domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mc 1, 29-39 - "Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças"

A principal missão de Jesus, para além da realização de curas e de outros milagres, é a revelação do Reino de Deus.
O mais importante não são os milagres, mas a revelação que Deus nos ama a todos eternamente.
Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela.

Tiago e João sentiam nos seus corações que Jesus era o Messias, aquele que salva e conforta. Por isso o procuraram para Lhe falar da sogra de Simão que estava enferma.

Meditação:
Quando estamos doentes ou fragilizados tentamos sempre procurar alguém que nos ajude. Foi o que fizeram Tiago e João, pois sabiam que Jesus tinha o poder de curar e confortar quem Dele precisava.
Jesus é o Senhor da Vida, o portador da salvação que nos liberta do pecado e nos conduz ao Reino de Deus.
Mas por vezes estamos tão “cegos” com as nossas enfermidades que caímos na tentação de não compreender este simples facto e, mais grave ainda, chegamos ao ponto de pensar que, se estamos doente, é porque Deus nos quer castigar de alguma coisa má que fizemos.
O nosso Deus não é um Deus castigador, é um Deus de AMOR que apenas quer a nossa felicidade. Será que já temos essa ideia bem presente na nossa mente?

Oração:
Meu Deus, quero viver uma vida plena de alegria, paz e felicidade, com o corpo e mente sadios e um coração aberto e limpo.
Quero ter consciência dos meus erros, pois eles só me causam males e formam barreiras que impedem a Acção do Teu Espírito em mim.
Ajuda-me, Senhor, a transformar o meu coração.

Acção:
Vou colocar a minha vida nas mãos de Cristo como se fosse barro nas mãos de um oleiro, pois só Ele me poderá “moldar” de acordo com o Seu projecto.


Terça-feira
Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta.

Meditação:
Os acontecimentos da sinagoga já eram do conhecimento geral e todo o povo estava curioso e ansioso. O que aconteceu na casa de Simão foi  um momento  de confirmação da força do bem, dentro de Jesus.
Naturalmente que a espera do por do sol foi decerto angustiante, mas reforçou a fé e a esperança naquele Homem que a multidão seguia.

Oração:
Louvo-te Senhor por toda a Tua vida. Pelos Teus ensinamentos, pelos Teus milagres, pelos alegrias e pelo dom da vida de cada um de nós.
Peço –Te  perdão por não ser aquele Teu irmão perfeito e exemplar. Ajuda-me a progredir na fé, na esperança e na caridade.

Acção:
Que na minha vida se note que sou um leigo assumido e comprometido.

Quarta-feira
Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era.

Meditação:
Jesus é omnipotente, nada é impossível para Ele!
O seu poder divino é invencível. O nosso Pai tem uma força divinal que possibilita afastar todos os malefícios que prejudicam a felicidade dos Seus filhos. 

Oração:
Senhor, quantos homens e mulheres neste mundo, ao adoecerem, perdem a fé?
Jesus, acompanha todos os doentes, mostrando-lhes a Tua omnipotência, manifesta-Te a todos aqueles que precisam e Te procuram.  

Acção:
Hoje peço a Deus que ajude todos os doentes, nomeadamente os doentes meus conhecidos.



Quinta-feira
De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar.

Jesus gostava de estar no meio de quem precisava dele, gostava de estar junto dos fracos, oprimidos e doentes. Mas, no entanto, sentia necessidade de se isolar para orar, pois só assim conseguia estar em profunda intimidade com o Pai.

Meditação:
Hoje em dia ainda há quem tenha a ideia “Não preciso rezar todos os dias, Deus sabe que eu acredito Nele”…
É verdade… Deus sabe… Deus sabe sempre tudo e conhece perfeitamente cada uma das ovelhas do Seu rebanho. Mas a oração deve ser a “peça” principal do “motor da vida” do cristão.
É curioso ver que Jesus se isola num sítio calmo para orar. A oração requer silêncio e concentração, para conseguirmos escutar o que Deus nos quer dizer.
Mas se nós nem dentro da própria igreja, antes durante ou depois da eucaristia, conseguimos estar em silêncio… como é que podemos escutar o que Deus nos quer transmitir???

Oração:
Senhor, peço-Te perdão por todas as vezes em que não estive em silêncio durante a eucaristia, distraindo-me a mim e quem estava ao meu lado.
Peço-Te perdão por todas as vezes em que não estive atenta às palavras do sacerdote, pois é através dele que Tu nos transmites a Tua mensagem.
Aceita Senhor o meu pedido de desculpas e ajuda-me a ser melhor daqui em diante.

Acção:
Esta semana vou estar em profundo silêncio durante a eucaristia, para melhor absorver a Palavra de Deus no meu coração.
Não falarei até ter saído da igreja… irei verificar que consegui compreender muito melhor a Palavra de Deus.


Sexta-feira
Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram».

Meditação:
Dantes como hoje as pessoas precisam de se agarrar ao elemento  mais  forte, neste caso Jesus.
Quantos de nós não gostaríamos de ter tido o privilégio de contemporizar com Jesus? Não há dúvida de que a fé move as pessoas.

Oração:
Também eu, tal como Simão e os seus companheiros, procuro Jesus que me parece distante. Faz Senhor que eu encontre o caminho que me leve até Jesus para com Ele aprender a ser um irmão fiel e comprometido.

Acção:
Vou ser caridosa e olhar os outros com carinho.


Sábado
Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

Meditação:
O objectivo de Jesus é pregar, dar a conhecer a todo o povo o Amor de Deus.
O cristão encontra em Deus a resposta e a solução para viver o seu dia-a-dia.

Oração:
Jesus, agradeço-te por todos os momentos difíceis que passei em que Tu me acompanhaste.

Acção:
Agradecer a presença de Deus na minha vida ao longo de todo o dia.