domingo, 16 de setembro de 2012

Mc 8, 27-35 - "Tu és o Messias... O Filho do homem tem de sofrer muito"



Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?».

Meditação:
Jesus, desde todos os tempos, sempre teve, aos olhos de todos, uma identidade misteriosa. Para uns era o Messias, para outros era o Salvador da Humanidade, para outros era um impostor que falava de milagres e tentava enganar o povo…
Se Jesus nos aparecesse hoje à nossa frente e nos perguntasse “Quem dizes tu que Eu sou?” o que será que nós lhe respondíamos? Será que conseguiríamos dar a resposta que Jesus esperava de nós?
Afinal quem é Jesus para nós? É o Salvador? É fonte de vida? É o Messias?
Ou é apenas uma criança que nasceu no dia 24 de Dezembro e que por causa disso se celebra o Natal e se trocam prendas?

Oração:
Senhor, eu às vezes nem tenho bem consciência de quem Tu és para mim, mas sei que és muito importante na minha vida. Sem Ti nada faz sentido.
Ajuda-me a nunca Te perder de vista.

Acção:
Esta semana irei fazer de Jesus o centro da minha vida e tentar perceber quem é, afinal, Jesus para mim…


Terça-feira
Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas».

Meditação:
Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas».
 É  o próprio Jesus que quer saber quem  pensam que Ele é. E as respostas não são unânimes  ,pois há os que dizem ser João Batista. Há quem pense que é Elias ,  e ainda que é um profeta. Jesus não é um moralizador com João, não é um poderoso como Elias, nem um estudioso da doutrina.

Oração:
Senhor ajuda-nos a conhecer-te melhor. Quando alguém nos interrogar sobre a Tua pessoa que saibamos demonstrar que Te conhecemos.

Acção:
Cada vez mais a necessidade de aumentar os conhecimentos  sobre a Tua vida é maior. Tentemos esclarecer as nossas dúvidas.

Quarta-feira
Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém.

Meditação:
No Evangelho de S. Marcos, Pedro diz que Jesus é o Messias. Messias significa: Redentor, Salvador, Libertador. Jesus é quem nos pode libertar, é quem nos pode salvar e é quem nos pode livrar de aflição.
Eu conheço Jesus? O que significa Jesus para mim?

Oração:
Senhor, mostra-me sempre o Teu rosto de Messias, para que eu siga sempre o Teu caminho.

Acção:
Rezar o Credo.


Quinta-feira
Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas.

Meditação:
Os discípulos certamente terão ficado chocados ao ouvir as palavras de Jesus, pois Ele sabia o que teria que sofrer às mãos dos homens. Jesus podia ter fugido de todas essas provações, poderia ter negado todas as acusações que lhe foram feitas, poderia ter “deitado” culpas em cima de outra pessoa mais fraca para “livrar a Sua pele” e assim sair imune do tormento que sabia que teria de passar.
Mas, se isto tivesse acontecido, este homem não seria Jesus. Ele sabia que a vontade do Pai deveria ser cumprida, por mais doloroso e incompreensível que isso fosse para Si e aos olhos dos outros.
Pena que hoje em dia não haja nem uma amostra da coragem de Jesus neste mundo. Nos dias de hoje, se alguém soubesse de antemão que iria sofrer provações, fugiria, esconder-se-ia ou tentaria arranjar alguém mais fraco e/ou indefeso para colocar em seu lugar.

Oração:
Ajuda-me Jesus a ter, pelo menos, uma gota da Tua coragem, para que eu nunca fuja dos problemas e os consiga enfrentar sempre de cabeça erguida, tal como Tu o fizeste.

Acção:
Avaliarei os problemas e chatices que me surjam, tentando analisá-los conscientemente, sem deitar culpas para cima dos outros.

Sexta-feira
Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens».

Meditação:
Pedro  não conseguia entender as palavras ,nem a calma com que Jesus falava do que O esperava. Jesus repreendeu-o. A fé de Pedro estava a vacilar.

Oração:
Senhor há coisas que só com muita fé conseguem aceitar-se. Nós precisamos dessa força . E só em Deus nos podemos sentir firmes e confiantes.

Acção:
Deus nos dá o tempo .Vamos aproveitá-lo para rezar. Qualquer hora ou lugar são bons para falar com Deus.

Sábado
E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».

Meditação:
Jesus diz para O seguirmos mas para isso temos que renunciarmo-nos a nós mesmos e tomarmos a nossa cruz.
Renunciarmo-nos a nós mesmos - é uma ordem difícil para muitos homens e mulheres nos dias de hoje. Diariamente deparamo-nos com a competição a vários níveis: entre colegas de trabalho, entre pessoas do mesmo sexo e até entre familiares. É uma luta constante pelo “poder”, “ser” e “ter”.
Tomarmos a nossa cruz – é seguirmos o caminho de Jesus, o caminho do Amor que nos leva à felicidade.
Jesus dá-nos a liberdade de escolha, cada um de nós é livre de escolher. Mas não nos esqueçamos que Jesus Cristo entregou a Sua vida para nos salvar.
Acredito em Jesus, Sigo-O e renuncio-me a mim mesmo?

Oração:
Perdoa-me Senhor, pelas vezes que pensei no “poder”, “ser” e “ter” e esqueci-me de Ti.

Acção:
Rezar um Pai-Nosso.