domingo, 7 de abril de 2013

Jo 20, 19-31 - "Oito dias depois, veio Jesus..."



Segunda-feira
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Meditação:
E que discípulo sou eu? Vivo com medo, aterrorizado por alguma razão?
Tenho a porta do meu coração aberta para o meu semelhante, ou deixo que o medo feche o meu coração e me impeça de viver a alegria em Cristo e partilhá-la com os questão em meu redor?

Oração:
Senhor,
Mesmo sem Te ver eu sei que estás comigo.
Sei que posso contar conTigo para enfrentar os meus medos e receios.
Ajuda-me Senhor a nunca perder a Fé, mesmo quando os meus medos e receios muitas vezes tentam sobrepor-se a ela.
Amém

Acção:
Vou analisar os meus medos e receios e usando a Fé em Cristo não vou deixar que eles derrubem, nem paralisem o meu crescimento humano e espiritual.


Terça-feira
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».

Meditação:
E eu? Como ficaria se visse hoje Jesus? Sentiria alegria ou ficaria assustado? Talvez duvidasse, mas os discípulos ficaram cheios de alegria e eu? Alegro-me quando me encontro conTigo na eucaristia e naqueles que me rodeiam?
Eu Senhor, embora não Te veja, sei que estás sempre comigo, nos bons e nos maus momentos. Somos chamados a viver em comunhão com Jesus e continuar a missão no mundo dando a paz a todos os nossos irmãos.

Oração:
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. 
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando, que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.
(oração de São Francisco)

Acção:
Hoje vou dar um sorriso e cumprimentar aqueles que comigo se cruzam, para que sintam que viver com Deus é viver em Paz.

Quarta-feira
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

Meditação:
Jesus liberta do medo mostrando que o amor doado até a morte e sinal de vitória e alegria.
Depois, convoca os seus seguidores para a missão no meio do mundo, infunde neles o Espírito da vida nova e mostra-lhes o objectivo de missão: continuar a sua actividade, provocando o julgamento. De facto, a aceitação ou recusa do amor de Deus, trazido por Jesus, é o critério de discernimento que leva o homem a tomar consciência da sentença que cada um atrai a si próprio: sentença de libertação ou condenação.
Tomé, simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade cristã e exigem uma experiência particular para acreditar. Jesus, porém revela-se a Tomé na comunidade através do seu testemunho de amor e perdão.

Oração:
Jesus, sei que muitas vezes sou como Tomé e quero que Te reveles a mim como se fosse uma carta escrita, enviada pelo correio, mas Tu revelaste em todas as coisas lindas e simples que muitas vezes me passam despercebidas por andar demasiado preocupada com as coisas que não têm importância. Perdão por toda a minha falta de atenção. Obrigada por tudo o que me dás sem pedir e desculpa por muitas vezes me esquecer de Te agradecer.

Acção:
Hoje vou parar e reparar nas pessoas da minha comunidade. E vou dar uma flor a alguém que me inspire e me mostre Jesus quando eu por momentos deixo de O ver.


Quinta-feira
Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».

Meditação:
No meu dia a dia, sou muitas vezes desafiado (a) com esta tentação, de ver para crer.
Será este um desafio de Deus para mim?
Não será uma forma que Deus tem para me mostrar o quanto a minha Fé precisa de ser alimentada, e o quanto ela é frágil?
Devo ver para crer? Ou Crer para ver?

Oração:
Meu Deus,
Peço-Te que não deixes que esta minha Fé de alguma forma se quebre,
E nos momentos em que ela esteja mais frágil,
mostra-me o caminho para alimentá-la.
Amém

Acção:
Hoje vou pôr à prova a minha Fé.
Vou entregar-me de coração aberto a uma tarefa, acção, ou mesmo fazer uma visita que há muito quero fazer, mas por medo ou cobardia, tenho vindo a adiar.

Sexta-feira
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!».

Meditação:
Também eu por vezes sou como Tomé, embora os outros me digam com o seu testemunho que o Senhor está vivo, custa-me a acreditar, porque não tive a mesma experiência que eles, por isso mais e mais, preciso tocar como fez Tomé, para acreditar. Quem anda deserto dos caminhos do Senhor não pode fazer a experiencia do Ressuscitado.
Só quem tem fé pode acreditar que Jesus está no meio de nós.

Oração:
Senhor que eu não me assuste com as duvidas de fé, é bom que duvide, mas que eu saiba aproveitar cada duvida para me aproximar-me de Ti. Que nesses momentos eu saiba escutar e entender o que tens para me dizer. Faz de mim testemunha da Tua presença e fortalece a minha fé.

Acção:
Hoje durante o dia vou lembrar as palavras de Tomé e repeti-las para mim «Meu Senhor e meu Deus»


Sábado
Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Meditação:
Nos tempos que correm a palavra ACREDITAR está cada vez mais presente, uns acreditam e passam bastantes dificuldades e arranjam maneira de dar a volta a situação outros dizem que acreditam e na mais pequena dificuldade esbarram, desesperam, esquecem até que a palavra existe e até a podemos ver, se não formos invisuais e se formos podemos lê-la em Braille, na Bíblia encontramos a palavra escrita e vemo-la e acreditamos nela?
Se acreditamos então não precisamos de vê-la basta sentir e transmitir a FÉ que não se explica mas o coração reconhece nas vibrações da vida que é a mais bela visão que os humanos podem e devem observar e preservar como o seu acreditar pleno de importância.

Oração:
Obrigada senhor por nos dares a VIDA… que milagre maior poderias Tu mostrar  para que acreditar fosse irrevogável?
O mundo tem o mais belo tesouro que Tu sempre amaste e enviaste o Teu Filho para que todo se alegrassem, ajuda-nos a sermos mais crentes e aumenta a nossa fé, «Não nos deixes cair em tentação mas livrai-nos do mal», Amem.

Acção:
Senhor hoje vou dar valor a vida que me deste valor maior, que devo respeitar sempre.