domingo, 23 de setembro de 2012

Mc 9, 30-37 - "O Filho do homem vai ser entregue... Quem quiser ser o primeiro será o servo de todos"




Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia. Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: «O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que vão matá-l’O;

Meditação:
Durante a caminhada pela Galileia, Jesus ensinava os discípulos sem que ninguém o soubesse. 
Jesus projecta uma nova sociedade onde a riqueza é partilhada por todos, onde o que importa é servir e não ser servido, uma entrega de si mesmo para o bem comum, só assim é possível entrar no Reino de Deus.
A morte de Jesus é anunciada pelo próprio Senhor.

Oração:
Senhor, ajuda-me a saber escutar as Tuas mensagens, a aceitar a Tua vontade.
Ajuda-me a compreender e a aceitar os Teus desígnios para a minha vida.

Acção:
Hoje vou escutar com atenção as palavras do Senhor.


Terça-feira
mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará». Os discípulos não compreendiam aquelas palavras e tinham medo de O interrogar.

Meditação:
Jesus fala da Sua paixão, morte e ressurreição, mas os discípulos não compreendiam o que Jesus lhes queria dizer e tinham medo de interrogá-Lo.
Compreendemos nós o que Jesus nos quer dizer?
Temos medo de perguntar o que não entendemos?

Oração:
Senhor ajuda-me a compreender o que nos queres dizer, ajuda-me a não ter medo de perguntar para que possa seguir o caminho para o Teu Reino.

Acção:
Hoje vou rezar por todos aqueles que sentem medo.

Quarta-feira
Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis no caminho?». Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior.

Jesus interroga os discípulos, sobre aquilo que eles falavam, sobre as suas preocupações. No entanto o silêncio revela que eles não estavam preocupados com Jesus, mas sim com eles mesmos. Já os discípulos tinham a mania das grandezas.

Meditação:
Jesus interpela os discípulos em casa, sinal do recato, da intimidade, não quer humilha-los. A pergunta é simples e directa, que vinham eles a falar no caminho. Caminho é sinónimo de vida, por isso podemos entender esta pergunta no âmbito mais amplo, quais são as vossas inquietações de vida? O silêncio é a resposta, sinal de fraqueza, sinal de que tinham consciência que as suas preocupações eram vãs. Pois ainda estavam agarrados às coisas do mundo.
Parece que estamos a olharmo-nos ao espelho. Como é a nossa oração? Temos vergonha de nos abrirmos a Deus. Aquilo que nos preocupa é somente as coisas do mundo? Este caminho que é a vida, deve ser para o cristão a antecâmara do Paraíso, por isso as nossas preocupações devem prender-se com as realidades divinas, como por exemplo o AMOR a Deus, a nós e ao próximo.

Oração:
Senhor Jesus, aqui nos encontramos no caminhar da vida, onde as tentações são constantes, onde tudo me chama para as coisas do mundo, onde parece que a imagem, o poder o ter são as únicas razões de viver. Peço perdão pelos meus silêncios cobardes, pelas vezes em que recusei o Teu amor. PERDÃO SENHOR!

Acção:
Hoje vou perguntar a alguém se precisa da minha ajuda.


Quinta-feira
Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos».

Meditação:
Jesus diz aos discípulos que quem quiser ser o primeiro será o último.
Devemos deixar o orgulho e a vaidade, quanto maior for a humildade mais próximo estaremos de Deus.
Deixo que Jesus me instrua no caminho da humildade?

Oração:
Jesus, ajuda os que não renunciam a si mesmos, que caminham para a destruição, ajuda-os a ser apenas criaturas de Deus sem vaidades nem grandezas, para que alcançam a vida eterna que se consegue servindo os outros.

Acção:
Hoje renuncio a todas as vaidades e grandezas da minha vida.


Sexta-feira
E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: «Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe;

Meditação:
Jesus acolhe uma criança e abraça-a, dizendo que quem receber uma criança em Seu nome, acolhe Jesus.
Jesus acolhe a criança como símbolo do ser mais fraco, sem ambições, nem poder.
Acolhemos as “crianças” da nossa sociedade? Acolhemos Deus?
Estamos atentos aos necessitados? Estamos atentos à vontade de Deus?

Oração:
Jesus ajuda-me a fazer a vontade de Deus, a acolher “as crianças” e a ajudar os que precisam.

Acção:
Hoje vou estar atenta às necessidades das “crianças” que se cruzarem comigo.


Sábado
e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou».

Na presença de Jesus está toda a Divindade, pois sem o Pai e o Espírito Santo, Jesus não existe.

Meditação:
Que frase tão pequena e ao mesmo tempo profunda. Receber é sinal de acolher, aceitar. E receber Jesus é receber a Divindade, ter Deus na nossa vida devia ser a maior de todas as alegrias, com Ele tudo podemos.
Eu procuro acolher e aceitar Deus na minha vida? Sei o que isso implica? Quando recebo Deus na minha existência, tudo se altera, a vida tem de mudar necessariamente. Estou disposto a isso? Quero ser um “louco” aos olhos do mundo?

Oração:
Jesus, entra na minha vida, faz da minha realidade a Tua. Ajuda-me a quebrar as amarras do mundo. Quero seguir-te, mas nem sempre é fácil dizer Sim. Faz de mim uma pessoa mais humilde e obediente.

Acção:
Hoje não vou excluir ninguém. Vou pelo contrário ser simpático e acolhedor para com aqueles que provavelmente não gosto tanto e/ou que não gostam de mim.