domingo, 9 de outubro de 2011

Mt 22, 1-14 - "Convidai para as bodas todos os que encontrardes"

Segunda-Feira

Naquele tempo Jesus dirigiu-se de novo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos e falando em parábolas, disse-lhes: «O reino dos céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para a boda, mas eles não quiseram vir.

Meditação
Mais uma parábola na qual Jesus nos apresenta a história do banquete. O banquete referir-se–á ao Reino de Deus. Os convidados não quiseram vir. Temos o banquete – Reino de Deus e os convidados seremos nós. Tal como estes convidados quantas vezes nós não aceitamos os convites que Deus nos faz?

Oração
Desculpa Senhor se por vezes não tomo atenção aos Teus convites. Afasta de nós a indiferença, abre os nossos olhos e ouvidos, para que não nos façamos desentendidos pensando que o convite é para os outros que não temos de momento disponibilidade.

Acção
Os convites de Deus para o seu banquete são muitos e de várias maneiras. Estaremos atento s(a) aos sinais para aceitar o convite.

Terça-feira 
 
Mandou ainda outros servos ordenando-lhes: «Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, vinde às bodas.» Mas eles sem fazerem caso foram um para o campo, outros para o negócio, os outros apoderam-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos.

Meditação
Nesta parte do texto e sendo uma parábola de Jesus, nós podemos ver nos servos aqueles que trabalham mais directamente com o representante de Deus na Terra, ou seja o sacerdote.
Quantos de nós não virámos a cara a um convite para qualquer actividade na nossa paróquia e por vezes ao sermos directamente confrontados com o convite, esquivamo-nos com desculpas, como o trabalho. Um compromisso ocasional e por vezes somos até desagradáveis com a insistência.

Oração
Ò meu Bom Jesus dá-me um coração bom Não deixes que eu não compareça a um convite feito para bem do Teu Reino. Que não me desculpe nunca com ninharias que mais não são que desculpas, as quais Deus sabe que não são verdadeiras. Afasta Bom Jesus tais atitudes do meu percurso de vida.

Acção
Hoje farei pelo próximo tudo o que aos meus olhos parecer útil e necessário para me poder considerar digna dos convites do Senhor


Quarta-feira
O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse então aos servos; O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes.

Meditação
Mais uma vez nos é indicado que o Reino é para todos, mas é preciso querer estar dispostos a seguir regras. A parábola diz-nos ainda que todos são bem vindos. Partindo do princípio que Jesus na parábola quando se refere à boda se refere ao Reino dos céus, poderemos interrogar-nos – Será que nós aceitaríamos o convite ou arranjaríamos outros afazeres mais urgentes?

Oração
Meu Deus, Tu que és infinitamente bom, sê bondoso connosco.
Adoça o nosso coração tantas vezes parecido a pedra dura, que olha os outros com olhos de censura e sem a doçura da bondade e do amor.

Acção
Olhar os irmãos, dispostos a ouvi-los com carinho e de coração aberto imitando Cristo.

Quinta-feira

Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados.

Meditação
Deus apesar de não ter sido aceite o seu primeiro convite para a Sua festa, não hesitou e faz um segundo convite, desta vez para todos, maus e
bons, ou seja os que já de algum modo procuravam cumprir a palavra de Deus e aqueles que O não escutavam, Deus dá sempre várias oportunidades de O ouvir-mos e de lhe seguirmos o exemplo. Para Ele ninguém é suficientemente mau para que não possa ser Seu convidado, basta para isso que tenhamos o nosso coração aberto à Sua palavra, que mudemos de atitude, praticando a partilha, a caridade, a oração, e a ajuda ao nosso próximo, nada mais simples.

Oração
Meu Deus peço-Te o meu perdão pelas muitas vezes em que fui convidado para o Teu banquete e que eu, pelo meu egoísmo, pelas minhas fraquezas e pela minha pouca fé Te não ouvi.

Acção
Vou procurar estar mais atento aos convites que Deus me faz, procurando seguir o Seu exemplo, partilhando com todos os que me rodeiam os Seus ensinamentos.

Sexta-feira

O rei, quando entrou para ver os convidados, viu um homem que não estava vestido com o traje nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial? Mas ele ficou calado. O rei disse então aos servos: “Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o às trevas exteriores, aí haverá choro e ranger de dentes”.

Meditação
Quando somos convidados por Deus para o Seu banquete, Ele não nos está a exigir que levemos as nossas melhores roupas, mas sim que vistamos interiormente o nosso traje nupcial, ou seja, o traje do amor, da partilha, da misericórdia, das boas ações e que deixemos lá fora o egoísmo, a arrogância, o orgulho, a inveja, a ganância e tantos outros, e que sobretudo estejamos de coração aberto e disponível para aceitar os seus ensinamentos. Só assim poderemos participar no Seu banquete e alcançarmos a felicidade. Ele não nos impõe nada, dá-nos a liberdade da escolha, e quantas vezes, ou quase sempre escolhemos mal. Porquê?



Oração
Meu Deus, perdoa-me pelas muitas vezes em que fui ao Teu banquete sem que antes tivesse tido o cuidado de fazer um exame de consciência e de arrependimento.

Acção
A todos os convites que Deus me faz diariamente, eu vou tentar apresentar-me com as vestes apropriadas, ou seja: as vestes do amor ao próximo, da partilha, da entreajuda, da felicidade. 

Sábado

Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.

Meditação
Deus chama sempre todos os homens e mulheres ao Seu banquete, nós é que quase sempre não queremos aceitar o seu convite, não Lhe abrimos o nosso coração com sinceridade. Preocupamo-nos demasiado com as nossas coisas importantes que temos para fazer.
Para ser escolhido teremos de responder ao convite, não apenas com palavras, mas também com atos de caridade, de amor ao próximo e de verdade.

Oração
Meu Deus ajuda-me a modificar a minha atitude para com os outros e sobretudo para contigo, para que eu possa com sinceridade abrir-Te o meu coração.

Acção
Vou procurar seguir um estilo de vida que ponha em prática os ensinamentos de Deus.