domingo, 15 de janeiro de 2012

Jo 1, 35-42 - "Foram ver onde morava e ficaram com Ele"

Através do Evangelho de hoje podemos compreender que o essencial na vida do cristão é seguir Jesus, ir com Ele sem medos nem hesitações, ver onde mora, compartilhar com Ele a nossa vida e a nossa fé, seguindo sempre a Sua Palavra. Só desta forma poderemos verdadeiramente atingir a santidade.
Segunda-feira
Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus.

João Baptista encontra-se com dois dos seus discípulos, isto é, com dois homens que tinham escutado o seu anúncio, recebido o seu baptismo e esperavam também a chegada do Messias. Jesus aparece e João Baptista, ao reconhece-Lo, exclama: « Eis o Cordeiro de Deus» - com esta expressão João Baptista anuncia toda a potência de um Deus, mas ao mesmo tempo tão frágil como um cordeiro.

Meditação:
João Baptista indicou Jesus aos seus discípulos e convida-os a segui-Lo. Sentimos nas palavras de João Baptista a insistência na procura e na esperança. Sentimos que sua fé aumenta quanto maior é a proximidade com Jesus.
Serei eu alguém que ousa estar e contemplar Jesus que passa e de mim se aproxima?
Será que me afogo nas várias experiências que vivo e deixo que a minha fé se apague?
Estarei activo/a à espera desse encontro?

Oração:
Senhor, és Tu quem me protege
É a Ti que eu me confio
Senhor, protege-me de todo o mal
Vela pela minha vida
Hoje e sempre
Amén

Acção:
De hoje em diante irei procurar viver estas duas atitudes de João Baptista.
Experimentar a presença de Jesus que passa na minha vida, anunciá-Lo com coragem e simplicidade como Caminho, Verdade e Vida àqueles com quem partilho o meu dia a dia.


Terça-feira
Entretanto, Jesus voltou-Se; e ao ver que O seguiam, disse-lhes: “Que procurais?”

Meditação:
“Que procurais?” esta é a pergunta que Deus nos faz, mesmo sabendo de toda a nossa história…e nós? O que é que nós procuramos?
Procuramos saber realmente quem é o Mestre e fazer da nossa vida testemunho, ou somos ignorantes ao ponto de deixar andar, sem ter a preocupação de saber D`Aquele que deu a vida por nós?

Oração:
Senhor, ajuda-me a procurar-Te nas coisas simples da vida, nas pessoas que estão ao meu redor, abre os meus olhos para Te ver, abre o meu coração para Te amar, para que eu não tenha desculpa para não seguir-Te…e por fim encontrar-te em mim.

Acção:
Hoje vou ajudar aqueles que, por vários motivos, não encontram Jesus na sua vida e convidá-los a procurar Jesus dentro do seu coração.

Quarta-feira
Eles responderam: “Rabi - que quer dizer “Mestre” - onde moras?”
Disse-lhes Jesus: “Vinde ver”.


Naquele tempo Jesus já era reconhecido por alguns que manifestavam vontade de O conhecer e seguir. Por sua vez Jesus conhecia a cada um e sabia tudo o que esperava deles…

Meditação:
Hoje, como no tempo de Jesus, muitos ainda não sabem a quem estão a seguir.
Talvez por não saibam bem o quê ou a quem seguir, outros seguem alguém só porque virou moda ou é conhecido…muitas vezes seguimos alguém e nem sabemos se gostamos ou não… nos tempos que correm conhecemo-nos uns aos outros?
Mesmo quando somos muito chegados sabemos qual a intenção das pessoas que nos rodeiam?
Nós gostamos das pessoas por aquilo que elas são?
A quem gostamos de seguir?
Quem é o nosso mestre?

Oração:
Mestre de todas as nações e de todos os povos, revela-Te nos simples gestos da natureza, para cada um dos que ainda não Te conseguem seguir, com dúvidas, desconfianças com incertezas mostradas também pelos teus seguidores, que muitas vezes erram e caiem mas desejam muito levantar-se e voltar de novo a seguir-Te e imitar-Te …sendo difícil, mostra-nos que é possível acreditar e sermos Teus seguidores.
Obrigado por nos escutares mais uma vez.

Acção:
Hoje vou contemplar a natureza e agradecer cada flor que cresce no campo ao Teu cuidado e por isso, tão bela como os lírios.

Quinta-feira
Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde.

Jesus convida-os e eles foram ver. Os discípulos devem “ir” e “ver” porque o seguimento de Jesus não é algo a que se chega por simples informação de outros. Há que realizar esta experiência pessoalmente.

Meditação:
Os discípulos naquela tarde foram até onde Jesus morava, ou seja, reconheceram o verdadeiro lugar e lá permaneceram. Permanecer é outro verbo utilizado por João Baptista. Não será o permanecer no sentido físico ou temporal. O Senhor dá-nos espaço no Seu interior, dá-nos lugar na Sua relação com o Pai e ali nos acolhe para sempre. Serei eu capaz de deixar que Jesus me olhe de tal modo que a cada encontro com Ele resulta numa verdadeira “mudança de vida”?

Oração:
Senhor,
Convidaste-me a conhecer a Tua morada,
E de coração aberto aceitei o Teu convite
A Tua bondade e o Teu amor
Hão-de acompanhar-me
Todos os dias da minha vida
E habitarei em Tua casa
Hoje e sempre.
Amén

Acção:
Ao longo deste dia vou recordar-me das experiências de verdadeiros encontros com Jesus que marcaram a minha vida. O meu Baptismo, a minha primeira comunhão, o meu crisma, o meu casamento, as palavras de Jesus que batem constantemente à porta do meu coração e me pedem para “ ir mais além”, o meu voluntariado junto daqueles que mais precisam….


Sexta-feira
André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: “Encontramos o Messias” - que quer dizer “Cristo”; e levou-o a Jesus.

Meditação:
Aqueles que encontram Jesus seguem-no, são Suas testemunhas, só quem faz a experiência sabe dar o valor do que é ser cristão.
Quem encontra Jesus sabe o verdadeiro sentido da sua vida, quem encontra Jesus partilha a felicidade do amor de Cristo.
E tu? Já encontraste o “Messias”?
Procura-o… não tenhas medo…
Deus ama-te! E tu?

Oração:
Senhor, Tu és o tesouro que eu encontrei, ajuda-me a partilhar o Teu amor com os outros, ajuda-me a ser Tua testemunha, para que possa conduzi-los até  Ti, para que os outros possam encontrar-Te e assim também encontrarem o tesouro que és Tu.

Acção:
Hoje vou convidar um irmão e dar-lhe a conhecer a Tua palavra, através do livro da nossa vida: a Bíblia Sagrada.

Sábado
Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: “Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas” - que quer dizer “Pedro”.

Meditação:
É impressionante que Deus nos conheça pelo nome e nos chame para o conhecermos…segui-Lo,  procurá-Lo, ficar com ele  e levá-Lo aos outros…
É missão de todo o cristão, representante de Jesus, na vida terrena mostrar aos outros o amor de Cristo, em todos os locais onde se encontre o cristão, tem uma bela  missão a cumprir, mostrar o amor de Deus por todos nós.
Só dessa forma seremos comunidade e Igreja viva.

Oração:
Senhor, obrigado por todos os cristãos que colocaste no meu caminho. Para todos vai esta minha oração.
Pai-Nosso que estais no Céu... 

Acção:
Vou dizer a alguém que esteja triste que Deus o ama!