domingo, 30 de setembro de 2012

Mc 9, 38-43.45.47-48 - "Quem não é contra nós é por nós. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a"

Segunda-feira
Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedi-lo, porque ele não anda connosco».

Meditação
Continuamos em Cafarnaum, cidade de pescadores, situada junto ao Lago Tiberíades. Jesus está reunido com os seus discípulos. O Evangelho de hoje fala-nos dos seguidores de Jesus preocupados com a acção de alguém que, não pertencendo ao grupo, falava em nome de Jesus.
A comunidade cristã tem de ser uma comunidade aberta, acolhedora, tolerante, capaz de aceitar como sinais de Deus todos os gestos que libertam.
Será que a realidade de hoje é muito diferente da do tempo de Jesus?

Oração
Ensina-me Senhor, a crer em Ti e a procurar-Te cada vez mais, para que nunca dificulte a entrada a alguém de boa vontade na minha comunidade.

Acção
Esforçar-me-ei por ser o verdadeiro discípulo de Jesus.

Terça-feira
Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós.

Meditação
Jesus faz com que os discípulos percebam que uma comunidade não pode ser fechada e intolerante. Uma comunidade, deve saber qual o seu papel e a sua missão, mas deve ser capaz de se alegrar com os gestos de bondade e de esperança que acontecem à sua volta, mesmo quando esses gestos vêm de pessoas que não pertencem à sua comunidade.

Oração
Ajuda-me, Pai do Céu, a não pensar que sou melhor do que os outros e a não fazer acepção de pessoas.

Acção
Procurarei ser a “luzinha” que ilumina os que comigo se cruzam para que se sintam felizes.

Quarta-feira
Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar.

Meditação
Jesus faz com que os discípulos entendam que a renuncia ao egoísmo, ao orgulho, à vontade de poder, ao êxito, é um processo muito difícil, mas que gera vida nova. Jesus faz-nos pensar, na maneira como lidamos, enquanto pessoas e enquanto comunidade com os pobres, com os que falharam e com todos os que são marginalizados pela sociedade.
Quem vê o nosso comportamento, as nossas atitudes tem razões para aderir a Cristo ou pelo contrário vêem em nós um mau exemplo?

Oração
Ajuda-me, Senhor, a não ser mesquinho e a dar-me sem reservas a Deus e aos outros.

Acção
Neste dia, esforçar-me-ei por buscar mais tempo para descobrir Cristo.

Quinta-feira
Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga.

Meditação
Jesus confronta-nos de uma maneira muito violenta, convidando-nos a “cortar” a mão. Para a mentalidade judaica “a mão” é uma referência à acção do homem, por conseguinte o que deve ser cortado não é a mão, mas sim as acções das nossas vidas que fazem desobedecer a Deus.
Jesus diz-nos a todo o momento que não devemos julgar ninguém. Pede-nos para nos colocarmos no lugar do outro e não usarmos a posição que temos para humilhar quem quer que seja.

Oração
Livra-nos, Senhor, de todo o mal que faz com que tenhamos um coração orgulhoso, ciumento e às vezes prepotente e indelicado.

Acção
Custe o que custar, e não fugindo ao sacrifício, procurarei, através da oração, mostrar que Cristo está vivo.

Sexta-feira
E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena.

Meditação
Mais uma vez somos convidados a colocar a mão na consciência, cortando com os valores, os sentimentos e as atitudes que são incompatíveis com a proposta que Jesus nos trouxe. Naturalmente que a renúncia ao orgulho, ao egoísmo, ao comodismo... é um processo muito difícil, mas só assim poderemos imitar cada vez mais Jesus.
Que é que eu necessito de “cortar” da minha vida para ser mais livre e mais feliz?

Oração
Senhor, faz com que eu saiba semear à minha volta a humildade, a delicadeza, o sorriso, a paz e a concórdia.

Acção
Lutarei para não me deixar levar por sentimentos menos dignos.  

Sábado
E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga».

Meditação
Também aqui somos levados a nos interrogarmos sobre os nossos afectos, os nossos sentimentos, os nossos comportamentos e a reflectir na forma como nos devemos corrigir e reorientar para obedecer à palavra de Deus.
Que cada um de nós, na comunidade onde está inserido, seja ponte de união, no amor de Cristo e que todos aqueles que ainda têm a sua fé pouco consistente vejam no nosso testemunho razões para aderir a Cristo.

Oração
Procuremos não esquecer o compromisso assumido pelo nosso baptismo, rezando o CREDO.

Acção
Procurarei, neste dia, aprofundar o conhecimento da fé.