domingo, 7 de outubro de 2012

Mc 10, 2-12 - "Não separe o homem o que Deus uniu"

Segunda-feira
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: «Pode um homem repudiar a sua mulher?».

Meditação
Os fariseus não perdiam nenhuma oportunidade de provocar situações que pudessem perturbar Jesus e utilizar as respostas a seu favor, colocando Jesus em má situação.

Oração
Afasta Senhor dos nossos caminhos todos os fariseus que apenas querem de nós razões para desdenhar.

Acção
Evitaremos as más companhias.

Terça-feira
Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?». Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio para se repudiar a mulher».

Meditação
Moisés era um homem rude mas justo.
Naqueles tempos era dada à mulher um lugar de pessoa inferior, dando ocasião a que certos homens não as tratassem com o respeito e humanidade que mereciam como seres humanos.

Oração
Senhor, ainda nos nossos tempos há mentalidades pouco formadas que vêem na mulher apenas um objecto feminino que serve o homem.
Divino Espírito Santo, ilumina essas mentes.

Acção
Repudiemos todas as atitudes que tentem discriminar a mulher.

Quarta-feira
Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, ‘Deus fê-los homem e mulher.

Meditação
Deus fê –los homem e mulher. Iguais em criação, em direitos e deveres.
Filhos de um Deus que é pai e é amigo, e que os fez para se amarem e respeitarem .

Oração
Senhor, não deixeis que nos julguemos superiores a ninguém. Ajuda-nos a ver no nosso próximo um ser humano igual a nós.

Acção
Vamos fazer com que nas nossas atitudes se note a presença de um cristão.

Quinta-feira
Por isso, o homem deixará  pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne’. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne.

Meditação
A palavra de Deus é clara. Deixarão pai e mãe e os dois serão uma só carne.
Aqui está resumido uma quantidade imensa de sentimentos, como fidelidade, perdão, tolerância, amizade, respeito, companheirismo, alegria, dor… que se manifestam numa verdade que é vida em comunhão na qual o amor é o combustível para tão importante projecto.

Oração
Senhor, sabeis como está sendo difícil obedecer a esta Tua directriz. São tempos difíceis os que vivemos. Os valores vão sendo distorcidos e o Mundo vê tudo pelo prisma do individualismo, não havendo lugar para olhar para o lado e perdoar. Dá-nos Senhor essa capacidade

Acção
Rezemos por todos os casais, para que vivam em harmonia e de acordo com as leis de Deus

Sexta-feira
Portanto, não separe o homem o que Deus uniu». Em casa, os discípulos interrogaram- n’O de novo sobre este assunto.

Meditação
É a vontade de Deus. Não separe o homem o que Deus uniu. Para que tal se cumpra não podem faltar o amor e o perdão. O ser humano falha muitas vezes e só um grande sentido de união apaziguará qualquer mau estar.

Oração
Senhora da Paz, não abandones nenhum casal, pois sempre faz falta a Tua protecção.

Acção
Rezemos um Pai Nosso pela união de todos os casais.

Sábado
Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».

Meditação
O adultério é uma traição ao outro e sobretudo à lei de Deus. Seria bom que tal não existisse.

Oração
Senhor, fazei que homens e mulheres quando se unem pelo matrimónio, estejam conscientes dos seus deveres.

Acção
Sejamos instrumentos de paz na comunidade cristã.