quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO DA CRUZ - 27 DE FEVEREIRO - VILA DO BISPO

Estamos reunidos para rezar a Jesus, diante da sua Cruz.
A cruz é um dos símbolos mais usados pelos cristãos, e não só, há muitas pessoas que usam a cruz e não sabem o seu significado.
Hoje iremos procurar, através da oração, aprender um pouco mais sobre Jesus e a sua Cruz.
A Cruz foi para durante muito tempo sinal de sofrimento e dor, mas com Jesus ganha um novo significado: demonstração do amor de Deus para com os seu Filhos.
Para podermos melhor rezar vamos fazer um pouco de silêncio, para abrir a mente e o coração àquilo que Jesus nos quer dizer hoje.
Oração Inicial:
Senhor Jesus Crucificado, neste dia, queremos começar esta nossa oração pedindo por cada um de nós, que preferiu estar aqui junto da Tua cruz em vez de ficarmos no comodismo da nossa casa.
Que este momento de intimidade contigo seja, para cada um de nós motivo de alegria e felicidade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: (Lc 23, 33)

Do Evangelho de São Lucas
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-no a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.


Meditação 
A Crucificação é um dos momentos mais trágico de toda a História, pois de um forma fria e leviana, os homens, pregam na cruz um inocente, que por motivo maior é Deus.
Mas é momento de uma intensidade e de um amor extremos, Deus mostra que a vida não é apenas facilitismos, é também sofrimentos, mas que estes tem sempre um objectivo salvífico.
O Calvário é um local concreto, para mostrar que esta acção não é ficção, mas sim real. Junto a Jesus está a sua coorte: dois ladrões.
Ao olhar para esta fotografia podemos interrogar-nos: que Deus é o nosso? Que quer Ele nos dizer?
É o Deus de todos os Homens, sem excepção, particularmente dos marginalizados, daqueles que ninguém quer saber, daqueles que são apontados como maus e ladrões.
Este quadro, que Lucas pinta em poucas palavras, deve ser para nós momento de confronto interior: como sou eu cristãos?
Acredito verdadeiramente no que acabei de escutar?
Faço julgamentos pela aparência?
Discrimino as pessoas pelos seus pecados?
Façamos um momento de silêncio e procuremos encontrar motivos para deixar de ser pagãos!

Oração 
Senhor Jesus,
diante a cruz, sinto a pequenez de quem não te ama totalmente.
Senhor Jesus,
pela cruz, mostraste o quanto nos amas,
ajuda-nos a não fugir da cruz de cada dia.
Senhor Jesus,
ao olhar para a Tua cruz
queremos dizer que acreditamos em Ti e no Teu amor.
Senhor Jesus,
apesar do sofrimento,
sabemos que foi o amor que Te levou a este gesto de entrega,
ajuda-nos a sermos fortes na entrega e no amor.
Obrigado Jesus Crucificado!

Agradecimento a Nossa Senhora 
Junto à Cruz estavam aqueles que nunca duvidaram do amor de Deus para consigo e toda a humanidade. Destaca-se Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que apesar do sofrimento de mãe, tinha a esperança de discípula.
Queremos agradecer-te, Maria, pelo exemplo de fidelidade que és para nós, pois mostra-nos o caminho mais difícil, mas também o mais importante: o do amor.
Intercede por todos nós para que saibamos acolher os sofrimentos da vida com esperança e confiança.
Intercede pelas nossas comunidade paroquiais, para que vejam em ti um modelo de alegria a imitar.
Intercede pelos jovens da nossa Diocese do Algarve, para que seguindo o Teu filho, procurem sempre amar e não ser amados.
Senhora do Sim, ajuda-nos a dizer SIM.

Oração Final:
Pai, que estás neste momento a olhar para cada um de nós, pedimos-Te que por aqueles que sofrem injustiças, por aqueles que erram e que por isso são apontados e julgados, pedimos por cada um de nós, que muitas vezes preferimos julgar em vez de tentar compreender.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.