domingo, 2 de setembro de 2012

Mc 7, 1-8.14-15.21-23 - "Deixais o mandamento de Deus para vos prenderdes à tradição dos homens»"

Segunda-feira
Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem ter lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos.

Meditação:
Os Fariseus eram um grupo de religiosos que se dedicavam ao estudo e ao cumprimento da lei e das tradições dos antepassados. Era essa a sua marca, eram conhecidos por serem muito exigentes no cumprimento das leis. 
Tanto os fariseus, como os judeus, seguiam à risca a tradição que receberam dos antigos: só comiam depois de lavar bem as mãos. Ora, quando chegaram e viram que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos, foi para eles algo perturbador, então Jesus, que ensinava todos os povos, não fora capaz de ensinar isto aos discípulos? No entanto, todo aquele rigor fazia com que ficassem cegos de exigência acabando por deixar os seus corações  longe do verdadeiro amor.

Oração:
Senhor ajuda-me para que os meus actos não me levem aos extremismos dos fariseus. Pois muitas vezes, fico presa(o) às regras e esqueço-me que o que interessa é vivê-las da mesma forma que Jesus as viveria, sempre com a palavra AMOR a imperar primeiro que tudo.

Acção:
Hoje durante as minhas acções vou parar e pensar. Quem estou eu a ser agora? Jesus ou os Fariseus? Quem é que eu quero ser dos dois? A partir daí só depende de mim mudar e melhorar as minhas acções.


Terça-feira
Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?».

Meditação:
Nas nossas vidas fazemos muita coisa porque já é tradição. Tradição que já vem de há muito tempo e que não se pode quebrar ou que fica mal não continuá-la. Ir à missa já é uma tradição ou eu vou mesmo porque acredito na eucaristia e em Deus? Se eu vou à missa porque a minha mãe sempre foi, a minha avó também e a minha bisavó nunca faltou a nenhuma, só me estou a enganar a mim. Não façamos de Deus uma tradição.

Oração:
Senhor, peço-te perdão pelas vezes em que te comparei a uma tradição. Pelas vezes em que não fui um cristão quando falei de Ti.

Acção:
Neste dia, vou pensar na minha vida e nas tradições que estão presentes nela.

Quarta-feira
Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens».

Meditação:
Hoje, no século XXI, as pessoas remam a favor da maré independentemente do seu desejo ser o oposto. Pois tudo se faz de acordo com conceitos predefinidos pela sociedade, para que não sejamos postos á margem da mesma. Posto isto, as pessoas apenas amam superficialmente, abraçam superficialmente, adoram superficialmente, crêem superficialmente… Isto é verdadeiramente triste pois faz com que Deus nas nossas vidas também se torne superficial, como acontecia no tempo de Jesus com aquele povo. Mas afinal o que é superficial?
Superficial é as nossas palavras não se tornarem actos, é apenas dizer que adoro Deus e no meu coração não o adorar… Isto é uma “doença” que está implementada na sociedade desde sempre. Mas está na hora de mudar, pois temos o poder de escolher ser pessoas reais em que as palavras proferidas pelos lábios são a voz do coração. Pois no nosso coração, como cristãos, deve abundar a presença de Deus, e isso fará com que as nossas palavras jamais sejam superficiais.

Oração:
Senhor, sei que não sou melhor do que ninguém, e por isso, peço a Tua ajuda recorrendo á oração, para eliminar do meu dicionário a palavra superficial, e ser uma pessoa melhor, realmente verdadeira.

Acção:
Hoje vou ver ao dicionário o significado da palavra superficial, e vou tentar perceber que sendo uma pessoa superficial não atingirei a felicidade plena.


Quinta-feira
Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Escutai-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro.

Meditação:
Jesus veio instaurar a liberdade. Para Ele lavar as mãos era apenas uma atitude higiénica, por isso Jesus, ao dizer que o que faz mal não é o que entra pela boca, mas aquilo que, pela boca, sai do coração. “O que sai do homem é que faz o homem impuro”. Disse de uma forma simples que o mal ou a “impuridade” nasce de dentro das pessoas e não por culpa de alimentos que segundo os Judeus eram impuros, ou por não lavarem as mãos.

Oração: 
Senhor ajuda-me a cultivar dentro de mim o bem e a pureza, porque se sou capaz de semear muitas vezes o mal e a inveja com a Tua ajuda e com a minha força de querer, irei conseguir de certeza ter o bem dentro do meu coração.

Acção:
Hoje quando sair de casa para ir trabalhar/ para escola esse alguém me abordar com assuntos alheios à minha vida e a minha felicidade, vou tentar mostrar a essa pessoa que isso não contribui em nada para a nossa felicidade e que, pelo contrário, somos muito mais felizes quando temos uma mente pura e não perdemos tempo com detalhes que não nos dizem respeito a nós, pois o único que nos julgará segundo a regra do AMOR será Deus.


Sexta-feira
O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior do homem é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez.

Meditação:
Deus criou-nos à sua imagem e semelhança, não nos criou com todas as más intenções que temos. Deus apresenta-nos vários caminhos e somos nós que escolhemos o que queremos seguir, da mesma maneira que Deus não nos fez para sermos orgulhosos, invejosos, arrogantes, nós é que escolhemos o caminho de o ser assim. Nas nossas acções não desculpemos as más atitudes que temos uns com os outros porque “Deus nos criou assim”.

Oração:
Hoje, peço-Te que me ajudes a ser uma pessoa melhor. A aprender com os meus erros e a confiar no caminho que me apresentas.

Acção:
Com a Tua ajuda, Senhor, hoje vou tentar ser uma melhor pessoa. Sempre que me apresentares um caminho vou confiar em Ti e resistir ao diabo que espreita cada esquina.


Sábado
Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro».

Meditação:
Como se costuma proferir culpamos sempre os outros pelos nossos próprios actos. Não somos capazes de assumir que erramos, que matamos um sorriso, que ofendemos um amigo, que roubamos a sua felicidade, antes pelo contrário, ainda culpamos o outro pelo acto que fomos nós que praticamos. Estamos constantemente a colocar
Malícia nas nossas acções, sendo que para nos redimirmos para com Deus temos sempre o sacramento da reconciliação, que nos ajuda a ficar em paz com Deus e principalmente connosco próprios.
O Homem tem dois caminhos a escolher: o do amor ou o da maldade. Respectivamente estes caminhos trarão frutos. O do amor proporcionará frutos doces e muita felicidade, pelo contrário o da maldade trará frutos amargos e será uma porta para sermos pessoas infelizes e frustradas. Deus deseja para todos os Homens a felicidade e por isso que tenhamos um coração puro, em que o amor para dar aos outros deve ser uma das maiores prioridades.

Oração:
Jesus ajuda-me a caminhar sempre pela rua do amor com toda a pureza que te caracteriza, a ti e ao Pai.

Acção:
Hoje à noite, antes de dormir, vou falar com Deus e assumir que todas as minhas acções foram causadas por mim e não pelo outro. Pedindo perdão por todas as que não foram praticadas com a finalidade de proporcionar amor.