domingo, 16 de outubro de 2011

Mt 22, 15-21 - "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"

No Evangelho de hoje deparamo-nos com um grupo de pessoas que dizem uma coisa com a boca mas fazem outra na sua vida - daí serem chamados de hipócritas.
Chamam Jesus de "Mestre" mas não O seguem... dizem que admiram Jesus mas tentam a todo o custo embaraçá-Lo.
Tentaram armar uma cilada a Jesus mas, ironicamente, caíram na sua própria cilada.
Segunda-feira
Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse.

Os fariseus, pessoas que duvidavam da pessoa que era Jesus, tentaram armar-Lhe uma cilada, colocando-lhe uma pergunta que, segundo eles, não seria fácil de responder. Na opinião dos fariseus Jesus, perante a pergunta, ficaria “entre a espada e a parede”.

Meditação:
Os fariseus ainda não tinham percebido verdadeiramente que Jesus veio ao mundo para anunciar o Reino de Deus, tentaram deixá-Lo atrapalhado com uma questão que, segundo eles, seria incómoda.
Assim somos nós muitas vezes ao longo da nossa vida - sabemos de algo que efectivamente poderá incomodar o próximo e, sem pensar que podemos magoar alguém, não nos privamos de colocar questões que possam ser incómodas ou inadequadas à situação ou pessoa que connosco se encontra.

Oração:
Senhor Jesus, perdoa-me por todas as vezes que coloquei questões ou disse frases propositadamente para incomodar as outras pessoas. Perdoa-me por todas as ocasiões em que magoei o próximo. Ajuda-me a entender que, ao ofender os outros, é a Ti que Te estou a ofender.

Acção:
Esta semana vou ser mais ponderado(a) nas minhas palavras com os outros.

Terça-feira
Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas.

Meditação:
Grande verdade disseram os discípulos e os herodianos (os que apoiavam a política e governo de Herodes): Jesus era realmente sincero, verdadeiro e não se deixava influenciar por aqueles que seguiam caminhos contrários aos que Ele acreditava.
Jesus não fazia acepção de pessoas, olhava para todos de igual forma, tivessem pecados ou não, fossem ricos ou pobres, novos ou velhos, doentes ou saudáveis… porque aos olhos de Deus todos são iguais.
Porque será que, passados mais de dois mil anos sobre estes ensinamentos, ainda hoje não conseguimos seguir o exemplo de Jesus?
Porque será que nos deixamos influenciar pelos outros? Porque será que nem sempre conseguimos ser sinceros com o próximo e, por vezes, nem conseguimos ser sinceros com nós próprios? Porque fazemos acepção de pessoas, julgando-as e “rotulando-as” pelo que são, pelo seu aspecto, pela sua situação financeira, pelos seus defeitos físicos, etc?
Será que é por ainda não termos o coração completamente aberto ao que Jesus nos ensina?
Será que é por ainda termos os ouvidos fechados ao que Jesus nos quer dizer?


Oração:
Senhor Jesus, quero pedir-Te perdão por todas as vezes em que não escutei a Tua Palavra e não pratiquei tudo aquilo que escuto na Eucaristia.
Perdoa-me por todas as ocasiões em que não fui sincero com o meu semelhante e que me deixei influenciar por outras pessoas.

Acção:
No final do dia vou meditar nas seguintes questões:
“O que quer Deus de mim?”
“E o que é que eu verdadeiramente Lhe poderei dar?”
Tentarei responder a estas questões com toda a sinceridade, rezando de seguida um Pai-Nosso.


Quarta-feira
Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?».

Meditação:
Jesus viu-se num dilema, entre um mundo profano e um mundo sagrado. Se dissesse para pagar os impostos, Ele, não só ficaria impopular, porque os judeus odiavam ter que pagar impostos aos dominadores romanos mas também poderia ser retratado como sendo contra Deus, uma vez que Deus exige fidelidade absoluta.
Mas, se Jesus dissesse para não pagar, ele seria preso pelos romanos, por traição.

Oração:
Senhor, ajuda-me com a Tua sabedoria nos dilemas que me aparecerem.

Acção:
Esta semana vou confiar sempre em Deus para tomar as minhas decisões.


Quinta-feira
Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo».

Certamente haverá quem ache que Jesus usou uma expressão algo forte e ofensiva ao usar a palavra “hipócritas”. A resposta de Jesus não tem por finalidade ofender, mas sim incomodar e chamar-nos à razão.

Meditação:
Quantas vezes também nós, tal como os fariseus, somos hipócritas perante os outros e, pior ainda, perante a Palavra de Jesus?
Quantas vezes rezamos uma coisa e fazemos outra na nossa vida? Não seremos também nós hipócritas? Será que por vezes também nós não tomamos uma atitude desafiadora e desconcertante com Jesus?

Oração:
Jesus, ajuda-me a ser melhor cristão, sem hipocrisias e sem falsidades. Faz com que eu seja o “sal da terra” que dá sabor á tua Igreja. Ajuda-me a ser o “fermento” que faz levedar e crescer a Tua obra.

Acção:
Hoje, no final do meu dia, irei avaliar tudo o que fiz e perceber se fui hipócrita ou desleal com o próximo. Após a minha auto-avaliação irei rezar pedindo perdão pelas minhas atitudes menos correctas.

Sexta-feira
Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César».

Meditação:
César era o imperador romano que imperava na Terra Santa no tempo de Jesus.
Quem dirigiu a pergunta a Jesus tinha a intenção de Lhe passar uma “rasteira”, esperando que Ele caísse e aguardando com ansiedade a Sua resposta.
Mas Jesus, sendo bom, clemente e compassivo, respeitou a autonomia do imperador César - sem querer colocar-se à frente da autoridade do imperador fez ver aos que o questionavam que, sem tirar tributo a César, as prioridades devem ser sempre para Deus.
A questão que colocaram a Jesus só denuncia falta de sinceridade por parte de quem a colocou… Não seremos também nós pouco sinceros por vezes na nossa relação com Jesus?

Oração:
Jesus, ajuda-me a ser mais sincero(a) na minha relação conTigo e com os outros.
Limpa-me o espírito de pensamentos mesquinhos e da tentação de embaraçar o próximo.

Acção:
Antes de passar uma “rasteira” a alguém com perguntas/comentários incomódos e/ou desagradáveis, vou pensar o que sentiria se me fizessem o mesmo a mim.

Sábado
Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».

Meditação:
Jesus tem uma capacidade fenomenal de separar “ o trigo do joio” encontrando a harmonia.
Dar a César a sua imagem é a responsabilidade civil que um cidadão tem para com o governo.
Dar a Deus é a responsabilidade espiritual que todo o cristão deverá ter.
O Homem é um todo, como tal pode ser bom cidadão e bom cristão simultaneamente.  

Oração:
Ajuda-me, Senhor a ser um cidadão e um cristão assíduo.

Acção:
Viver incessantemente os deveres de cidadão e de cristão.