domingo, 25 de dezembro de 2011

Lc 2, 1-14 - "Nasceu-vos hoje um Salvador"

O Evangelho vem trazer-nos a Boa Nova de que todos estávamos à espera: o nascimento do nosso Salvador.
Haveria quem esperasse que o Salvador da Humanidade nascesse num ambiente de festa, cheio de pompa e riqueza. Este Evangelho dá-nos uma grande lição de simplicidade e humildade.
Que bom seria se nos deixássemos reger por estes dois valores ao longo da nossa vida: sermos simples e humildes, como Deus gosta e nos pede constantemente...
Rezemos com alegria e fé, pois nasceu o nosso Salvador.

Segunda-feira
Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria.
Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida.

Meditação:
César Augusto governava o maior império económico do Mundo. Mandou que todas as famílias se fossem recensear para ter em suas mãos os dados necessários, dos homens para as suas guerras e ao mesmo tempo não deixar fugir os impostos.
José, não obstante as dificuldades inerentes ao estado adiantado de gravidez de Maria, como cidadão cumpridor dos seus deveres civis, deslocou-se a Belém na Judeia, onde eram naturais os seus antepassados, para obedecer à ordem do Governador.

Oração:
Que o Menino que vai nascer dê aos nossos governantes, discernimento e um coração justo para com todos, sobretudo para com os mais desfavorecidos.

Acção:
No que depender de mim, procurarei estender a mão a todos os desprotegidos do sistema.

Terça-feira
E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

Meditação:
O tempo de gestação estava a chegar ao fim. José e Maria procuravam um lugar para o Menino nascer, mas não o encontravam. Maria, como toda a mulher que está para dar à luz, não pôde escolher o momento nem o sítio para o bebé nascer e, dadas as circunstâncias, Maria decide que o lugar adequado para o seu Menino vir ao Mundo seria num estábulo. José e Maria eram pobres e sem pretensões, mas sendo Ela a escolhida para mãe do Salvador, será que o seu menino teria de nascer num curral, entre animais, e com as características próprias de um estábulo?
Olhemos para a simplicidade de tamanha grandeza.

Oração:
Viver os valores do Teu reino, não é tarefa fácil, ajuda-me Senhor a ser Tua mensageira.

Acção:
Procurarei, à semelhança de Maria ser generosa para com aqueles a quem a vida não sorri.

Quarta-feira
Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo.

Meditação:
O nascimento do Salvador não é anunciado aos “Homens Poderosos” mas sim aos pastores. Na época, os pastores não eram vistos com bons olhos, pela sociedade, por serem pessoas muito pobres e por invadiram as propriedades alheias com os seus rebanhos. Os pastores ouvem o apelo, deixam todos os seus afazeres e correm a anunciar, a toda a população, o nascimento do Salvador e imediatamente seguem para O adorar.
Transportemos esta imagem para os dias de hoje e para a nossa comunidade. Como reagimos nós, cristãos, aos desafios que nos são colocados?  

Oração:
Ensina-me, Senhor a escutar os apelos de Jesus e a praticá-los.

Acção:
Esforçar-me-ei por encontrar tempo para o próximo que necessite da minha ajuda, da minha palavra ou até do meu afecto.

Quinta-feira
O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor.

Meditação:
Infelizmente, desde o início da História do Mundo, rompemos laços de estreita união com Deus. Ainda assim, Deus não nos abandonou, e mais, enviou-nos o Seu Filho para nos reconquistar.
Com a dificuldade que nós temos em imitar Deus, a dificuldade de tirar do nosso coração todos os ressentimentos, ainda que muitas vezes justos, a dificuldade de lidar com a calúnia, com a ofensa, com a injustiça, etc., etc.
Se é difícil no dia a dia, será possível, nesta época, só porque é Natal?
Que SALVADOR necessitamos nós? É necessário que eu reconheça Cristo como o meu SALVADOR.   

Oração
Ilumina-me Senhor, para que todos nós possamos viver à luz da Tua bondade.

Acção:
Esta semana procurarei dispor de algum tempo para ouvir e ajudar os que de mim precisarem.
 
Sexta-feira
Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.»

Meditação:
Maria, uma jovem pobre, escolhida para ser mãe do Salvador, dá à luz o seu filho, Jesus, num estábulo, junto aos animais, envolto em trapos, deitado numa manjedoura. A forma como nos é contado o nascimento de Cristo, mostra-nos que Ele começa pelos mais desprotegidos para lhes trazer a paz, ensinando que a maior riqueza é a simplicidade, a generosidade das acções, a boa vontade e o amor ao próximo.
Natal é tempo especial para rever os sentimentos de fraternidade, união e partilha fazendo nascer no nosso coração o que realmente enriquece o cristão: “Amar como Jesus amou”.

Oração:
Dá-me Senhor um coração justo.

Acção:
Procurarei praticar tudo o que atrás referi.

Sábado
De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:
«Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens do seu agrado.»

Meditação:
O dia de alegria chegou...os Anjos entoam cânticos de louvor a Deus.
Um menino nasce na máxima pobreza, trazendo uma grande lição de amor, de alegria, de paz, de esperança e de amizade para toda a Humanidade.

Oração / Acção:
Rezemos a oração de S. Francisco e procuremos vivê-la
Senhor:
Fazei -me instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém