domingo, 8 de janeiro de 2012

Mt 2, 1-12 - "Viemos do Oriente adorar o Rei"

Celebramos hoje a Epifania do Senhor, que se pode traduzir pela manifestação do Senhor. É curioso ver a humildade e simplicidade com que Jesus veio ao mundo.
Hoje, que vivemos numa sociedade em que o que conta são os valores materiais, que é mais importante quem mais e melhor tem, deixemo-nos levar pelo exemplo que Jesus nos dá - Ele, que foi a figura principal da história da Humanidade, nasceu de uma forma simples, pobre e humilde.
Segunda-feira
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. “Onde está - perguntaram eles - o rei dos Judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O”.

Mateus diz-nos que Jesus nasceu em Belém no tempo de Herodes. Do Oriente chegaram os Magos e perguntaram: “Onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer?”. Viram a Estrela que anuncia o nascimento do Messias e seguem-na até Jerusalém.

Meditação
A estrela era vista por todos, mas nem todos a reconheceram. Os Magos perceberam o sinal: a estrela. Conseguem reconhecer na sua vida a presença de sinais que os leva a Deus; e sem demora partiram para se encontrarem com o rei dos Judeus recém-nascido. A estrela servia-lhes de guia. Seguindo-a, chegaram a Jerusalém. O que os leva a partir é o desejo de quererem adorar o recém-nascido “rei dos judeus”. Como no tempo dos Magos, hoje as estrelas também brilham. Que “estrelas” seguimos no nosso caminho? No ambiente familiar, na comunidade… somos “estrela” que conduz a Jesus? E ao reconhecer esses sinais, estamos realmente dispostos a “partir” para O encontrar e adorá-l’O?

Oração
Salmo 27,8
“O meu coração murmura por ti,
os meus olhos te procuram;
é a tua face que eu procuro, SENHOR”

Acção
Hoje e sempre saibamos reconhecer os sinais de Deus e não nos acomodemos nunca! Imitemos o serviço que a Estrela prestou aos Magos, atraindo-os e guiando-os, até encontrar Jesus para adora-l’O.


Terça-feira
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: “Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo…”.

Os poderosos inquietaram-se diante duma Luz que lhes possa fazer sombra.

Meditação
Em contraste com a simplicidade e a alegria dos Magos pelo nascimento do Messias, surge a figura de Herodes, rei obcecado pelo poder, manifestando um falso interesse nesta Criança e, com receio de ser destronado, a sua intenção era matá-La. Ao contrário dos Magos que queriam encontrar quanto antes o prometido Salvador, Herodes e as pessoas mais importantes de Jerusalém nem se movem diante deste grande sinal de Deus. E nós estamos ao lado dos Magos e reconhecemos Jesus Menino envolvido em panos e deitado numa manjedoura como o nosso Salvador? Ou somos como Herodes que rejeitamos-l’O logo à partida?

Oração
Salmo 71
Ó Deus, concedei ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade.
Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra

Acção
Procuremos hoje e sempre, com a ajuda do Senhor, a ser alegria no testemunho do nascimento de Jesus Menino


Quarta-feira
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: “Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O”.

Herodes quando soube do nascimento do Menino ficou preocupado e demonstra um falso interesse em querer encontrá-l’O com a ajuda dos Magos.

Meditação
Os Magos, Herodes e os escribas mostram-nos as diferentes formas de actuar que as pessoas têm perante um mesmo sinal. Herodes e os escribas, privados da fé inquietam-se perante a notícia, não reconhecem a divindade de Jesus e permanecem nas trevas. Estão instalados e não percebem os sinais de Deus. Os magos movidos pelo desejo de encontrar Cristo desinstalam-se e vão ao Seu encontro. Todos somos chamados a prestar homenagem ao Rei Menino, mas só os limpos de coração sabem ADORAR. E nós procuramos encontrar e reconhecer Deus?

Oração
Senhor, ajuda-nos a abrir o nosso coração para que possamos reconhecer os sinais que Deus nos envia a cada momento da nossa vida.

Acção
Tal como os Magos se desinstalaram e se põem a caminho para encontrar Jesus, aceitemos também pôr-nos a caminho levando ajuda a cada irmão que precisa de nós.


Quinta-feira
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguiu à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.

A estrela de Deus marca o CAMINHO.

Meditação
A Estrela que guiou os Magos até Jesus foi de certeza a mais bela estrela que eles alguma vez contemplaram. Foi a estrela que os conduziu ao Deus feito Menino, que nasceu para todos nós: jovens e idosos, sábios e simples, poderosos e fracos. E eles seguiram-na com muita fé e com muita pressa, pois sabiam que onde ela parasse iriam encontrar o seu “Rei”. E nós queremos também ser guiados pela estrela que nos leva ao encontro com Cristo? Ou simplesmente ignoramo-la?

Oração
Senhor, ajuda-nos a ter a fé e a alegria dos Magos para seguir sempre a estrela que nos conduz ao encontro pessoal conTigo.

Acção
Vamos procurar, com a ajuda de Deus, ser a Luz que mostra Cristo ao mundo.


Sexta-feira
Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

Guiados pela estrela, encontraram o Menino, prostraram-se diante d’Ele e adoraram-n’O.  

Meditação
A longa caminhada dos Magos desde o Oriente, conduzidos por uma estrela, chega ao seu destino. É a fé em Cristo que os guia. Entrando na casa, sentem necessidade de adorar, ajoelham-se diante d’Ele e adoram-n’O, como verdadeiro Deus. Oferecem ao Menino tudo o que têm, oferecem-se a si mesmos, com atitude e respeito, admiração e silêncio. Herodes deu-Lhe também um presente: terror e morte. E nós o que fazemos para nos encontrarmos com Deus? E encontrando-O o que Lhe oferecemos?

Oração
Tu, Senhor, que nestes dias nos deste a tua Luz abundante, faz que se note na nossa vida.

Acção
Hoje procuremos encontrar um momento de intimidade com Deus para que O adorar, e seguir sempre a estrela que Deus nos envia.


Sábado
E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.


Depois de ver o Menino, o caminho de volta é NOVO.

Meditação
Para o regresso, os Magos não têm necessidade de estrela. O encontro com Jesus fá-los mudar de caminho. Percorrem caminhos novos porque são pessoas renovadas. Já não necessitam do poder de Herodes nem do saber dos escribas. Experimentaram a imensa alegria do encontro com Jesus que dará um novo rumo à sua vida. A nossa vida também muda de rumo ao conhecer melhor e adorar Jesus? Ou permanecemos indiferentes ignorando os sinais que Deus nos envia?

Oração
Senhor, dá-nos a graça de mudar de caminho para Te encontrar e prostrar-nos em adoração.

Acção
Procuremos hoje e sempre testemunhar como Jesus é importante nas nossas vidas.