixe de modo a saciar a fome de toda a gente, por isso a multidão seguia-O por toda a parte, para que os alimentasse o corpo com alimento e a alma com palavras e sabedoria.
Mas a mensagem de Jesus é clara: há que trabalhar para que se possa ter a alimentação que faz falta, ou seja, há que fazer a parte que nos compete para que seja nosso o Reino dos Céus. Há que saber ser digno do pão que Jesus nos oferece para que saciemos a nossa fome!

Segunda-feira
Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?».

Meditação
Devido aos graves problemas que afligiam as populações e que colocavam em risco a sua subsistência, as descriminações sociais e raciais, as desavenças, a falta de alimentos, etc, etc… todos procuravam Jesus para que Ele lhes fornecesse os alimentos de que necessitavam e assim não tinham de se esforçar por trabalhar, por plantar, por tratar e por recolher os alimentos que lhes saciassem a fome.
Jesus, percebendo o interesse desta multidão retirou-se, sem que ninguém soubesse, para Cafarnaum, para obrigar o povo a perceber que tinha de acabar com as guerras e que não se podiam acomodar e até criar dependência.     

Oração
Que o Espírito Santo me ajude a ser sinal do amor generoso de Deus.

Acção
Esforçar-me-ei por ter um coração sensível à dor humana e aos problemas da humanidade.

Terça-feira
Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo».

Meditação
Jesus sofre com a incompreensão da multidão. Ao procurar Jesus, a multidão procurava um Deus que saciasse os seus interesses.
Se transportarmos para os nossos dias as razões pelas quais procuramos Jesus, não são muito diferentes. Pedimos emprego, pedimos cura para as nossas doenças... e não pedimos para que Ele nos ajude a procurá-Lo, a conhecê-Lo, a imitá-Lo e a pedir-Lhe que nos dê coragem de buscar o pão de cada dia.

Oração
Senhor, ajuda-me a abrir-Te o coração e a confiar-Te as minhas fraquezas.

Acção
Procurarei passar a mensagem dizendo que afinal vale a pena confiar em Deus.


Quarta-feira
Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou».

Meditação
A multiplicação dos pães é um sinal que aponta para a partilha dos bens. Normalmente quando lidamos com pessoas, ditas carenciadas, logo pensamos que necessitam de comida e nem pensamos que estas pessoas têm história, têm desejos, têm fé e também têm capacidade de escolha. O pão realmente é muito importante, mas o mais importante é fazer com que as pessoas se sintam gente.

Oração
Ilumina, Senhor, o coração de todas as pessoas para que encontrem em Ti o alimento de que te tanto precisam.

Acção
Neste dia disponibilizarei mais do meu tempo para rezar e escutar a Tua voz.

Quinta-feira
Disseram-Lhe eles: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do Céu’».

Meditação
Deus não nos pede obras. A obra que Deus nos pede é que acreditemos em quem Ele nos enviou, Seu Filho Jesus, o nosso pão da vida. O alimento que nos é oferecido, na Eucaristia, e nos fortalece a alma. Crer em Jesus é juntarmo-nos a Ele na doação aos irmãos, na partilha, é servirmos e não servirmo-nos.

Oração
Eu Te peço que me ajudes a procurar-Te cada vez mais.

Acção
Procurarei ajudar os que sofrem perseguição, injustiça, fome e falta de amor.

Sexta-feira
Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo».

Meditação
A palavra de Deus é muito clara. É Jesus, o pão da vida que dá vida ao mundo. Todos somos pecadores, todos temos as nossas fragilidades e devemos, diante desta graça acreditar que Ele é quem dá a vida ao mundo e pode resolver as nossas fragilidades.
Ele quer que O procuremos para nos deixar fortalecidos.

Oração
Pai Nosso…

Acção
Proponho-me rezar o Pai Nosso, não de “carreirinha”, mas de forma a poder chegar ao patamar de Deus.

Sábado
Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

Meditação
«Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».
É importante que estejamos preparados para receber este alimento para a alma. Para isso temos de nos esforçar por praticar os ensinamentos de Cristo de forma a evitar o pecado. É muito difícil merecer completamente receber o Corpo e Sangue de Cristo. Para que possamos ficar mais dignos é indispensável que façamos o nosso exame de consciência antes de comungar.
Ao nos encontrarmos com Jesus, o pão da vida, através da Sua Palavra, na comunhão, na partilha entre irmãos, na oração, vamos aumentando a nossa fé.

Oração
Ilumina-me, Senhor, para que eu me deixe levar pela força das Tuas palavras, de modo a aumentar a minha fé.

Acção
Procurarei, cada vez mais, aprofundar os Teus ensinamentos através do estudo da Bíblia.