domingo, 10 de março de 2013

Lc 15, 1-3.11-32 - "Este teu irmão estava morto e voltou à vida"

Segunda-feira
Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai repartiu os bens pelos filhos.

Meditação:
Jesus anuncia a misericórdia e o perdão de Deus para quem está disposto a ouvir, a perdoar e a acolher quem está distante. A atitude de Jesus desperta, nos Fariseus e nos Escribas, desconfiança e criticas.
Estamos nós disponíveis para ouvir e compreender a mensagem de Jesus?

Oração:
Senhor, procuro em Ti o perdão e a misericórdia. Senhor, quero fazer parte do Teu projecto de amor sempre novo, em Teu filho Jesus.

Acção:
Ao longo do dia de hoje vamos deixar as críticas de lado, no trabalho, na escola, na família e viver em paz.


Terça-feira
Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía, numa vida dissoluta. Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra, que o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Então, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus trabalhadores’.

Meditação:
Naquele tempo, um filho deixar a casa do pai representava uma afronta à autoridade do pai, motivo de má reputação, esperava-o uma vida de desorientação. E é ainda acompanhado pela fome e miséria.
Ausência da presença de Deus, não queremos isto para nós nem para ninguém, é mais fácil cair no mundo do egoísmo, da insegurança e do pecado.
Ao tomar consciência da sua situação e decidir regressar à casa do pai, é como uma passagem da morte para a vida, ao reconhecer que pecou já é uma pessoa nova.
Desejamos um mundo de certezas, onde Deus está presente e o seu amor, o centro da nossa vida.

Oração:
Senhor, sem Ti: não sou nada, sinto-me perdido, sem rumo, pobre.
Senhor, preciso de Ti para me acompanhares na estrada da vida. Senhor, ajuda-me a caminhar na fé

Acção:
Hoje vou procurar ser solidário com os que vivem com fome, sem nada, sem pão para comer.

Quarta-feira
Pôs-se a caminho e foi ter com o pai. Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’.

Neste pequeno trecho podemos ver como a referência ao pai desta história é Deus, pois por mais que um pai goste de um filho nunca tomaria esta atitude de “correr”, “lançar-se” e “cobrir”. Isto na cultura judaico-cristã é impossível.

Meditação:
Depois de tomar consciência da sua realidade o filho mais novo, pôs-se a caminho.
Mas surpresa das surpresas, o Pai não esta ressentido ou zangado com ele, bem pelo contrário.
A atitude do pai revela a misericórdia e o amor que tem pelo filho.
Esta é a atitude de Deus para connosco.
Deus não está ressentido ou zangado com os nossos pecados, o que Ele quer é que nós nos arrependamos, para Ele poder correr até nós e nos perdoar.
Esta atitude é também um apelo à nossa misericórdia para com os irmãos.

Oração:
Senhor Jesus, hoje quero agradecer o presente que me deste, através da Tua palavra.
Ajuda-me a ser mais misericordioso e menos vingativo…
Que eu deixe este Amor paternal entrar na minha vida, para poder ser e fazer os outros mais felizes.

Acção:
Hoje vou dizer a alguém que apesar de nem sempre concordar ou compreender o que faz, o perdoo e peço-lhe perdão por algum momento em que não fui capaz de ser verdadeiramente cristão.


Quinta-feira
E começou a festa. Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. O servo respondeu-lhe: ‘O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque ele chegou são e salvo’. Ele ficou ressentido e não queria entrar.

Meditação:
Ainda o filho está longe e o pai já vai ao seu encontro, comovido e feliz com o seu regresso.
Assim é Deus para connosco, sem recriminações acolhe todos os que vão ao seu encontro.

Oração:
Senhor és a razão do meu existir e do meu amar. Senhor hoje e sempre que esteja esquecido do Teu amor e daTua graça, Tu possas voltar ser tudo para mim.

Acção:
Hoje vou procurar reconciliar-me com alguém que há muito tempo se encontra longe de mim.


Sexta-feira
Então o pai veio cá fora instar com ele. Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo’.

Meditação:
O filho mais velho ficou sentido com o pai, apesar de não ter saído de casa, também ele vive afastado do pai. Na dureza do seu coração não compreende a necessidade de perdoar e acolher o irmão.
Somos nós capazes de perdoar e acolher? Vivemos com ressentimentos?
Ressentidos perdemos o mais importante, o amor de Deus.

Oração:
Senhor obrigado por nos abençoares com o Teu perdão e compaixão. Ajuda-nos acolher, a perdoar, a viver com o melhor de nós mesmos e com alegria pelo Teu amor incondicional

Acção:
Hoje vou viver o dia com verdade e alegria e encontrar o amor misericordioso de Deus.


Sábado
Disse-lhe o pai: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’».

A festa é neste contexto muito mais que uma jantarada, é todo um júbilo do pai para com o filho. Ficar fora desta festa é recusar a misericórdia de Deus.

Meditação
Deus não gosta mais de mim do que do meu vizinho, e vice-versa, Deus ama-nos a todos de igual forma e com a mesma intensidade.
A alegria do Pai/Deus é com a atitude do filho mais novo, pois reconheceu o mal que fez e teve a coragem de pedir perdão.
Para mim há uns que são mais filhos de Deus do que outros?
Para o cristão isso não pode acontecer. Somos todos filhos e por isso temos de nos alegrar com a alegria dos nossos irmãos.

Oração
Senhor hoje peço-Te que me ajudes a tirar do meu coração e vida todos os sentimentos maus: rancores, ódios, orgulhos, vinganças, teimosias…
Pai-Nosso…

Acção
Hoje, e porque amanhã é domingo, vou oferecer uma flor a um vizinho meu e dizer que é bom tê-lo como vizinho.