domingo, 1 de janeiro de 2012

Lc 2, 16-21 - "Encontraram Maria, José e o Menino"

Neste dia, que também é o Dia Mundial da Paz, celebramos também Maria, Mãe de Deus, meditando e contemplando Jesus em nosso coração. Deixemo-nos inundar pela alegria do nascimento deste Menino, que veio para nos salvar e olhemos Maria como exemplo que deve ser seguido por toda a Humanidade. Cada novo ano é enfrentado como um (re)começo - façamos deste ano de 2012 um ano de aprofundamento da fé e da nossa oração.

Segunda feira
Naquele tempo os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. 

Meditação
Foi sábia a decisão de fazer coincidir o dia de Santa Maria Mãe de Deus com o dia Mundial da Paz. Quem melhor do que Maria, Mãe de Deus e dos homens, para personificar a Paz? Toda a Sua vida terrena foi um exemplo de serenidade, de obediência, de perseverança, de dedicação, de sentido de justiça, de humildade e acima de tudo de um amor sem limites, ingredientes necessários a fomentar e alicerçar a paz. A exemplo de Maria de Nazaré todos nós temos por dever semear ao nosso redor a semente que conduz a um mundo mais pacífico. Não esperemos que sejam só os outros. Cada um tem o seu papel de pacificador que, junto ao papel dos outros, produzir algum efeito. Lembremo-nos que o bem conduz ao bem e o mal ao pior. A paz é um bem que assiste a todos, mas que depende de todos também. Tenhamos isto presente no nosso dia a dia.

Oração
Santa Maria Mãe de Deus, sê nossa instrutora e conduz-nos pelos caminhos indicados pelo Teu Filho Jesus, caminhos do amor ao próximo, mesmo que esse próximo não goste de nós. 

Acção
Emprestarei a minha mão para qualquer actividade que tenha como intuito a felicidade de alguém.

Terça –feira
Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. 

Meditação
O nascimento de Jesus foi anunciado em primeiro lugar aos pastores, gente simples como simples eram José e Maria, ainda que fossem os escolhidos para pais de Deus Homem. Assim o entendeu Deus Pai mostrando ao mundo que a humildade amacia as relações humanas. Como ficaram contentes com a notícia! Dantes, como agora, os mais desprotegidos ansiavam por qualquer notícia que lhes desse alguma esperança e nada mais alegre do que a notícia do nascimento do Salvador.

Oração
Também nós, Senhor Jesus, precisamos de dar mais valor à humildade. Ajuda-nos Bom Irmão a valorizar as nossas atitudes com actos de humildade. Ser humilde não é ser inferior a ninguém, ser humilde é ser simples de gestos e pensamentos. Ser humilde é olhar os outros no mesmo plano. Ser humilde é não conviver de perto com a arrogância. Ajuda-nos Jesus a ser Simples de coração.

Acção
Não serei em nada arrogante ou prepotente, pois isso nada tem a ver com a humildade que Jesus nos transmitiu

Quarta – Feira
E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. 

Meditação
Os pastores estavam encantados e como tal a sua alegria era imensa. Sentiam necessidade de exteriorizar os seus sentimentos e as suas expectativas   O nascimento daquele menino que viera ao mundo em circunstâncias tão especiais era toda a sua esperança. Representava a vinda de um mundo mais justo, a esperança de mais amor, mais liberdade pelos outros, mais fraternidade e mais alegria.

Oração
Menino Jesus, olha pelas nossas crianças. Faz com que entendam que o maior valor que a vida lhes pode dar é o amor pelos outros. Faz Senhor com que as brincadeiras sejam mais serenas e não se limitem à disputa de quem tem mais força ou de quem sabe mais malandrices. Olha por elas Senhor.

Acção
Vamos hoje rezar, especialmente, pelo futuro das nossas crianças.

Quinta –Feira
Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. 

Meditação
É curioso ver a serenidade com que Maria observava tudo o que se passava à sua volta e como meditava tudo em seu coração. É curioso verificar que, perante toda a maravilha que se estava a desenrolar perante o seu olhar, Maria mantinha-se serena e em silêncio. O silêncio de Maria deverá ser para nós um exemplo. Numa sociedade “barulhenta” em que hoje vivemos, em que somos bombardeados com imagens e sons fortes, em que por vezes só nos apetece gritar e extravasar os nossos sentimentos, parece-nos estranho o facto de Maria se manter silenciosa e serena. Seríamos nós capazes de acolher este acontecimento com tamanha fé e serenidade, fazendo silêncio?

Oração
Senhor, eu sei que nem sempre tenho a serenidade necessária para observar o que se passa ao meu redor, nem consigo fazer silêncio para contemplar as maravilhas que me colocas diante dos olhos. Ajuda-me a ignorar os “barulhos” desnecessários e a aprender a fazer silêncio para Te escutar convenientemente.

Acção
Hoje vou dedicar 5 minutos do meu dia a fazer silêncio total: desligo a televisão, o rádio, ponho de parte todos os barulhos que me possam distrair… e farei silêncio para escutar o que Jesus me quer dizer, pois é no silêncio que se consegue uma verdadeira intimidade com Deus.

Sexta –Feira
Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. 

Meditação
Lembremos mais uma vez que os pastores eram vistos pela sociedade como pessoas pouco recomendadas. Porquê? Em primeiro lugar por serem pobres. Depois pela sua condição de nómadas e sem terra. Como não tinham terras suas deixavam o gado pastar nos campos de outros donos que não viam isso de bom grado. No entanto foram eles os primeiros a receber a notícia.Com Deus invertem-se as atitudes. Para Deus há muita riqueza no meio da pobreza e muita obscuridade nos meios ricos. Deus mora nos simples de coração.

Oração
Deus, Pai de toda a humanidade, que fizestes dos pastores os primeiros anunciadores e mensageiros de Jesus, fazei de nós também anunciadores e praticantes do bem e portadores da semente da luz.

Acção
Anunciar que Jesus nasceu é muito fácil, a difícil missão é convencer os outros que somos seus seguidores. Tentemos por palavras e acções tornar essa realidade bem visível. Tentemos ser neste mundo os olhos e o coração de Jesus. Como seria bela a nossa existência…

Sábado
Quando se completaram os oitos dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.

Meditação
Na Aliança de Deus com Abraão ficou dito que, ao completar oito dias de vida, toda a criança seria circuncidada. Maria de Nazaré e seu esposo José, levaram então Jesus para que se fizesse de acordo com o que tinha sido estipulado por Deus. JESUS, o filho de Deus feito homem, o homem enviado para nos ensinar o caminho, a verdade e a luz.

Oração
Jesus, Tu que vieste ao mundo para salvar a humanidade, encaminha os nossos passos na estrada do amor, do perdão e da alegria.

Acção
Ainda que me apeteça a chorar, vou tentar que o sorriso faça parte do meu rosto. Um bom ano de 2012, procurando ser alegres e confiantes.