domingo, 31 de março de 2013

Jo 20, 1-9 - "Ressuscitou como disse, aleluia! "



Segunda-feira
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava

Maria Madalena encontrou o sepulcro vazio e corre à procura de Pedro.

Meditação
Jesus não está no sepulcro. Jesus nem sempre está onde queremos, mas sim onde Ele quer. Temos de procura-l’O dia e noite, com luz ou na obscuridade, como Maria Madalena. É o tempo do Ressuscitado: Cristo está vivo. Acreditar na Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé cristã. Creio na Ressurreição? Hoje Jesus está entre nós, passa ao nosso lado. Eu vejo-O? Como Madalena sou mensageiro do novo dia, portador de esperança?

Oração
Senhor, quero ajudar como Jesus a ressuscitar as pessoas que necessitam, mostrando a alegria da entrega e do encontro, a ternura da misericórdia, o entusiasmo por um mundo mais justo e melhor para todos. Permite, Senhor, que seja testemunha com a minha palavra e a minha vida de que Jesus é o Cristo Ressuscitado.

Acção
Hoje, vou dedicar algum tempo às pessoas necessitadas que me rodeiam.


Terça-feira
e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro.

Mas, onde estava Jesus? Pedro e o discípulo amado de Jesus correram ao sepulcro.

Meditação
Não saber “e não sabemos onde O puseram”, não é razão para desespero, mas para que continuemos à Sua procura. A Sua ausência leva-nos a que procuremo-l’O sempre, nas pessoas e lugares que Ele frequentava e desejarmos encontra-l’O. O que importa é onde e com quem Jesus está realmente.

Oração
Senhor, peço-Te ardentemente que Ressuscites no coração de todos os homens, para que a esperança de Te encontrar não morra neste tempo tão atribulado.

Acção
Hoje, vou examinar o que me afasta do Senhor.


Quarta-feira
Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro¬. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Os dois discípulos correm ambos em busca do Senhor. João chega primeiro e confirma as palavras de Maria Madalena.

Meditação
O que faz correr os discípulos? João não entra, o amor não necessita de palpar, sente a proximidade. Ele percebe que há sinais de vida. É conveniente partir da nossa própria experiência, contemplar a nossa vida para tentar compreender tamanha grandeza neste acontecimento tão extraordinário: a Ressurreição de Jesus. Ir ao Seu encontro, procura-l’O, permitir que Ele faça parte de nós produzir-nos-á a surpresa de sentir que a nossa vida será transformada tal como aconteceu com a dos seus discípulos.


Oração
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.


Acção
Hoje, vou oferecer as minhas orações e as minhas obras para que Jesus seja acolhido por todos os homens.


Quinta-feira
Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte.

Os discípulos encontraram as ligaduras e o sudário no chão.

Meditação
As ligaduras no chão e o sudário arrumados mostram como o sepulcro não fora violado. São sinais de Deus, da nova vida. Desta forma se acredita que a morte é uma passagem, que a dor e a doença podem ser uma oportunidade de dar mais valor à saúde, que as dificuldades são, muitas vezes, a porta para se renovar a vida e a tornar mais simples.

Oração
Senhor, permite que renove a minha fé pascal e a graça que recebi no meu batismo, guiando-me pelo amor para anunciar a todo o mundo a felicidade de crer em Jesus Cristo.

Acção
Hoje, vou ser testemunha da esperança da Ressurreição de Cristo junto duma pessoa doente.



Sexta-feira
Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro:¬ viu e acreditou.

Os discípulos chegam ao sepulcro, e verificam que tudo é exato, como constara.

Meditação
Quando o discípulo amado entra no sepulcro vazio, viu e acreditou. Ele soube compreender, pela fé, que Jesus está vivo e tem necessidade de anunciar. E nós temos necessidade de viver como pessoas ressuscitadas, seguindo o ensinamento de Jesus? Experimentamos a Sua presença  e comunicamo-L’a aos outros?

Oração
Senhor, renova a minha fé, ajudando-me a acreditar que Tu, tiraste do sepulcro da morte o teu Filho e o Ressuscitaste.

Acção
Hoje, vou falar com alegria do Ressuscitado às pessoas que Jesus pôs no meu camunho.


Sábado
Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Os discípulos ainda não tinham entendido que Jesus vencera a morte. Ressuscitara dos mortos.

Meditação
Os discípulos ainda estavam pouco preparados para o acontecimento da ressurreição. Acredito na ressurreição? Creio na minha ressurreição? Como se manifesta a fé na minha vida? Como esperança? Como impulso de fazer bem? Como compromisso pela justiça? Como solidariedade com as pessoas desfavorecidas e excluídas? Contagio a alegria da Ressurreição? Nas pessoas, na natureza, nos acontecimentos de cada dia, sempre podemos experimentar a ressurreição e ser testemunhas dela.

Oração
Senhor Jesus, Tu que com a morte, nos deste a VIDA, ajuda-nos a eternizar todos os momentos de cada dia.

Acção
Hoje, vou escolher uma pessoa a quem oferecerei um serviço como se fosse ao próprio Jesus.