domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lc 9, 28b-36 - "Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto"



 Segunda-Feira
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente.

Meditação
Subir ao monte significava estar mais perto de Deus, era o lugar ideal para a oração, para o homem praticar a fé em Deus, prestar-Lhe homenagem. Jesus quis também mostrar aos homens o quanto era importante para Ele subir ao monte e orar ao Pai, um exemplo que também nós devemos seguir, “subir ao monte” significa fé, caridade, partilha; neste período da Páscoa, vamos arranjar um pouco mais de tempo para também nós, poder-mos “subir ao monte” e orar, sem pressa e com fé. 

Oração
Jesus, ajuda-me a ter mais fé na tua Palavra, dá-me coragem e forças para que eu consiga subir o meu monte na oração, na fé e na caridade.

Acção
Hoje vou, através da leitura da bíblia, tentar seguir o exemplo daqueles que seguiram Jesus com fé, amor e caridade.




Terça-feira
Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém

Meditação
Jesus falava com Moisés e Elias, duas referências do Antigo Testamento que nos levam a meditar na Aliança que vem de longa data cimentada nas tábuas da lei e renovada constantemente nas palavras dos profetas.

Oração
Tu que Te entregaste por nós numa morte tão trágica, aceita o nosso pedido de perdão por todas as nossas falhas, na nossa relação com o Pai, com a Tua mãe Maria Santíssima e com o nosso próximo.

Acção
Hoje vou rezar três Avé Marias pedindo a Deus que aumente a nossa fé.




Quarta-feira
Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

Meditação
Neste período da Páscoa, também nós precisamos de despertar para a fé, não para fazermos a tenda para Jesus, não é isso que Ele quer, mas sim construirmos o nosso caminho na fé, acreditando que é através da nossa fé em Deus e na oração que obtemos a salvação, foi para isso que Ele morreu na cruz.

Oração
Obrigado Jesus pela força que me dás todos os dias para que eu possa com alegria, confiança e fé viver em cada dia a Tua palavra.

Acção
Para que a minha fé se fortaleça, hoje, ao levantar e ao deitar, vou rezar o credo com calma e devoção, meditando em todas as palavras que digo.



Quinta-feira
Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem

Meditação
Deus sempre presente. A nuvem simboliza a presença de Deus a envolvê-los no seu abraço de Pai. Era chegado o momento da transfiguração. Jesus iria revelar como seriam os Seus últimos dias a salvação da humanidade passava pela Sua própria morte na cruz.

Oração
Jesus faz de mim um apóstolo sempre atento, pronto a escutar os outros, disponível para fazer o bem sem pedir nada em troca.

Acção
Hoje vou rezar e pedir a Deus que olhe pela nossa Igreja, que una os cristãos de acordo com a palavra ensinada por Jesus.



Sexta-feira
Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».

Meditação
A voz que sai da nuvem pede-nos a todos para escutarmos Jesus, escutar é muito mais que ouvir, é também seguir o Seu exemplo, é praticarmos a Sua palavra. É também dar atenção ao próximo, dar-lhe um pouco do nosso tempo, para o ouvir, quando ele precisa de ajuda, sem preconceitos ou criticas, com muito amor.

Oração
Obrigado Jesus pelo Teu sacrifício na cruz para nos salvares, ajuda-me a ter fé para suportar as dificuldades da vida.

Acção
Hoje vou, com sinceridade e amor, aceitar o pedido que saiu da nuvem, ou seja, vou escutar Jesus escutando o meu próximo que precise de desabafar das suas mágoas, das suas desilusões, da vida...



Sábado
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.

Meditação
Após tal revelação os discípulos remeteram-se ao silêncio, como quem não conseguia convencer-se do que ali se havia passado. Não podiam pensar que Jesus teria de passar por tamanho calvário por conta das nossas faltas. Era a nova aliança. A aliança de Deus com a humanidade, que nos oferecia a vida de Seu filho muito amado para nossa salvação.

Oração
Creio em Deus Pai, Filho Espírito Santo. Senhor Deus a Minha fé não é tão forte como seria necessário. Reforça o meu comportamento com atitudes de caridade e misericórdia.

Acção
Hoje ao meio dia rezarei a oração do Pai Nosso, fazendo assim uma oração comum com todos os que recebem a Lectio Divina.