domingo, 26 de agosto de 2012

Jo 6, 60-69 - "Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna"



Segunda-feira
Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: «Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?».

Os discípulos de Jesus, sentem as palavras demasiado duras e até mesmo difíceis de entender, ao ponto de já não terem coragem para as assumir. Criaram “obstáculos” para que cada palavra que ouviam não lhes tocasse o coração e os levasse a uma mudança de vida.

Meditação:
A fé convida-me a afastar-me do que é material, e não a viver em favor desses bens.
Convida-me a acolher o Evangelho da vida, que alimenta o meu ser, dá sentido ao que sou e ao que faço.
Serei eu um discípulo de fé?
Estarei disposto (a) a distanciar-me do que é material? Ou serei um discípulo que, seguindo o Mestre, corre atrás de protagonismo e triunfalismo e diante das palavras “duras” afasto-me e já não sigo o Senhor?

Oração:
Senhor, é triste ver os meus familiares, amigos e até mesmo conhecidos, deixarem-Te para seguirem não se sabe bem quem nem o quê.
Ajuda-me Senhor a continuar a seguir-Te, mesmo quando algumas vezes não entendo as situações e as Tuas palavras “duras”.

Acção:
Hoje irei avaliar a minha capacidade de escuta, farei a leitura de alguns versículos da Bíblia, faço uns breves minutos de silêncio e reflicto nas palavras que escutei. Durante esta reflexão irei avaliar como deixo que as palavras de Cristo sejam vida em mim ou não.

Terça-feira
Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada.

Meditação:
Também vive em mim este tipo de discípulo, que murmura e se escandaliza das palavras de Jesus?
É que, apesar disso, Jesus continua a amar-me e a questionar-me. Sou consciente que, até nessas situações, Ele não deixa de ser Aquele que me criou, me escolheu e me conhece?

Oração:
Senhor, Tu conheces-me, sabes quando me sento e quando me levanto… Estás atento a todos os meus passos.
Examina-me e vê o meu coração. Põe-me à prova para saber os meus pensamentos. Vê se é errado o meu caminho e, se assim for, guia-me na direcção mais correcta.

Acção:
Hoje vou procurar viver com a certeza que Jesus me ama e no fim do dia vou pedir-Lhe que me continue a desafiar.


Quarta-feira
As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam».

Meditação:
Jesus faz como que um desafio a quem O escuta. Ele sabe que as Suas palavras são duras, que podem soar estranhas aos ouvidos de quem as ouve, que há até quem não acredite nelas. Mas Jesus não desiste de falar e dizer o que o Pai lhe ordenou. As Suas palavras são espírito e vida.
Como é a palavra de Jesus para mim? É sinal de vida? Ou são apenas palavras bonitas e sábias, mas que no entanto não produzem qualquer efeito na minha vida?

Oração:
Senhor, que os meus ouvidos estejam sempre bem abertos para ouvir a Tua Palavra, que o meu sentido esteja sempre bem desperto para entendê-la e que o meu coração esteja sempre livre do mal para bem acolhê-la na minha vida.

Acção:
Durante a eucaristia vou estar mais atento(a) do que o costume, para acolher a Palavra de Jesus no meu coração e perceber como posso colocá-la em prática na minha vida.

Quinta-feira
Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: «Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai».

Jesus sabia que o Seu Evangelho não seria aceite por todos. Sabia que alguns iriam confundir a mensagem anunciada, acolhendo-a de forma demasiado humana e tentar aproveitá-la para benefício próprio. Mas a lógica de Deus é diferente da lógica Humana.   

Meditação:
Quem não abre o seu coração a Cristo e à Sua Palavra, certamente mais dia, menos dia deixa o Mestre.
A Palavra é um dom para todos nós. E quem não a segue de forma incondicional, possivelmente nunca chegará longe, e possivelmente nunca entenderá o Amor de Deus.

Oração:
Senhor,
Quero manter sempre o meu coração aberto para acolher o dom do Teu Amor.
Dai-me força e inteligência para, nos momentos em que não entender a Tua Palavra, ser humilde e continuar com o meu coração aberto.
A toda a hora bendirei o Teu nome, pois o Senhor está perto dos que têm o coração atribulado.

Acção:
Hoje irei esforçar-me por ser testemunha do Amor de Deus. Ao longo do meu dia farei com que aqueles com quem me cruzo sintam que Deus os ama.

Sexta-feira
A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?».

Meditação:
No meu dia-a-dia como é que eu sou testemunha e anunciador deste Evangelho?
Dou-me conta de que Jesus não baixa a exigência da sua proposta para me ganhar como discípulo?
Perante a proposta de O seguir, na doação da vida, qual é a minha resposta?
Afasto-me ou suplico o seu perdão e a sua ajuda?

Oração:
Senhor, Tu sabes que muitas são as vezes em que sou como esses discípulos, que se afastam e não andam conTigo, e que prefiro o comodismo, que sou incapaz de reconhecer o Teu amor por mim.
Por isso peço-Te perdão e confio na Tua misericórdia.

Acção:
Hoje vou estar mais próximo de Jesus, rezando por mim e por aqueles que também d’Ele se afastam.


Sábado
Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».

Meditação:
Simão Pedro assume-se como verdadeiro discípulo de Jesus, ao proclamar que acredita n’Ele e ao afirmar saber que Ele é o Santo de Deus. Simão Pedro era um homem de coragem. Muitas vezes a nós falta-nos a coragem de afirmar perante outras pessoas que acreditamos em Jesus.
Porque temos vergonha ou medo? Jesus é algo ou alguém de quem nos envergonhamos? Porque tantas vezes tentamos esconder ou dissimular a nossa fé?

Oração:
Senhor, que eu nunca tenho medo e/ou vergonha de assumir a minha fé em Ti, pois Tu és o melhor exemplo que qualquer ser humano pode ter. Deste a Tua vida por nós, para nos salvares. Que Te saibamos louvar sempre por toda a nossa vida.

Acção:
Vou agradecer a Jesus todos os dias tudo o que Ele fez por mim, dizendo “Jesus, obrigado por tudo o que me dás e obrigado por gostares tanto de mim”.