domingo, 9 de setembro de 2012

Mc 7, 31-37 - "Faz que os surdos oiçam e que os mudos falem"




Segunda-Feira
Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole.

Meditação
A Decápole (dez cidades) era um território pagão. É aqui que Jesus leva a sua Palavra de salvação, logo não seria uma tarefa fácil, mas Jesus, para levar a Palavra de Deus não se importa com as dificuldades, Onde ela era necessária, Ele lá estava. E nós? Quantas vezes assim procedemos? 

Oração
Desculpa Senhor se por vezes não consegui ultrapassar o meu comodismo e fiquei calado em vez de falar aos outros de Ti, da Tua bondade, do Teu projecto para nos salvar.

Acção
Hoje vou sair do meu comodismo e vou ler e tentar compreender a Tua Palavra, comentando-a com os que me rodeiam.


Terça-feira
Trouxeram-lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua.

Meditação
Jesus ao Lhe terem apresentado um surdo, cura-o. Pô-lo a ouvir e a falar. Mas não o fez em público. Afastou-se. Esta é uma prova de humildade e respeito por quem estava fragilizado.
Tendo nós o poder de Jesus, será que o faríamos assim? Ou faríamos questão de mostrar o nosso feito?

Oração
Deus quer que sejamos humildes. Fazei Senhor que sejamos sempre simples e puros de coração.

Acção
Não façamos das nossas obras estandarte. Basta que Deus saiba.


Quarta-feira
Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te».

Meditação
Jesus com esta palavra (Abre-te) quis provavelmente dizer-nos a todos nós, que com este gesto nos chama a atenção para que abramos também nós os nossos corações e as nossas mentes à Sua Palavra. Que estejamos atentos e disponíveis aos seus ensinamentos, ao diálogo com Deus, pois só assim seremos felizes.

Oração
Meu Deus, Tu que és infinitamente bom, faz com que eu consiga abrir os meus olhos, os meus ouvidos e o meu coração à Tua Palavra.

Acção
Hoje vou ler atentamente a Palavra de Deus procurando nela um conselho para o meu dia.

Quinta-feira
Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente.

Meditação
Era a concretização do milagre e do poder de Jesus. Jesus Messias que quer que todos tenham oportunidade de ouvir e de transmitir o que Ele tem para ensinar ao mundo.

Oração
Senhor, que nos mandaste ao mundo sem qualquer privação dos nossos sentidos, fazei que façamos deles o uso benéfico para o cumprimento dos Teus ensinamentos.

Acção
Senhor, não façamos nada que seja contra o próximo.

Sexta-feira
Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam.

Meditação
Jesus recomenda que não divulguem o acontecido, isto porquê? Porque Jesus. Com a sua palavra, sempre nos ajuda sem dar nas vistas, ou seja sempre preferiu ficar no anonimato.
Nada nos pede em troca, apenas que sigamos os Seus ensinamentos.
Será que nós sempre que ajudamos alguém seguimos o exemplo de Jesus ou pelo contrário procuramos protagonismo?

Oração
Jesus ajuda-me a seguir sempre o Teu exemplo e perdoa-me sempre que eu pequei ao querer mostrar aos outros que sou melhor.

Acção
De hoje em diante, vou tentar seguir o Teu exemplo, ajudando, partilhando, amando os outros sem esperar nada em troca.

Sábado
Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos o oiçam e que os mudos falem».

Meditação
A multidão estava extasiada com as atitudes e feitos de Jesus, e ainda Que Jesus pedisse que não fizessem divulgação dos factos, de nada servia, pois era tão grande o entusiasmo, que nada os conseguia calar.

Oração
Bom Deus, ensina-nos a calar quando devemos, e dá-nos sabedoria para quando for necessária a nossa palavra.

Acção
Hoje vamos tentar o seguinte exercício: VAMOS OUVIR O SILÊNCIO.