domingo, 29 de janeiro de 2012

Mc 1, 21-28 - "Ensinava-os como quem tem autoridade"

Jesus estava cheio do Espírito Santo, o mesmo espírito que inspirou as escrituras e, tal como tinha sido profetizado, ensinava com autoridade. Jesus conseguiu fazer o paralelismo entre a teoria da Palavra do Pai e a prática vivida no dia-a-dia.
Estaremos nós hoje preparados para fazer esse mesmo paralelismo? Basta que nos deixemos guiar pela Palavra de Deus...
Segunda-feira
Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar,

Meditação
Jesus, ao deslocar-se à sinagoga para ensinar, a sua finalidade é apresentar-se como o Messias que está no meio dos homens para nos apresentar uma proposta de salvação. Esta proposta está a ser realmente aceite por nós hoje em dia? Cada dia que passa esta proposta fica mais actual. Será que nós a conseguimos compreender e seguir?

Oração
Jesus, peço-Te perdão pela minha pouca atenção à Tua proposta, ajudai-me a conseguir ultrapassar as minhas dificuldades em cumprir os Teus ensinamentos.

Acção
Hoje vou tentar seguir a proposta de Jesus, dando-me mais aos outros, sendo mais humilde e mostrar aos outros que sou feliz ao seguir a proposta apresentada por Ele.


Terça – Feira
Todos se maravilhavam com a Sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas.

Meditação
Os judeus iam todos os sábados à Sinagoga ouvir a palavra que lhes era lida e explicada pelos doutores da lei. Ficavam encantados com a maneira clara e natural como Jesus falava. Jesus falava o que lhe ia na mente, com a certeza das palavras enquanto os escribas se limitavam a repetir as lições tiradas da lei oral de Moisés.

Oração
Bom Jesus, no tempo actual temos à nossa disposição muita escrita com os ensinamentos de Deus. Fazei com que não saia do caminho indicado por Ele. Dá fé a quem não tem e aumenta a dos que já crêem em Vós.

Acção
É tempo de sermos corajosos nos nossos actos de cristãos. Façamo-lo com firmeza e de cara alegre. Alegria transmite alegria.


Quarta-feira
Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: “Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus”.

Meditação
Quantas vezes nós, por puro egoísmo, já fizemos algo parecido ao que fez o espírito impuro? Em vez de acolhermos Jesus de braços abertos, na sua missão libertadora de salvação, o que fazemos? Olhamos para o lado, distraímo-nos com coisas que julgamos mais interessantes para nós e, tal como o espírito impuro, gritamos bem alto “Que tens Tu a ver connosco?”…

Oração
Meu bom Jesus, ajudai-me a conseguir força e coragem, para que eu não caia na tentação de me esquecer de acolher a Tua palavra sempre de braços abertos e ajudai-me a reerguer com mais força, sempre que as minhas fraquezas na Tua fé ocorrem.

Acção
Hoje vou procurar não esquecer a palavra de Deus e mostrar aos outros como sou feliz, seguindo-a.

Quinta-Feira
Jesus repreendeu -o, dizendo: ”Cala-te e sai desse homem.” O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito  e  saíu  dele.

Meditação
Olhemos e admiremos a atitude de Jesus perante a situação algo desesperante daquele homem.
Enquanto Jesus ordena ao espírito mau que saia daquele corpo, o demónio sacode-o e grita. Jesus alivia, porque é amor. O diabo maltrata para mostrar força.

Oração
Jesus, não me deixes nunca sem a tua mão protectora. Afasta de mim, Bom Jesus, qualquer espécie de tentação. Que as minhas acções nunca sejam motivo para que o mal se aproxime de mim.

Acção
A oração é o melhor caminho para que os maus espíritos não nos venham visitar. Rezemos em qualquer situação e local.

Sexta-feira
Ficaram todos tão admirados, que perguntaram uns aos outros: “Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!”

Meditação
Jesus, com a sua bondade e simplicidade, mas com firmeza, mostra na sinagoga qual a sua missão: marca a diferença, demonstra que vem para libertar os homens de todos os males, e fá-lo com tanta humildade que todos ficam admirados.

Oração
Meu Deus ajuda-me a ter coragem para que consiga seguir o caminho que Jesus nos ensinou, afastando-me dos “demónios” que me tentam todos os dias da minha vida.

Acção
Vou tentar seguir os ensinamentos de Jesus, tentando mostrar aos outros o quanto sou feliz com isso.


Sábado
E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Meditação
Dois mil anos são passados e nós temos ao nosso dispor todos os relatos dos ensinamentos de Jesus. Mas por vezes a nossa ingratidão não tem limites, pois tratamos com indiferença as coisas de Deus.
Quanto de bom aprenderíamos se utilizássemos dez minutos do nosso dia a ler o grande livro, no qual toda a vida de Jesus nos é relatada!

Oração
Dá-me Senhor Deus capacidade para aprender a viver segundo a Tua lei. Dá-me sabedoria para distinguir os caminhos do amor, da paz e do perdão.

Acção
Fazer bem sem olhar a quem e sem que se tenha a preocupação de divulgar.