domingo, 25 de setembro de 2011

Mt 21, 28-32 - "Arrependeu-se e foi. Os publicanos e as mulheres de má vida irão adiante de vós para o reino de Deus"

Por vezes dizemos "Sim" a Deus com a boca, mas o nosso coração está longe de cumprir a Sua vontade.
Vamos semanalmente à Igreja, mas não nos envolvemos verdadeiramente no projecto que Deus tem para nós.
Que o nosso "Sim" não seja só de fachada, que seja um "Sim" cheio de fé e confiança.
Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’.

Meditação:
E eu? Consigo ouvir Jesus sempre que Ele me pede para trabalhar ou estarei demasiado ocupada(a) com os meus compromissos…? Serei um(a) filho(a) obediente?
Estou disposto a trabalhar na “vinha” de Jesus, a colher os frutos do meu trabalho e a distribui-los pelos irmãos da minha comunidade?
Não é fácil ser trabalhador nesta “obra”, só quem é forte e tem firmeza na oração conseguirá levar o compromisso até ao final… 

Oração:
Meus Jesus, ajuda-me a saber ouvir-Te, a ser um(a) filho(a) obediente, respeitando a Tua vontade.

Acção:
No meu dia-a-dia, irei esforçar-me para ser mais obediente, humilde e estar mais atento(a) aos Teus pedidos para trabalhar.


Terça-feira
Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi.

Meditação:
Quantos de nós, não deu já esta resposta?
Quantos de nós, nem queremos escutar a pergunta, para depois, mais tarde reflectindo, nos arrependemos das nossas reacções, da nossa resposta...
Arrependermo-nos é a prova que somos capazes de confiar no Senhor.

Oração:
Sei que muitas vezes Jesus, digo não aos desafios que me propões, me nego ao Teu convite de Te servir.
Quero dar o meu testemunho como cristão e abrir o meu coração para que possa dizer sim e ser fiel à Tua Palavra.

Acção:
Hoje vou reflectir sobre algumas situações em que não dei o meu testemunho como cristão. Vou tentar dizer sim ao desafio que Deus me fizer.


Quarta-feira
 O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. 

Nesta parábola, podemos verificar como as pessoas que se arrependem realmente e reconhecem os seus erros são mais justas e coerentes no agir.

Meditação:
Nós cristãos muitas vezes dizemos uma coisa e fazemos outra …o exemplo é muito importante. Somos pais conscientes de que a catequese é muito importante na educação dos nossos filhos, mas quando eles dizem em casa que querem ir à missa no domingo …dizemos assim: “Está bem, eu vou levar-te, mas tenho mais que fazer que ficar na missa a ouvir o padre” …E as crianças pensam: “Olha, aquilo não deve ser importante para os meus pais, como é que eles querem que eu vá à catequese?” Devemos pensar muito bem nas nossas atitudes, porque os nossos filhos são muito inteligentes e têm um dom natural das crianças: espontaneidade e verdade. As crianças são levadas a pensar que, se os pais não estão ou não vão à catequese e missa, algo está mal. Dizer com a boca que “sim” e com acções que “não” -  as crianças são peritas em perceber que algo não bate certo. Pensemos nisto…

Oração:
Quando tocares os corações duros, Senhor, lembra-te: ”Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
Se um apenas se arrepender, já valeu a pena esta oração. 

Acção:
Sempre que ouvir uma criança falar vou escutá-la com muita atenção. E tentar aprender o que ela tem para me ensinar. Deus fala-nos através das crianças e quem não entender isto tem muito que aprender…


Quinta-feira
Qual dos dois fez a vontade ao pai?». Eles responderam-Lhe: «O primeiro».

Meditação:
Quantas vezes faço eu a vontade a Jesus? Será que só estou disponível para Ele quando sou eu que preciso?
Ou quando Ele me chama estou pronto ( a) para atender as suas vontades?
Quantas vezes já disse não a Jesus?
Quantas vezes me arrependi ? 

Oração:
Jesus, quantas vezes me pediste para trabalhar e eu deixei que os meus compromissos pessoais estivessem em primeiro lugar?
Ensina-me a ter um coração melhor,  a saber dizer sim ao Teu chamamento.

Acção:
A partir de agora vou estar mais atento(a) ao meu coração, para não deixar que a boca fale aquilo que o coração não sente.


Sexta-feira
Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. 

Meditação:
Muitas são as vezes que nós, cristãos, julgamos que estamos mais perto de Deus…mesmo assim, costumamos ter muitas dúvidas e colocamos questões a nós mesmos…
Reconhecer que somos pecadores, que somos fracos e que precisamos de ajuda é um acto coragem , apesar das dificuldades que sentimos, esta é a maior prova de ser cristão.
                                                                                                                
Oração:
Senhor hoje peço-Te que me mostres o caminho para o Reino dos Céus…
Com humildade te peço perdão pelas minhas falhas, reconheço que só conTigo posso ser feliz…

Acção:
Hoje vou rezar a Deus por todos aqueles que andam à deriva, para que o Senhor os acolha e os perdoe pelos seus pecados…

 
Sábado
João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele».

Pelo baptismo temos a oportunidade de sermos perdoados dos nossos pecados recebendo em nós o Espírito Santo do amor, que nos protege em todos os momentos da nossa vida, mesmo quando nos esquecemos que o temos, pela nossa pouca fé…quando caímos é Ele que devagarinho nos levanta e nós muitas vezes não o “regamos e cultivamos” e Ele quase que se desvanece. Jesus foi baptizado por João Baptista - que sei eu sobre isto?

Meditação:
Muitos baptizados não sabem o que isso significa. Porque foram baptizados pelos pais e os pais só os baptizaram para fazer uma festa…cuidado porque se não fizermos nada durante a nossa vida para alimentar a semente ela não germina. Para sermos baptizados e cristãos conscientes temos que saber o que somos e a palavra dos pais e padrinhos no dia do baptismo deveria responsabilizá-los até que os filhos tivessem poder de decisão e compreensão… Pensemos naquilo que negamos e naquilo que dissemos crer no dia do nosso baptismo ou no dos nossos filhos e/ou afilhados.

Oração:
Hoje Senhor, peço perdão por tudo o que faço de errado e por preguiça me esqueço de agradecer o Teu perdão.

Acção:
Hoje vou agradecer ao padre que me baptizou, com uma mensagem de telemóvel. Se já não estiver presente entre os vivos vou fazer dedicar-lhe um momento de oração.