quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Terço - Intenção: última aparição de Nossa Senhora

Divino Espírito Santo, ilumina as nossas mentes, faz-nos entender o que vem escrito nos Livros sagrados que constituem a Bíblia, aos quais nos iremos dedicar durante os próximos dois anos.
Pedimos-te ainda que nos façais cristãos confiantes, para que saibamos entender o que se passou na Cova da Iria com os três pastorinhos.

Hoje lembramos a última aparição de Nossa Senhora aos três pastores.
No diário de Lúcia ela conta como foi lindo aquele momento e volta a pedir em nome da Virgem Maria que rezemos e que tentemos levar a nossa vida sem pecar.

1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação
Todo o povo tinha sido baptizado; tendo Jesus sido baptizado também, e estando em oração, o céu rasgou-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do Céu veio uma voz “Tu és o meu filho muito amado; em Ti pus todo o meu agrado”.
Este  texto foi escrito por São Lucas que, mais uma vez, nos mostra a vida de Jesus no meio dos homens. Como um ser humano igual a nós quis ser baptizado no meio da multidão por São João Batista.
Muitos de nós decerto não nos lembramos do dia do nosso baptismo,  mas sabemos o que significa ser baptizados. Passamos a ser membros da Igreja , irmãos de Cristo na fé, imitadores dos actos de Jesus e seguidores dos Seus conselhos através da Palavra.

Oração
Senhor Jesus, faz com que o facto de ser baptizada faça de mim um cristão com letra maiúscula, consciente dos meus deveres para com Deus e com os irmãos.


2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação
Na passagem escrita por São João é-nos relatado o primeiro milagre de  Jesus Cristo. Ele entendia que não era ainda o tempo de se manifestar, mas perante a insistência e aflição de Sua Mãe, transformou a água em vinho, evitando assim o constrangimento dos noivos perante os convidados. Indirectamente abençoou aquele matrimónio.

Oração
Senhor Jesus, hoje, dia em que se celebram 94 anos do chamado milagre de Fátima, ajuda-nos a compreender as coisas que nos vão aparecendo nesta vida e para as quais não conseguimos arranjar razões.

3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação
A mensagem do 3º mistério é sem dúvida um convite à conversão. Jesus ensina-nos a necessidade de fortalecermos a nossa fé. É preciso crer.
Acreditar e amar Jesus é o passaporte para podermos fazer parte do Reino de Deus, nosso Pai Celeste.

Oração
Meu Deus, eu creio em Ti, mas penso não ser suficiente. Tenho momentos de dúvida, de desilusão, de angústia. Preciso de ajuda para não vacilar na confiança e certeza do Teu amor .
Dá-me meu Pai um coração cheio de confiança e muita força para  aumentar a minha fé.


4º mistério
Jesus transfigura-se


Meditação
Neste mistério salientamos a intimidade de Jesus com o Pai e com os profetas do Antigo Testamento. São Marcos diz-nos que Jesus subiu ao monte com os discípulos que, perante o que viram, afastaram qualquer dúvida acerca da divindade de Jesus.
Nesta passagem bíblica temos a Santíssima Trindade, na voz do PAI, na pessoa do Filho, e na nuvem branca o ESPÍRITO SANTO.

Oração
Santíssima  Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-me  a entender as coisas divinas. Por vezes não é fácil entender os desígnios de Deus.
Divino espírito Santo, dai-me a sabedoria necessária   para  ser um bom discípulo.


5º Mistério
Instituição da Eucaristia


Meditação
Ao reunir com os apóstolos, para com eles cear pela última vez, era a hora da despedida e assim sendo Jesus partiu o pão e distribuiu-o, depois fez o mesmo com o vinho. Estava neste momento a instituir a Eucaristia, permitindo-nos,  a todos nós,  que possamos fazer o mesmo  sempre que para tal estivermos  preparados, o  que só acontece quando estivermos em paz connosco e com o nosso próximo.

Oração
Obrigada Bom Jesus por teres dado a Tua vida por nós. Faz com que tenhamos esse  gesto sempre presente nos nossos corações. Não deixes que deixemos para trás os Teus ensinamentos. Não permitais que sejamos ingratos.
Perdoa-nos Senhor pois somos pecadores.