domingo, 3 de março de 2013

Lc 13, 1-9 - "Se não vos arrependerdes, morrereis do mesmo modo"

Segunda-feira
Naquele tempo, vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus, juntamente com o das vítimas que imolavam.

Meditação:
Naquele tempo não existiam televisões, jornais ou internet, mas não era por isso que Jesus deixava de receber as notícias das atrocidades que Pilatos estava a cometer contra os galileus.
O povo achava que os galileus que tinham sofrido na pele a tortura e a morte eram mais pecadores do que os que tinham escapados impunes.
Jesus tratará de mostrar que não é bem assim, Ele irá demonstrar que este é um tempo de conversão e de mudança, tempo de reflexão sobre o modo de vida e de pensar de cada um.
É isso que Jesus nos pede diariamente, e mais concretamente nesta época de Quaresma.
Estamos dispostos a fazer esta reflexão?

Oração:
Jesus, ajuda-me a perceber e aceitar as minhas falhas e debilidades e dá-me força e sabedoria para ultrapassá-las.

Acção:
Não irei criticar o próximo, apontando os seus defeitos. Em vez disso, vou olhar para dentro de mim e perceber o que posso mudar para ser uma pessoa melhor.


Terça-feira
Jesus respondeu-lhes: «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo.

Meditação:
A sede de poder de Pilatos não tinha limites. Aqueles galileus estavam no local errado.
Jesus alerta-nos para a necessidade de estarmos sempre preparados, pois não sabemos o dia nem a hora em que seremos chamados.
Essa preparação passa por um exame de consciência franco e sincero das nossas atitudes e o respetivo arrependimento e propósito de emenda.

Oração:
Senhor ensina-me a viver segundo as Tuas directrizes. Que eu consiga que o balanço dos meus actos penda sempre para o lado do Bem.

Acção:
Todos os dias ao acordar vou rezar o Pai Nosso.


Quarta-feira
E aqueles dezoito homens, que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante.

Meditação:
A Quaresma é tempo de penitência, oração e conversão. Jesus hoje convida-nos ao arrependimento.
Arrepender-se significa: mudar de opinião, mudar de atitude.

Oração:
Jesus ajuda-me a reflectir sobre as minhas palavras, actos e pensamentos. Leva-me ao arrependimento daqueles que são menos correctos.

Acção:
Rezar:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha, culpa, minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.



Quinta-feira
Jesus disse então a seguinte parábola: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou.

Meditação:
De uma forma generosa e simplificada, Jesus aborda-nos com parábolas para que, sem rodeios nem dificuldades, possamos compreender o verdadeiro sentido da Sua Palavra.
Nesta parábola o homem é Jesus, que procura frutos na figueira. A figueira somos todos nós e os frutos que deveríamos brotar são as atitudes de verdadeiros cristãos.
O que vê Jesus quando nos procura? Encontra boas atitudes? Bons pensamentos? Actos de caridade?
Ou apenas somos bonzinhos e cristãos enquanto estamos na igreja a participar na eucaristia e, depois de sair da igreja, voltamos a pecar, a falar mal uns dos outros, a escarnecer dos fracos, a ignorar os necessitados?
As nossas figueiras produzem frutos de que Jesus se possa orgulhar?

Oração:
Senhor, neste tempo de Quaresma ajuda-me a praticar a caridade com quem mais precisa, abre-me os olhos para que eu veja o que a Tua Palavra me quer mostrar, abre-me os ouvidos para que eu Te oiça sempre que chamas por mim, abre-me o coração para que eu me deixe inundar com o Teu amor. Aduba a minha terra com os Teus ensinamentos, para que a minha figueira produza frutos saudáveis de que Te possas orgulhar.

Acção:
À noite rezarei o Acto de Contrição, pedindo perdão a Deus pelos momentos menos bons do meu dia.


Sexta-feira
Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’.

Meditação:
Jesus dá-nos a figueira como exemplo. A figueira somos nós. Deus pede-nos frutos que se resumem em boas acções, alegria, amor ao próximo, capacidade de perdoar, de escutar, enfim uma entrega total pela Sua causa.

Oração:
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz. Que a minha presença nesta vida dê bons frutos e eu consiga ser uma pedra viva do Teu templo.

Acção:
Hoje vou ler, na Bíblia, o capítulo 13 de São Lucas.

Sábado
Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano».

Meditação:
As árvores, para que deem, frutos requerem alguma dedicação, precisam de ser regadas, podadas, cavadas, adubadas, etc. Assim como a vida espiritual que necessita de dedicação, penitência, oração e conversão.
É importante reconhecermos a necessidade de mudar de vida, para que não sejamos árvores sem frutos a vida eterna. Para tal devemos diariamente dedicarmo-nos a ambas, às árvores e à vida espiritual, para que possamos “dar e colher os frutos na época certa”.

Oração:
Senhor, que eu não seja figueira sem frutos, ocupando espaço de existência terrena, que mereça ser cortada.

Acção:
Ajudar alguém que necessite a mudar de vida.