domingo, 23 de outubro de 2011

Mt 22, 34-40 - "Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo"

Ser cristão é viver o amor de Cristo e contribuir para a construção de um mundo melhor, valorizando-se como pessoa e preocupando-se verdadeiramente com o próximo.
Tudo isto só será possível vivendo de alma e coração o mandamento do AMOR!
Segunda-feira
Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar:

Meditação:
Jesus é interrogado por um doutor da lei sobre o maior dos mandamentos, pois eles não tinham chegado a uma conclusão.
Duvidaram e testaram a fé de Jesus Cristo.
Para Jesus, o fundamento da relação com Deus e com o próximo é o AMOR.
Um amor solidário e de entrega, que torna lei de vida as acções de um cristão.

Oração:
Senhor perdoa-me por todas as vezes que não esteve presente nas minhas acções os Teus mandamentos.

Acção:
O fundamento de Jesus deve ser a nossa preocupação diária. Amar como Cristo nos amou.

Terça-feira
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».

Meditação:
Os fariseus desafiaram Jesus quando perguntaram “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.
Que homens eram estes que ousavam desafiar Jesus? Os homens dos nossos tempos continuam a desafiar Jesus? Confiam e seguem os seus ensinamentos?
Amamos e confiamos em Deus totalmente?

Oração:
Jesus ajuda-nos a estar atentos aos Teus ensinamentos e às Tuas palavras. Guia os nossos corações para o amor, confiança e a fé em Deus.

Acção:
Vamos ouvir e acolher o que Jesus nos tem para dizer, pois só assim conheceremos o verdadeiro amor.  

Quarta-feira
Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’.

Jesus recorda que o discípulo, procura viver do amor, sendo Deus o primeiro e principal amante.

Meditação:
Perante a provocação, Jesus não foge, não responde com indelicadeza ou de forma rude. Procura enquadrar aqueles que o ouvem e muitos sem o querer ouvir de facto.
É importante esta passagem para mim/nós hoje: Amo Deus totalmente ou só às vezes e quando as coisas correm bem?
O amor é a forma que mostrar que Deus não é acessório à nossa vida, bem pelo contrário, é essencial, pois o amor é a entrega total, sem reservas e com a certeza de que Deus ama-os primeiro e muito mais.

Oração:
Senhor do Amor, peço desculpa pelas vezes que Te troquei ou me esqueci de Ti. Sei que Tu me amas e perdoas, mas ajuda-me a perceber o quão importante és para mim.
Como gostaria e quero amar-Te totalmente! Ajuda-me!

Acção:
Hoje e sempre, vou procurar recordar-me de Deus antes das refeições e mesmo no silêncio dos gestos vou agradecer-Lhe o Seu amor por mim.

 
Quinta-feira
Este é o maior e o primeiro mandamento.

Meditação:
O maior e o primeiro mandamento do Senhor fala-nos de Amor.
Amar a Deus de coração e alma, uma entrega total sem ficarmos à espera de recompensa.
Que momentos da minha vida foram uma demonstração do amor a Deus?
Temos nós entendimento dos desafios que Deus nos lança?

Oração:
Senhor, dá-me a graça de estar em sintonia com o Teu coração e amar-Te incondicionalmente.

Acção:
Hoje, com o amor de Deus, vou tentar superar antipatias e aversões, de modo a concretizar o Seu projecto.

Sexta-feira
O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.

Meditação:
Jesus disse “ Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Jesus quer dizer-nos que, motivados pelo imenso amor que temos a Deus, tenhamos também amor ao próximo, satisfação pelo seu bem-estar e felicidade.
Mas apenas quem se ama a si mesmo e cuide de si pode amar o próximo.

Oração:
Senhor, o nosso amor por Ti é infinito.
Ajuda-nos a amarmos os nossos irmãos como a nós mesmos, pois só assim alcançaremos a paz e a felicidade do Teu reino.

Acção:
Vamos hoje amar as pessoas que nos estão próximas como a nós mesmas, e sentir a felicidade desse amor. 

Sábado
Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».

A Lei e os Profetas é todo o Antigo Testamento, aquilo que Deus veio a construir com o Homem. O Antigo Testamento pode resumir-se num palavra: Amor.

Meditação:
Os mandamentos são para nós, muitas vezes, um fardo, no entanto Jesus recorda-nos que eles têm uma base comum e transversal: o Amor.
Apesar de parecer muito simples e fácil, o Amor verdadeiro é das realidades mais complexas de serem expressas e vividas. Por isso, esta passagem é um convite à mudança de vida. Vivo o amor na minha vida, na minha relação com os outros e Deus?

Oração:
Neste dia quero agradecer-Te por me amares, apesar das minhas infidelidades, pois sem Ti seria menos feliz e estaria incompleto, assim como está o Antigo Testamento sem Ti.
Obrigado pelo Teu amor!

Acção:
Hoje vou olhar para o outro com amor. Antes de ver um defeito, vou tentar descobrir uma virtude, antes de julgar vou compreender.