quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO DA CRUZ - 29 DE FEVEREIRO - RAPOSEIRA

Estamos reunidos para rezar a Jesus, diante da sua Cruz.
A cruz é um dos símbolos mais usados pelos cristãos, e não só, há muitas pessoas que usam a cruz e não sabem o seu significado.
Hoje iremos procurar, através da oração, aprender um pouco mais sobre Jesus e a sua Cruz.
A Cruz foi para durante muito tempo sinal de sofrimento e dor, mas com Jesus ganha um novo significado: demonstração do amor de Deus para com os seu Filhos.
Para podermos melhor rezar vamos fazer um pouco de silêncio, para abrir a mente e o coração àquilo que Jesus nos quer dizer hoje.
Oração Inicial:
Senhor Jesus Crucificado, a Cruz é sinal de fracasso, para a maioria, mas para Ti é sinal de amor, sinal de quem não olha às aparências, mas sim ao fundamental.
Neste dia, ajuda-nos a descobrir como podemos nós encontrar razões para ter esperança, apesar das desgraças.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: (Mt 27, 35-36)

Do Evangelho de São Mateus
Depois de o terem crucificado, repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte. Ficaram ali sentados a guardá-lo.

Meditação 
Jesus fica despojado de tudo, até da roupa, do essencial para viver.
A crueldade daqueles que o guardam é tal que não têm qualquer respeito pelo homem, Jesus.
O medo de Jesus é tal que merece que os guardas fiquem ali, junto dele, para se certificarem que Ele morre.
Quantas vezes nós “roubamos” a roupa de Jesus, que não acolhemos ou não ajudamos aqueles que necessitam.
Eu respeito Jesus ou tenho medo Dele? O respeito faz parte de qualquer relação que procura caminhar em direcção à felicidade. O medo é sinal de cobardia e de desconfiança. O Cristão não tem medo de Deus, mas sim respeito. Respeito que se vê na relação com o outro, aquele que está ao nosso lado.
Que neste dia, acolhamos este desafio, de respeitar e ajudar aqueles que nos procuram.

Oração 
Senhor Jesus,
diante a cruz, sinto a pequenez de quem não te ama totalmente.
Senhor Jesus,
pela cruz, mostraste o quanto nos amas,
ajuda-nos a não fugir da cruz de cada dia.
Senhor Jesus,
ao olhar para a Tua cruz
queremos dizer que acreditamos em Ti e no Teu amor.
Senhor Jesus,
apesar do sofrimento,
sabemos que foi o amor que Te levou a este gesto de entrega,
ajuda-nos a sermos fortes na entrega e no amor.
Obrigado Jesus Crucificado!

Agradecimento a Nossa Senhora 
Junto à Cruz estavam aqueles que nunca duvidaram do amor de Deus para consigo e toda a humanidade. Destaca-se Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que apesar do sofrimento de mãe, tinha a esperança de discípula.
Queremos agradecer-te, Maria, pelo exemplo de fidelidade que és para nós, pois mostra-nos o caminho mais difícil, mas também o mais importante: o do amor.
Intercede por todos nós para que saibamos acolher os sofrimentos da vida com esperança e confiança.
Intercede pelas nossas comunidade paroquiais, para que vejam em ti um modelo de alegria a imitar.
Intercede pelos jovens da nossa Diocese do Algarve, para que seguindo o Teu filho, procurem sempre amar e não ser amados.
Senhora do Sim, ajuda-nos a dizer SIM.

Oração Final:
Pai nosso, que estás sempre a velar por nós, apesar de tantas vezes fugirmos ou de te negar.
Ser Cristão é aquecer e não arrefecer o outro, ajuda-nos a agasalhar aqueles que estão frios e desprotegidos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.