Na tradição cristã as mãos representam o conhecimento e o poder, sendo também consideradas um "sopro" de vida e de amor.
Ao nos deixarmos tocar por Jesus permitimos que Ele nos cure de todas as nossas enfermidades.
Segunda-feira
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me».
Meditação:
Jesus encontrava-se numa região pobre e desprezada pelos judeus, quando um leproso, vencendo a barreira da exclusão, se aproxima de Jesus e Lhe suplica que o cure.
A lepra era considerada uma maldição, não havia cura, os doentes eram abandonados e vistos como um perigo para a sociedade. Jesus cura os mais pobres e desprezados daquela época.
Na nossa sociedade também encontramos pessoas marginalizadas, ignoradas, rejeitadas, humilhadas. Como agimos nós, cristãos, perante esta realidade?
Acolhemos? Amamos? Ajudamos?
Oração:
Jesus ajuda-nos a ser como Tu, a acolher e a ajudar os que necessitam. Ajuda-nos a apagar os sinais da “lepra” da nossa sociedade, para que todos juntos possamos viver a alegria do Reino de Deus.
Acção:
Hoje vamos eliminar os sinais de exclusão da nossa sociedade.
Terça-feira
Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo».
Meditação:
Para Jesus tudo é possível, estendeu a Sua mão, tocou no leproso sem medo, sem repugnância e curou-o.
Este gesto simboliza o espírito libertador de Jesus, a sua presença salva e cura, até aqueles que são considerados incuráveis.
Jesus anuncia assim o Reino de Deus, curando, amando, acolhendo, dando esperança e alegria de viver.
Tentemos seguir para o exemplo de Jesus.
Oração:
Senhor, só Tu podes curar-nos, tocar o nosso coração e salvar-nos de toda a “lepra” que nele se esconde.
Tem piedade, neste mundo que se julga sem pecado, a começar por mim.
Sem Ti nada é puro e santo, ajuda-nos a ficarmos limpos.
Acção:
Hoje vou rezar a Jesus e suplicar-lhe que me livre de toda a “lepra” que vive no meu coração.
Quarta-feira
No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo.
Lepra, doença contagiante e repugnante aos olhos, deixa este homem e ele fica limpo… já é outra pessoa, já goza da presença de Deus.
Meditação:
O encontro com Jesus muda qualquer pessoa. Este leproso tinha a fé de que Jesus o podia curar, é maravilhoso ler esta passagem, pois revela todo o amor de Jesus pelos homens, pois Jesus quer limpar-nos. Mas para isso há uma condição: nós querermos e crermos.
Muitas vezes só queremos, da vontade e não da fé e por isso, é impossível Jesus curar-nos, pois isso iria contra o maior bem que Deus nos deu: a Liberdade.
Como é o meu querer? Funda-se no crer?
Oração:
Jesus hoje peço-Te com fé: limpa-me.
Limpa-me...
do meu egoísmo...
do meu orgulho...
da minha sede de vingança...
das amarras deste mundo.
Limpa-me Senhor Jesus Cristo.
Acção:
Hoje vou deixar Deus limpar-me. Por isso, vou escutar aquilo que os outros têm para me dizer, com calma e paciência.
Quinta-feira
Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho».
Meditação:
Jesus adverte o leproso para que não diga a ninguém que o curou, mas que se apresentasse ao sacerdote para cumprir as práticas da lei em reconhecimento do Dom recebido, tornando assim felizes os seus familiares e amigos, pois Jesus quer-nos felizes e livres do pecado.
Assim o leproso testemunha diante dos sacerdotes, que existe alguém entre eles que pode dar a vida, contribuindo para adoração a Deus.
Oração:
Senhor, ajuda-nos a ser Tuas testemunhas, a divulgar a Tua cura e o Teu amor por todos nós.
Senhor ajuda-nos a todos os dias a aumentarmos a nossa fé, só assim ficaremos livres do pecado.
Acção:
Hoje vou pedir a Jesus que me ajude a ser feliz e livre do pecado.
Sexta-feira
Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade.
Meditação:
O leproso logo que partiu começou a apregoar o que acontecera, tamanha era a sua alegria… Como podia calar tão grande felicidade?
A sua fé em Jesus salvara-o da doença e do pecado, a boa nova tinha de ser anunciada, não podia ficar calado e assim Jesus fica mais conhecido e todos o procuram.
Oração:
Senhor, ajuda-me a que a minha boca não se canse de falar de Ti e a proclamar a Tua misericórdia, a divulgar as Tuas obras e o Teu perdão.
Que o Teu Reino seja anunciado em toda a parte, para que a “lepra” desapareça do mundo.
Acção:
Hoje vamos dar testemunho de Deus àqueles que nos rodeiam e que desconhecem as suas maravilhas.
Sábado
Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.
Podemos ver neste pequeno versículo como Jesus era procurado por aquilo que ele dizia e fazia. Jesus não precisa de cenários ou publicidade, a seu modo de viver era o suficiente.
Meditação:
Jesus ficava fora, isto é, não se envolvia com as realidades do mundo, centrava a Sua vida no central: a pessoa. Estava no deserto, local isolado e onde se vive do e com o essencial. No entanto, vinham pessoas de todas as partes, pois andavam famintas de amor, pois é isso que Jesus dá.
Nós vivemos dias complicados, por várias razões, talvez nos falte o deserto, pois andamos demasiado envolvidos com o mundo.
Como é que eu acolho aqueles que me procuram? Com sete pedras na mão? Sou paciente e bom ouvinte? Sou capaz de fazer silêncio?
Oração:
Hoje é Sábado, dia que antecede o nosso encontro semanal em comunidade, quero pedir-Te, Jesus, que me ajudes a encontrar momentos de deserto neste meu dia, para poder ajudar aqueles que me procuram, pois só assim poderei imitar-Te verdadeiramente.
Acção:
Vou tirar um ou mais momentos (5 minutos no mínimo) para fazer deserto.
Neste tempo não vou fazer ou dizer nada. Só escutar o que Deus me quer dizer