domingo, 17 de março de 2013

Jo 8, 1-11 - "Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra"



Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar.

Meditação
Aproximamo-nos da hora de Jesus, a hora da Sua morte. Jesus vinha a ser seguido pelos Doutores da Lei, os fariseus e refugiava-se no Monte das Oliveiras, como era seu hábito, nos momentos difíceis, para orar.
Já na véspera, os fariseus e os escribas tinham mandado os guardas do templo prender Jesus, mas eles não se atreveram por medo à reacção do povo. Depois de rezar, Jesus regressa ao templo com os Seus ensinamentos, ensinamentos estes que denunciavam a forma de agir perversa da sociedade e por isso provocava ódios.  

Oração
Que o Espírito Santo interceda em cada um de nós e nos faça cristãos mais audazes.

Acção
Procurarei esforçar-me todos os dias, mas neste em especial, serei testemunha viva do Senhor Jesus ressuscitado.


Terça-feira
Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?».

Meditação
Os escribas e os fariseus vinham procurando uma oportunidade para incriminar Jesus de qualquer maneira. Segundo a tradição são as testemunhas, as primeiras pessoas a atirar as pedras, a denunciar ao juiz e a acabar de vez com a vítima. Jesus, nada tinha visto, logo não podia ser testemunha.
Apesar da distância, as coisas, hoje não são muito diferentes. Recriemos a situação: Homens envenenados pelo ódio, de pedras nas mãos, com uma pedra enorme colocada sob o peito em vez de um coração e uma mulher humilhada, indefesa, aterrorizada, certamente. Onde está o homem? A mulher pecou só? 

Oração
Ajuda-nos Senhor a livrar do mal que muitas vezes é calúnia, que difama e magoa.

Acção
Não teremos todos nós um pouco de fariseus? Procuremos não julgar e façamos um esforço para perdoar os que nos magoam.


Quarta-feira
Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão.

Meditação
Como bom Mestre, Jesus faz-se desentendido e os acusadores insistem só para verem como é que Jesus reage a um caso tão grave que à partida estava condenado pela própria Lei.
Jesus conhecia-os a todo, muito bem e fazia-os perceber que não podemos nem devemos julgar e condenar  pois todos somos capazes de fazer a mesma coisa em momentos de fraqueza.

Oração
Dá-nos Senhor um coração generoso.

Acção
Hoje muito especialmente não caiamos na tentação de apontar o dedo aos outros.


Quinta-feira
Como persistiam em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra».

Meditação
“Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Com esta interrogação Jesus livrou-se dos Mestres da Lei que o atacavam com a própria Lei. Jesus contra-ataca, obrigando-os a “colocar a mão na consciência”. O perdão é a maior prova de amor. Muitas vezes, só amamos quem nos ama, quem está connosco.
Façamos um esforço e aceitemos o convite de Jesus: amemos sobretudo os que nos criticam e viveremos mais felizes.

Oração
Senhor, ajuda-me a conhecer os Teus dons para que eu possa lutar contra o mal, desejando o amor que tudo sacia.

Acção
Amar é pensar nos outros com o coração cheio de bem. Amar também é sorrir. O sorriso é barato e salutar. Vou mostrar-me alegre.


Sexta-feira
Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio.

Meditação
Finalmente todos os que ali estevam para pressionar Jesus, fizeram o seu exame de consciência e sentindo-se também pecadores deixaram cair as pedras e saíram. Este evangelho de João, obriga-nos a reflectir sobre o nosso comportamento, quando pensamos mal de alguém, quando desejamos mal a alguém que nos ofendeu e quando fazemos coisas menos dignas. Devemos fazer o nosso exame e ver como vai a nossa consciência. Deixemo-nos de olhar para o pecado do outro e de os condenar.

Oração
Ensina-me, Senhor a ser estímulo para todos os que comigo se cruzam.

Acção
O perdão é como o arco iris. Alegra o dia e dá-lhe beleza. Vou fazer do perdão a minha imagem de marca.


Sábado
Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno . Vai e não tornes a pecar».

Meditação
O Evangelho não nos diz que a pecadora estava arrependida, estava sim humilhada porque o seu pecado tinha sido descoberto. A dor moral era maior que o medo das pedradas, porém Jesus coloca a vida e a dignidade humana acima da Lei e quando ficou a sós com a mulher, não lhe faz nenhum discurso.
Também nós devemos agir à semelhança de Deus. Antes de olharmos para o nosso vizinho, olhemos para a nossa vida e sintamos quanto Deus nos ama, sem julgar nem condenar

Oração
Jesus, fazei de mim um instrumento do Vosso amor. A Tua ajuda é para mim o apoio. Confio em Ti Senhor.

Acção
Vou demonstrar a minha fé rezando o CREDO.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas…