domingo, 30 de outubro de 2011

Mt 23, 1-12 - "Dizem e não fazem"

Os fariseus são o exemplo claro do ditado popular "Faz o que eu digo e não faças o que eu faço".
É muito fácil dizer aos outros como devem proceder, mas por vezes não temos moralidade para o fazer, pois as nossas acções são contraditórias com o que a nossa boca declama.
Se queremos servir Deus e imitar Cristo devemos testemunhar fielmente, com a nossa vida, as palavras que saem da nossa boca.
SEGUNDA-FEIRA
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem.

Meditação:
Ao ler o Evangelho de hoje vem-nos à memória o ditado popular “Faz o que eu digo, mas não faças o que eu fizer”. O Senhor lembra-nos que devemos apreciar alguém, não pelas suas belas palavras e seus comportamentos, mas pelo que é realmente, pelas suas ações e que todos devemos ser julgados pelos frutos que produzimos.
È muito fácil dizer aos outros o que fazer e de que forma fazer e até mesmo corrigi-los e entretanto não nos corrigimos a nós próprios e dar testemunho do que falamos, nem pensar.

Oração:
Ajuda-me, Senhor Jesus a saber distinguir tudo o que os Mestres dizem, para melhor Te servir.

Acção:
Procurarei ser testemunha fiel das minhas palavras, para que as pessoas que comigo privam se reflictam no meu modo de agir. 

TERÇA-FEIRA
Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover.

Meditação:
Jesus alerta-nos para a hipocrisia dos fariseus e escribas que, apesar de saberem muito de Leis, só olhavam para o seu umbigo. Falavam uma coisa e praticavam outra. Eram arrogantes, orgulhosos, humilhavam e não tinham misericórdia do povo.

Oração:
Peço-te Senhor que não deixes que a hipocrisia faça parte da minha vida.

Acção:
Hoje, de um modo especial procurarei ser coerente, justo(a) e verdadeiro(a). 

QUARTA-FEIRA
Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam os filactérios e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’.

Meditação:
Jesus critica os fariseus e os escribas, homens muito sabedores e responsáveis pelo ensino das Escrituras e da Lei, impunham medidas muito pesadas aos outros e fingiam ser bons cumpridores da Lei. Para tal metiam algumas palavras essenciais dessa mesma Lei em pequenos estojos que colocavam no braço esquerdo ou na fronte, as chamadas “filactérias”, alargavam as pontas dos mantos e colocavam-nas aos ombros para fazer oração.
Quando servimos a Deus devemos dar testemunho fiel de nossas palavras, pois a nossa atitude vale muito mais que muitas palavras.

Oração:
Ilumina-me, Senhor, para que eu cumpra sempre a Tua palavra.

Acção:
Vou por em prática o provérbio “fazer bem sem olhar a quem”.


QUINTA-FEIRA
Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos.

Meditação:
Jesus é a maior revelação de Deus aos homens. Jesus não é da categoria dos “Mestres” que dizem e não fazem. Jesus não disse aos discípulos para fazerem algo que Ele não tivesse feito, ao contrário dos fariseus que se mostraram muito santinhos perante o público e incapazes de praticar o que ensinavam.
Jesus apela-nos à humildade, à honestidade, à justiça e à misericórdia. Recordemos o exemplo de humildade dado por Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos.

Oração:
Senhor faz com que eu seja Teu/Tua imitador(a), seja modesto(a), humilde e nunca esqueça a minha condição de cristão.

Acção:
Procurarei, neste dia, servir e não ser servida.

 
SEXTA-FEIRA
Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias.

Meditação:
Jesus diz-nos que devemos olhar para Deus como o nosso Pai Celeste e que no reino de Deus, a grandeza encontra-se no serviço humilde. Devemos apreciar alguém, não tal como ele se propõe pelas suas palavras, mas pelo que ele é realmente, pelos seus actos.
Não é nas belas palavras que consistem as boas obras, mas todos devemos ser julgados pelos frutos que produzimos. Um serviço que se limite a boas palavras não basta para se obter o Reino dos Céus.
Temos de dar algo de nós mesmos: evitar o mal e obedecer de todo o coração aos preceitos divinos.

Oração:
Contagia-me, Senhor, com o Teu amor e a Tua alegria para que eu possa contagiar os outros.

Acção:
Esforçar-me-ei por praticar os Teus ensinamentos e cumprir os Teus preceitos.

SÁBADO
Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Meditação:
Hoje, Jesus fala para cada um de nós e diz-nos que vê tudo, que sabe tudo e que não devemos estar à espera de recompensas, mas que devemos entregar a Deus todos os nossos actos, principalmente actos de AMOR e, aí sim, Ele nos recompensará.
Também devemos ter consciência que a nossa maior recompensa é servir o nosso irmão e sobretudo em silêncio.

Oração:
Que o Senhor me dê a graça de ter um coração humilde.

Acção:
Num Mundo onde tudo parece ser feito apenas para sermos vistos, onde os valores vão desaparecendo, onde queremos passar por cima de tudo e de todos não é fácil dar testemunho de Deus.
Dá-me forças Senhor, para que eu esteja atento(a) e não cometa os mesmos erros dos fariseus.