domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mc 1, 12-15 - "Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n'O"

Na passada quarta-feira, ao recebermos a imposição das cinzas, recebemos também um convite: "Arrependei-vos e acreditai no Evangelho". Estaremos nós preparados para vencer as tentações da nossa vida e aceitar este convite?
Meditemos em 3 questões importantes: Onde estou? Para onde vou? Quais os passos a dar?
Segunda-feira
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.

Meditação:
O deserto representa aqui a vida em toda a sua realidade.
A vida da sobrevivência, a vida do sacrifício, a vida do desânimo, e a vida da resistência alimentada pela fé, pelo respeito e pelo amor ao Pai, que é Deus.

Oração:
Deus Pai, cheio de misericórdia, ajuda-me a vencer com fé e com amor todos os desertos que me vão aparecendo na vida.
Sei que a vida não há rosa sem espinhos. Dá-me, meu Deus, força , amor e alegria .

Acção:
Vou tentar olhar para os “espinhos” da vida com fé, recordando-me que Deus me ama.

Terça-feira
Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás.

Meditação:
Em pleno deserto, no meio do nada, só e isolado, como deveria ser fácil o caminho do desânimo... Mas tinha com Ele a força do Pai, que decerto sabia o que estava a passar-se a cada momento da Sua vida.
Era a hora da reflexão, a preparação para a grande missão que culminaria na Páscoa. As tentações de Satanás serviam para reforçar a Sua força, tal como as “bofetadas” que sentimos levar da vida, servem para medirmos a força da nossa fé.

Oração:
Meu Deus, eu creio em Vós, mas aumentai a minha fé.
Livrai-me das tentações e, perante elas, iluminai-me para delas me afastar.

Acção:
Faz falta saber rezar. É saudável saber conversar com Deus a qualquer hora ou local. Tentemos esta vivência.

Quarta-feira
Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O.

Meditação:
No deserto a vida só poderia fazer-se com os elementos naturais do próprio meio: as plantas silvestres e os animais selvagens.
Mas Jesus não era um qualquer, era Deus feito homem, daí ter os anjos a  servi-Lo  sob a protecção do Pai.

Oração:
Bom Deus, protegei-me das tentações da vida. Coloca Senhor um dos Teus anjos a olhar e vigiar os meus passos, para que não caia em nenhum abismo sem volta.
Dai-me fé.

Acção:
Nesta semana de início da quaresma vou procurar arrepender-me de atitudes menos boas e proceder de modo correcto.

Quinta-feira
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho,

Meditação:
Depois de Jesus nos ter provado que é possível vencer as tentações que nos aparecem no caminho, e sabemos que são bastantes, no que diz respeito à vida dos cristãos , seguiu o Seu trajecto e foi anunciar a Palavra divina.

Oração:
Senhor meu Deus e meu Pai, preciso que me ajudes a saber escutar as palavras de Jesus e os Seus ensinamentos. Conto Contigo.

Acção:
Nesta primeira semana da quaresma vou rezar muito por mim e pelos que não se querem esclarecer e/ou escutar a Palavra de Jesus.

Sexta-feira
dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Meditação:
Jesus sabia qual era a Sua hora. Dizia-o na certeza de que essa era a vontade  de  Deus, e sabia também que a Sua vida estava programada para ser antecedida de um grande sofrimento a nosso favor.
Quantas vezes paramos para pensar neste acontecimento e no que ele representa para  nós?

Oração:
Preciso, meu Deus, de um bocadinho da força de Jesus, para aceitar os embates da vida com a mesma coragem e bondade com que Ele aceitou dar a Sua vida por nós.

Acção:
A oração é o melhor meio de chegar a Deus. Oremos com fervor e com fé.

Sábado
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Meditação:
É a voz de Jesus que nos é transmitida no evangelho de São Marcos.
Uma frase  tão pequenina mas que nos pede tanta responsabilidade. A todo o momento temos razões de arrependimento.
Dos pensamentos, das acções, das palavras, dos olhares, da censura… enfim, de um  viver que por vezes sai do caminho da paz, do amor e do perdão.

Oração:
Senhor, porque somos pecadores e caímos em tentação, tende piedade de nós…

Acção:
É tempo de penitência. Vou, dia a dia, fazer o exame de consciência e manifestar com os meus actos o meu arrependimento.