quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO DA CRUZ - 26 DE FEVEREIRO - VILA DO BISPO

Estamos reunidos para rezar a Jesus, diante da sua Cruz.
A cruz é um dos símbolos mais usados pelos cristãos, e não só, há muitas pessoas que usam a cruz e não sabem o seu significado.
Hoje iremos procurar, através da oração, aprender um pouco mais sobre Jesus e a sua Cruz.
A Cruz foi para durante muito tempo sinal de sofrimento e dor, mas com Jesus ganha um novo significado: demonstração do amor de Deus para com os seu Filhos.
Para podermos melhor rezar vamos fazer um pouco de silêncio, para abrir a mente e o coração àquilo que Jesus nos quer dizer hoje.
Oração Inicial:
Senhor Crucificado, estamos hoje aqui, junto da Tua Cruz para Te dizer que acreditamos no Teu amor, e que queremos aprender contigo o caminho da felicidade.
Ajuda-nos a que nunca Te abandonemos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: (Mt 27, 24-26)

Do Evangelho de São Mateus
Pilatos, vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: «Estou inocente deste sangue. Isso é convosco.» E todo o povo respondeu: «Que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos!» Então, soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de o mandar flagelar, entregou-o para ser crucificado.

Meditação 
É mais fácil colocar as culpas nos outros do que assumir a nossa responsabilidade.
Pilatos no seu intimo sabia que Jesus não era mau ou ladrão, mas pensou mais em si do que no Outro. Não quis perder a popularidade, nem a importância de mandar. Preferiu seguir o caminho mais fácil, lavar as mão e entregar Jesus à morte. Esta pequena passagem demonstra ainda como Pilatos quer mais agradar à multidão, do que a sua própria consciência.
E nós?
Quantas vezes preferimos o comodismo e o facilitismo?
Também nós somos Pilatos, quando não defendemos a verdade. Quando vemos alguém ser condenado injustamente.
Quantas vezes vemos coisas que não nos agradam, mas para ficar bem com este ou aquele, calamo-nos? Optamos pelo silêncio, que também é pecado.
Pilatos é tão culpado na morte de Jesus, como aqueles que o mataram. Também nós muitas vezes matamos Jesus na nossa vida, e parece que nem estamos conscientes dessa realidade.
Hoje e amanhã vou procurar defender a verdade e os mais fracos, não aqueles que estão à minha volta e que quero agradar.

Oração 
Senhor Jesus,
diante a cruz, sinto a pequenez de quem não te ama totalmente.
Senhor Jesus,
pela cruz, mostraste o quanto nos amas,
ajuda-nos a não fugir da cruz de cada dia.
Senhor Jesus,
ao olhar para a Tua cruz
queremos dizer que acreditamos em Ti e no Teu amor.
Senhor Jesus,
apesar do sofrimento,
sabemos que foi o amor que Te levou a este gesto de entrega,
ajuda-nos a sermos fortes na entrega e no amor.
Obrigado Jesus Crucificado!

Agradecimento a Nossa Senhora 
Junto à Cruz estavam aqueles que nunca duvidaram do amor de Deus para consigo e toda a humanidade. Destaca-se Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que apesar do sofrimento de mãe, tinha a esperança de discípula.
Queremos agradecer-te, Maria, pelo exemplo de fidelidade que és para nós, pois mostra-nos o caminho mais difícil, mas também o mais importante: o do amor.
Intercede por todos nós para que saibamos acolher os sofrimentos da vida com esperança e confiança.
Intercede pelas nossas comunidade paroquiais, para que vejam em ti um modelo de alegria a imitar.
Intercede pelos jovens da nossa Diocese do Algarve, para que seguindo o Teu filho, procurem sempre amar e não ser amados.
Senhora do Sim, ajuda-nos a dizer SIM.

Oração Final:
Pai, que tudo vês e tudo podes, no fim desta tarde, todos nós aqui reunidos no teu amor, queremos pedir que olhes por todos aqueles que são “mortos” injustamente, que não têm quem os defenda.
Ajuda-nos a sermos verdadeiros connosco próprios.
Ajuda aqueles que têm a missão de julgar, que o fazerem sempre com verdade e justiça.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.