domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mc 2, 1-12 - "O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados"

Uma vez mais fica presente que Jesus veio para todos. Muitos de nós seremos como o paralítico do Evangelho, precisando de ajuda para chegarmos até Jesus. Outros precisarão da nossa ajuda para que os ajudemos a encontrar o caminho do Senhor. Sejamos pedras vivas na nossa Igreja, anunciando as maravilhas de Jesus por todo o lado.
Segunda-feira
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra.

Meditação
Fé significa crer em “alguém” e esse “alguém” é Deus. E aqui temos de nos interrogar: que espécie de cristãos somos nós? Temos consciência de que ser cristão é fundamentalmente aceitar e seguir Jesus?
Ser discípulo  de Jesus não é somente praticar a religião, mas sobretudo testemunhar por actos e palavras que Jesus Cristo está vivo, é amar os outros como nos amamos a nós, é querer para os outros o que procuramos para nós...

Oração
Ajuda-me, Senhor, a fortificar a minha fé.

Acção
Proponho-me neste dia aprofundar a Palavra de Deus e tomar consciência do ministério cristão.

Terça-feira
Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico.

Meditação
Entre as pessoas sofridas que viviam na cidade de Cafarnaum, cidade onde vivia Jesus, estavam também paralíticos, pessoas estas impedidas pela própria doença de se aproximar de Jesus.
Além de que havia muita gente à volta da casa onde Jesus se encontrava que impediam a entrada, mas havia, igualmente pessoas que pela sua fé descobriam formas de aproximar os doentes de Jesus.
Que seremos nós? O paralítico ou as gentes que ajudam a quem de nós necessita?

Oração
Dai-me, Senhor, o discernimento para que eu saiba distinguir o bem do mal.

Acção
Meditemos na importância da unidade na nossa comunidade e na forma de a conseguir.

Quarta-feira
Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?».

Meditação
Jesus, vendo a fé, mais das pessoas que transportavam o paralítico do que do próprio, e, apesar deste também acreditar, caso contrário não se teria deixado transportar, Jesus mostra a sua autoridade divina e perdoa-lhe os pecados e os males da alma.

Oração
Perdoa-me Senhor por todas as vezes que Te ofereço resistência.

Acção
Que o meu arrependimento se transforme em louvor e acção de graças para que também eu possa dizer “Jamais vi coisa parecida”.

Quinta-feira
Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’?

Meditação
Alguns dos presentes duvidavam do que estavam a ver e a ouvir e interrogavam-se: ” Quem é este para perdoar os pecados?”
E Jesus não responde, mas demonstra pelos factos que tinha sobre a terra o poder de Deus.
Nós somos aquele paralítico quando nos confessamos e recebemos o perdão de Deus, mas é necessário que o façamos de coração aberto.
Mais do que as palavras valem as nossas acções.

Oração
Ajuda-me, Senhor, a ter o Teu jeito de olhar os meus irmãos.

Acção
Conto com a Tua ajuda para poder ser capaz de mostrar nos meus sentimentos e nas minhas atitudes a Tua presença.

Sexta-feira
Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’».

Meditação
O amor misericordioso pelos pecadores é uma das características de Jesus. Muitos se escandalizavam por Jesus perdoar os pecados, mas Jesus insiste: “Pois bem, para que saibas que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados, ordeno-te: “levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa”

Oração
Deus, Pai de toda a humanidade faz de nós anunciadores e praticantes do bem.

Acção
Nas minhas acções demonstrarei que o perdão conduz à paz e a paz ao amor.

Sábado
O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».

Meditação
Ser discípulo de Cristo não é somente praticar a religião mas também e ao mesmo tempo viver o Evangelho. Viver o Evangelho é testemunhar por actos e palavras que Jesus Cristo está vivo e que Ele transforma a vida de todos nós.
É amar os outros como nos amamos a nós próprios e querer para eles o que queremos para nós próprios e para as nossas famílias. 

Oração
Vamos rezar o Pai-nosso:
Pai-Nosso, que estais no Céu;
santificado seja o Vosso nome;
venha a nós o Vosso reino;
seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amén.

Acção
Procurarei, com a Tua ajuda e à luz do Evangelho, ser Teu discípulo.