domingo, 22 de janeiro de 2012

Mc 1, 14-20 - "Arrependei-vos e acreditai no Evangelho"

A Palavra de hoje convida-nos à conversão.
Converter-se significa reconhecer Jesus Cristo como nosso único Rei e Senhor e acolher a Sua Palavra como a nossa forma de vida.
Estaremos nós à altura do desafio?
Segunda-feira
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus,

Meditação:
João foi preso por espalhar a palavra de Deus, que coisa tão retrógrada, podemos pensar… Mas e se não for uma coisa assim tão distante? Hoje, em pleno seculo XXI, existem pessoas que são presas, que são mortas, espancadas, por proclamarem o Evangelho de Deus. Mas não é só aos outros que acontece… E nós?
Quantas vezes ficamos presos à vergonha de admitir que somos cristãos? Quantas vezes no nosso trabalho, na escola, na nossa vida omitimos os valores cristãos, aquilo em que acreditamos, por constrangimento?
Afinal esta continua a ser um problema actual, muito actual...

Oração:
Senhor, ajuda-me a não estar preso à vergonha que me esconde de Ti e ajuda-me a partir, como Jesus partiu, para anunciar o Evangelho de Deus.

Acção:
Hoje, no trabalho, na escola e com as pessoas com quem me cruzo vou mostrar a alegria que é sentir que Cristo nos Ama, a mim e a todos.


Terça-feira
dizendo: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.

Meditação:
Nas eucaristias, o Evangelho assume uma importância deveras relevante, mas nem sempre a sua importância é valorizada, por vezes nem o ouvimos com atenção.
Quase sempre caímos no erro de julgar o que o Sacerdote diz, esquecendo-nos que o que ouvimos foi Deus a falar através do sacerdote.
Pensamos que tudo aquilo não foi bem assim e que a interpretação que ouvimos é algo inventado na hora. No entanto a forma como pensamos é que é quase sempre incorreta, mas que vamos ainda a tempo de corrigir.
Enquanto cristãos, a Palavra de Deus acompanha-nos no dia-a-dia e devia ser ela a nossa orientadora, pois se nós imitamos Cristo, temos que acreditar no Evangelho se não é impossível mostrar e espalhar a nossa fé.

Oração:
Senhor, obrigado por estares na minha vida, por me acompanhares nos meus dias e me ajudares quando mais preciso. Sem Ti muita coisa na minha vida tornar-se-ia muito mais difícil. Obrigado pela Tua luz que me ilumina sem cessar.

Acção:
No dia de hoje vou mostrar aos que me rodeiam a alegria de ser cristão e que acredito no Evangelho. Nas minhas acções vou mostrar o que Jesus nos ensina todos os Domingos.


Quarta-feira
Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e o seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens”.

Meditação:
Na nossa vida atarefada raramente sobra tempo para algo muito importante, escutar Deus, pois só assim é que conseguiremos escutar os convites que Ele nos lança com todo o amor.
Também nós, somos chamados a ser pescadores de homens, mas muitas vezes nem tentamos lançar a rede por medo ou por vergonha.

Oração:
Hoje peço-Te que me ajudas a ouvir os Teus convites, deixando de lado tudo o que me distrai de Ti e dos projectos que tens para mim.

Acção:
Hoje vou tirar algum tempo do meu dia (15 minutos aproximadamente) para tentar escutar aquilo que Deus me quer dizer.


Quinta-feira
Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus.

Meditação:
Seguir Jesus… que coisa tão fácil e que ao mesmo tempo se torna tão complicada…Supostamente seguir Jesus não tem nada de mais… é só fazer o que nos pede e segui-Lo para onde que vá.
Ao longo de toda a nossa vida Jesus já interpelou tantas vezes o nosso coração que até lhe perdemos a conta, mas quantas vezes respondemos nós a esses sinais? Se calhar os dedos de uma mão, tornam-se imensos para respondermos.
Estaremos nós preparados para largar as redes que nos amarram diariamente ao mundo e seguir o Messias.
Infelizmente, enquanto a nossa mentalidade não mudar, seguiremos mais rapidamente o caminho do Diabo do que o caminho de Deus, pois este é aquele que nos oferece prazer imediato e respostas mais fáceis, no entanto não é este o melhor caminho para nós.

Oração:
Senhor, peço-te que me ajudes a romper estas amarras que me prendem ao mundo, ao facilitismo, ao pecado, à dor, ao ódio e que não me deixam ser felizes. Pois só seguindo o Teu caminho a felicidade se torna mais fácil de encontrar.

Acção:
Durante esta semana vou seguir-Te de coração aberto, soltar-me da rede que me prende ao computador, aos telemóveis, à televisão, às discussões e de tudo o que me mantem ocupada sem espaço para Ti. Vou dedicar mais do meu tempo a ajudar a minha paróquia e a rezar por mim para que nunca deixe de ter vontade de Te seguir.


Sexta-feira
Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os.

Meditação:
Será que nós ouvimos quem chama por nós? Estamos realmente atentos?
Jesus chama-nos todos os dias, através de sinais ou por intermédio de alguém… seja por que meio for, é certo que Ele nos chama e quer-nos dizer alguma coisa.
Nos nossos dias ouvimos chamar os nossos nomes, seja na escola, no trabalho, em casa, num grupo de amigos, em variados sítios, e nós respondemos, mas será que também respondemos quando Jesus nos interpela?
Normalmente estamos demasiados ocupados para conseguir ouvir a voz de Deus…

Oração:
Perdoa-me, Senhor, pelas vezes que não Te oiço, não Te sigo e não faço a Tua vontade. Peço perdão também pelas vezes em que sou egoísta e não olho em redor, não conseguindo ouvir quem realmente precisa da minha palavra, da minha ajuda.

Acção:
Neste dia vou estar mais atento aos sinais que Deus me lança diariamente. Vou também tentar ajudar alguém que tem dificuldade em expressar os seus problemas ou é mais tímido.
À noite, depois de reflectir sobre o meu dia, vou rezar um Pai-Nosso em louvor do meu Senhor.


Sábado
Eles deixaram logo o seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Meditação:
Seguir Jesus, deixando tudo para trás, não é fácil. Muitas vezes temos medo de arriscar, temos medo do que as pessoas vão dizer, de sermos julgados… mas no meio de todos estes pensamentos acabamos por ficar tão absorvidos na incerteza, que às vezes, coisas tão fáceis, parecem impossíveis.
Esquecemo-nos quase sempre de algo muito mais importante -  Jesus está connosco em todos os momentos da nossa vida e quando estamos mais desanimados Ele esta lá para nos abraçar.
 E nós? Será que estamos lá quando Jesus nos procura? Será que o seguimos como Tiago e João?

Oração:
Jesus ajuda-me a não ter medo de seguir-Te, ultrapassando todas as adversidades da vida, sempre ao Teu lado.

Acção: 
Hoje irei seguir Jesus nas minhas acções. Quando for interpelada pelo facilitismo, irei seguir-Te Senhor.
Quando for abalada pelo desânimo, irei seguir-Te Senhor, pois o Teu caminho é o meu porto seguro.