domingo, 24 de março de 2013

Lc 19, 28-40 - "Comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém"

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém.

Meditação
Jesus sabia ao que ia. A Sua estadia na terra estava nos últimos dias. E como estava sereno!
Como seria a nossa reacção se estivéssemos na mesma situação? Decerto estaríamos no auge do desespero…

Oração
Bom Jesus dá-nos força para encararmos com serenidade todos os problemas que a vida nos traz. Faz de nós mulheres e homens obedientes, misericordiosos e atentos aos Teus sinais,

Acção
Hoje começa a Semana Santa. Rezemos um Pai Nosso e meditemos bem no que vamos dizendo.


Terça-feira
Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou. Soltai-o e trazei-o.

Meditação
Como era grande a humildade de Jesus. Poderia ter pedido um cavalo, animal considerado nobre, mas pediu que lhe levassem um burrinho. Em todos os actos de Jesus há sempre uma mensagem. Aqui salienta-se a humildade.

Oração
Senhor que a bandeira a hastear durante esta semana e para sempre seja a bandeira da humildade. Ninguém é mais que ninguém. É nas coisas pequenas que se notam as grandes qualidades.

Acção
Desafio: Vou cumprimentar todas as pessoas que se cruzarem comigo ainda que não as conheça.


Quarta-feira
Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram: «Porque soltais o jumentinho?». Eles responderam: «O Senhor precisa dele».

Meditação
Está à vista a confiança e o sentido de obediência dos discípulos. Sem contestarem foram buscar o jumento, que encontraram no sítio indicado, responderam aos donos o que Jesus dissera e voltaram com a missão cumprida. Se fôssemos nós talvez aquela ordem nos parecesse estranha e não seria tão pronta a nossa obediência.

Oração
Senhor com estou longe de me considerar um bom cristão! Preciso de Vós. Dai-me a confiança suficiente para não duvidar.

Acção
Vou rezar três Avé Marias e oferecê-las a Nossa Senhora pedindo-lhe a Sua mão amiga para me sentir mais confiante.


Quinta-feira
Então levaram-no a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho.

Meditação
Todos estavam em grande euforia. Com eles estava Jesus. Ele ia entrar em Jerusalém como o rei dos judeus. Era hora de homenagear Jesus.

Oração
Senhor Jesus, fazei com que todo o Vosso percurso de vida e morte não caia no esquecimento no coração dos homens e mulheres que vivem na terra. Faz-nos cristãos de corpo e alma.

Acção
Com fé vou pedir perdão ao Senhor pelas muitas vezes que não O amei com toda a força da minha alma. Senhor tende piedade de nós.


Sexta-feira
Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!»..

Meditação
A multidão saudava Jesus, pelos Seus actos, pois humildemente convivia com os pobres, os doentes, os necessitados. Viam nele o Rei que os tiraria do regime de opressão e humilhação a que estavam sujeitos.

Oração
Divino Espírito Santo, ilumina a minha mente e ensina-me a compreender o que Deus me envia. Que as minhas atitudes sejam misericordiosas e cheias de compaixão para com o próximo.

Acção
Nesta Sexta-feira da Paixão vou rezar com muita fé e agradecer a Deus Pela vida e morte de Seu filho Jesus. Durante uns momentos vou recolher-me em silêncio lembrando o martírio e Morte de Cristo.


Sábado
Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras»

Meditação
Jesus reagiu da única forma possível para a ocasião. Tinha de ser assim. Tudo estava escrito no livro sagrado.
Se os discípulos não aclamassem e louvassem o Mestre, a natureza reclamaria.

Oração
Bendito seja o Senhor que deu a Sua vida por nós. Ensinai-nos Bom Deus a ter sempre presente o sacrifício de Jesus.
Ajuda-nos a ser puros de coração.

Acção
Hoje, Sábado de Aleluia, vou preparar o meu coração para ser digna do amor de Deus.