domingo, 2 de outubro de 2011

Mt 21, 33-43 - "Arrendará a vinha a outros vinhateiros"

Hoje devemos pensar que o amor de Deus pela humanidade supera toda e qualquer maldade.
Deus Pai recupera a pedra (Jesus) rejeitada pelos construtores fazendo dela pedra angular, ou seja, base de salvação para todos os povos da Terra.
Segunda – Feira
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: ”Ouvi outro parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arredou-a a uns vinhateiros e partiu para longe.”
Meditação:
Assim como Deus plantou a vinha, “plantou” um mundo para nós, criou o mundo e entregou-o a nós vinhateiros… Nós os vinhateiros tínhamos a obrigação de cuidar e estimar a vinha/mundo que nos fora entregue, pois, só assim esta conseguiria crescer em harmonia. Mas não foi isto que nós fizemos, que fracos vinhateiros nós somos!
Deus, que nos confiou o mundo, que nos deu a coisa mais preciosa que é vida, nós em contrapartida só lhe damos desprazeres. Não cuidamos do nosso mundo, pelo contrário cada vez mais deixamo-lo correr para o caminho do Abismo.

Oração:
Senhor, só no Teu amor sem medidas encontro perdão para as minhas faltas para contigo e para com o mundo.
Ajuda-me a reproduzir as Tuas acções para tornar o nosso mundo melhor.

Acção:
Durante esta semana, vou olhar para o mundo como uma oferenda que Deus nos deu para provar Seu amor por nós, pois só alguém que nos ama nos concede um lugar para habitar e o Dom da vida.

Terça-feira
Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no.
Meditação:
Será que nos dias que correm não seremos como os vinhateiros? Quando encontramos alguém mais frágil que nós, o que fazemos? Ajudamos ou ainda fazemos pior? Enquanto cristãos, devemos ser a imagem de Deus e agir segundo a Sua vontade, mas muitas das vezes metemo-nos à frente de tudo e todos, e só nós é que precisamos de ajuda e somos importantes. Cada vez mais há pessoas que esperam que nós lhe digamos um simples “bom dia” e acontece que ficam à espera durante muito tempo… São pequenas acções que fazem com que o dia mude de cor a estas pessoas mais frágeis.

Oração:
Senhor, ajuda-me a não meter-me à frente de tudo o que me rodeia. Que cada vez mais consiga olhar em meu redor e ajudar quem realmente precisa de mim, da minha atenção. Que os meus simples gestos façam com que pareça o melhor do Mundo a todos os que precisam do meu amor cristão.

Acção:
Neste dia, não vou ser como os vinhateiros: não vou espancar os outros com a minha arrogância, não vou matar com a minha falta de amor e não vou apedrejar com a minha superioridade. Vou, simplesmente, amar como Jesus amou.

Quarta Feira
Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: Respeitarão o meu filho.
Meditação:
Aqui está a prova de que Deus abomina o pecado mas ama o pecador, e só assim se percebe o porquê de Deus nos enviar o seu filho, mesmo sabendo o perigo que sofria. Tal como os vinhateiros que mataram uma vez e voltaram a matar a segunda, assim somos nós, matamos muitas vezes com palavras, com gestos, com acções… das quais nos arrependemos mas que, a maior parte das vezes, voltamos a repetir.

Oração:
Quantas vezes falhei, Senhor? Quantas vezes matei eu a alegria de um amigo meu? Quanto vezes eu Te desiludi? Só em Ti Senhor sei, que por mais que peque, no Teu colo encontrarei sempre o perdão e o amor.

Acção:
Durante esta semana vou tentar ser o rosto de Deus para os outros, tentar não pecar e perdoar aqueles que falham para comigo.

Quinta Feira
Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: “Este é o Herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança” E agarrando-o, laçaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?
Meditação:
Já naquele tempo as pessoas se deixavam seduzir pela soberba, inveja, poder… pois os tempos mudam mas os pecados são os mesmos… As pessoas mudam, vão e vêm, mas o nosso Deus é o mesmo e permanece sempre no mesmo lugar, bem, como o seu amor por nós que permanece intacto. Se nós fossemos o dono da vinha que faríamos? Que quereríamos? Justiça? Vingança? Que pagassem na mesma moeda? Pois, certamente era isso que iríamos querer e é por isso mesmo que a nossa vinha não cresce e todos os dias morre um pouco mais, porque nós os vinhateiros a destruímos, deixamo-nos levar pela máxima que o fim justifica o meio, em vez de nos guiarmos pela máxima do AMOR.

Oração:
Nada Te separará de mim Senhor, pois sei que estás sempre presente, perdoas todos com o mesmo amor, pois para ti, somos todos teus filhos e por isso merecemos de igual forma a tua compaixão e compreensão.

Acção:
Vou tentar agir mais nos meus dias como proprietário (Deus) em vez de agir da forma mais fácil que é a forma como os vinhateiros reagiram.


Sexta-feira
Eles responderam: “Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo”.
Meditação:
Deus ama-nos acima de tudo! Ele perdoa e conhece as qualidades e os defeitos de cada um de nós, mas não é isso que faz com que adore um mais do que o outro. Apesar de muitas vezes cometermos erros e magoarmos os outros com eles, Deus perdoa-nos sempre. Aos vinhateiros que cometeram vários erros, Deus também tem um lugar especial para eles como tem para nós, porque todos erramos e nos arrependemos. Há uns que se arrependem mais rapidamente, mas há outros que demoram mais algum tempo, mas Deus nunca desiste…

Oração:
Sei que cometo muitos erros e que nem sempre os admito, mas com as respostas que me dás diariamente consigo perceber que, mesmo assim, nunca deixas de me amar. Obrigado por todo o amor e compaixão que tens por mim e por me fazeres ver quando estou errado(a) e penso que sou a pessoa mais certa que existe.

Acção:
Hoje vou aprender com os meus erros e com os erros dos outros. Vou tentar estar mais atento aos sinais que Deus me dá ao longo do dia, na escola, no trabalho, em casa com a minha família... Quando souber que estou a agir mal, vou pedir perdão e rezar um Pai Nosso para mostrar que estou arrependido(a) do fundo do coração. Vou tentar mostrar aos outros a minha fé e fazê-los ver que estão errados quando cometem algum erro.

Sábado
Disse-lhes Jesus “Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos.”
Meditação:
A diferença é algo com que muitas pessoas se sentem constrangidas. Ao verem uma pessoa numa cadeira de rodas ou uma pessoa sem pernas, é algo que serve para cochichos e para pôr de parte. O que muitas vezes é esquecido é que tudo é belo para os olhos de Deus, não é por uma pessoa ter alguma deficiência que não é bem vista aos olhos de Deus. O reino de Deus é para todos, sem algum tipo de preconceito.

Oração:
Meu Deus, quero ser uma pessoa cada vez melhor e aprender cada vez mais com a Tua Palavra. Ajuda-me a aceitar quem é diferente e não criticar quem não pensa da mesma forma que eu.

Acção:
Que a diferença não seja um obstáculo para amar. Durante este dia vou aceitar quem tem algum problema e ajudá-lo com as suas dificuldades.