domingo, 6 de novembro de 2011

Mt 25, 1-13 - "Aí vem o Esposo: ide ao seu encontro"

Hoje o Evangelho transmite-nos a ideia base de vigilância. Devemos estar sempre vigilantes, prudentes e atentos para a vinda do Senhor.
Sejamos prudentes... Sejamos vigilantes...
O Senhor chegará em breve... Não nos deixemos apanhar desprevenidos.
Segunda-feira
Naquele  tempo  disse  Jesus aos discípulos a seguinte parábola : «O Reino dos Céus  será comparável a dez virgens que pegaram nas suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes

Meditação:
Nesta parábola o noivo representa Deus, o Senhor do Reino dos Céus.
As virgens somos todos nós que nos dizemos cristãos, apenas porque fomos baptizados. Deus manda-nos ao seu encontro. Não sabemos se de dia, se de noite, daí o pormenor das lanternas.
Teremos nós a noção de que Deus está sempre alerta e precisará de nós a qualquer hora?

Oração:
Bom Deus, faz com que Te consigamos encontrar sempre que nos fizeres sinal. Não deixes que passemos ao lado dos Teus sinais sem dar por isso.
Dai-nos confiança e olha por nós, que tantas vezes somos cristãos distraídos.

Acção:
Os sinais que Deus coloca no nosso caminho não são por vezes muito claros. Precisamos ter atenção e seguir a luz.


Terça-feira

De facto as insensatas ao prepararem as lâmpadas não levaram azeite consigo, mas as prudentes levaram azeite em vasilhas juntamente com as lâmpadas.Como o noivo se demorara começaram todas a cabecear e adormeceram.

Meditação:
Nesta parte do texto reparamos que se salienta a prudência. Houve da parte das sensatas que tiveram o cuidado de se prevenir, pois não sabiam que tempo demoraria o noivo a chegar.
Tentemos aqui fazer a comparação das sensatas com os cristãos que seguem os valores deixados em testemunho por Jesus.
Os que estão preparados e prevenidos para o serviço do Senhor.
Os que estão atentos à justiça, prontos para responder ao chamamento.

Oração:
Nós queremos pertencer ao número dos cristãos que estão sempre alerta para Te servir Senhor.
Falta-nos por vezes a força  e a fé que nos ajuda a estar prontos.
Com a Tua ajuda chegaremos lá.
Obrigado Pai do Céu.

Acção:
Todo o serviço feito para a Igreja ou pelo próximo, se for feito por bem, é agradável a Deus.
Vou ser positivo(a) e colocar os meus préstimos ao serviço da comunidade.


Quarta-feira

A meia noite ouviu-se um grito :« Aí vem o noivo! Vão ao encontro dele.As jovens levantaram-se todas e puseram-se a preparar as candeias . Então as descuidadas disseram às cuidadosas :” Dêem-nos um pouco do vosso azeite que as nossas candeias estão a apagar-se..

Meditação:
Mais uma vez nos confronta com a sabedoria e a insensatez. A insensatez leva-nos ao descuido em relação  às coisas, sejam elas mais ou menos importantes. O descuido conduz as nossas vidas muitas vezes ao desespero, ao desânimo e ao descrédito. Quantas foram, durante as nossas vidas, as alturas em que pelo nosso desinteresse ou descuido nos sentimos vítimas  e achámos que o nosso mundo desmoronou ?

Oração:
Senhor não deixes que sejamos descuidados. Ajuda-nos a ser prevenidos e atentos ao que se passa ao nosso redor pois, como bombeiros vigilantes do Teu Reino, temos de estar alerta .

Acção:
Vamos rezar com confiança a oração que Jesus nos ensinou –PAI NOSSO…

Quinta-feira

Mas as cuidadosas responderam:” Isso não ,que depois não chega para nós e para vós.O melhor é irem ao mercado comprá-lo.

Meditação:
A sabedoria de quem se previne a seu tempo. Quem se previne para o chamamento sabe que tem que ter consigo o necessário para viver e responder a Deus quando surgir o sinal.
Para tal não será necessário mala, pois tudo temos no nosso coração puro.
Temos amor, sentido de justiça , caridade e disponibilidade, que não quer dizer vagar.

Oração:
Senhor, precisamos que aumenteis a nossa fé. Gostaríamos de saber rezar e reger a nossa vida como São Francisco.
Saber consolar, saber amar, saber apaziguar, saber perdoar… em resumo, saber ser imitadores de Cristo no nosso convívio com os outros.

Acção:
Hoje tentarei consolar alguém que esteja em desânimo.


Sexta-feira

Ora enquanto as jovens descuidadas foram ao mercado comprar o azeite ,chegou o noivo e as que estavam preparadas entraram para a sala do banquete .E fechou-se a porta.

Meditação:
Como Jesus nesta parábola sublinha, devemos ter presente o facto da necessidade de estarmos sempre prontos para ouvir a voz do Senhor.
As donzelas prevenidas entraram para o tal banquete com o noivo. Sendo isto uma parábola, temos que transpor as personagens para a vida real: as jovens representam a comunidade e o noivo simboliza Deus.
Felizes aqueles que estão prontos para responder à chamada.
E nós como estaremos sempre prevenidos ?

Oração:
Senhor nós cremos em Vós, mas aumentai a nossa fé.
Precisamos, Bom Pai, que nos ilumines com a Tua sabedoria, para que sejamos homens e mulheres sempre prontos a servir-Te, em qualquer coisa que precises, a começar pela Tua casa, que é a Igreja.
Afasta de nós a inércia e faz-nos leigos activos e colaborantes.

Acção:
Neste dia estarei especialmente atento(a) a qualquer serviço que seja útil e urgente dentro da Igreja, pensando que, qualquer  pequeno serviço feito, é sempre grande aos olhos de Deus.


Sábado

Mais tarde chegaram também as outras e gritaram:”Senhor! Abre-nos a porta! “Mas o noivo respondeu-lhes lá de dentro: Garanto-vos que não vos conheço.”
Portanto estejam sempre atentos, porque não sabem o dia nem a hora.”

Meditação:
Quantas vezes, quando tentámos remediar um erro ou solucionar algo que está mal, nos damos conta que já é tarde demais?
Quantas vezes damos por nós a pensar “Se eu tivesse tido mais atenção… se eu tivesse pensado melhor…”?
Deus não nos pede muito, pede-nos apenas que estejamos vigilantes e estar vigilante é estar atento à Palavra de Deus, fazer silêncio para escutar os passos do Senhor na Sua chegada.
Somos capazes de fazer silêncio e escutar a chegada de Deus?

Oração:
Senhor, sei que deveria estar mais atento(a) às Tuas Palavras e aos Teus ensinamentos.
Perdoa-me se por vezes me distraio com coisas mesquinhas e mundanas e nem sempre penso em Ti como devia pensar.

Acção:
Ao final do dia vou ler uma passagem bíblica à minha escolha, fazendo de seguida uns momentos de silêncio, meditando no que Deus me quer dizer.