domingo, 28 de agosto de 2011

Mt 16, 21-27 - "Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo"

Pedro, após já ter professado a sua fé, ao tomar conhecimento do projecto que Deus para Jesus, volta a duvidar, não querendo acreditar no que está escrito.
Quantas vezes somos nós assim? Professamos a nossa fé num determinado momento e, se preciso for, no momento seguinte já estamos com dúvidas.
Que a Palavra de hoje sirva para dissipar as dúvidas do nosso coração.

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.

Meditação
Jesus explica aos discípulos que tem de ir a Jerusalém para ser maltratado, sofrer por parte dos anciãos e ressuscitar ao terceiro dia, conforme a vontade do seu Pai.
Jesus confia completamente no Seu Pai, pois este sacrifício é para a salvação de todos nós.
Confiamos nós também no Senhor e na Sua vontade?
A nossa fé é suficientemente grande como a de Jesus? 

Oração
Jesus, ajuda-nos a ser como Tu, a viver na fé, a acreditar e a seguir a vontade de Deus.

Acção
Vamos hoje viver a fé verdadeiramente, rezar e agradecer a Jesus todos os sacrifícios que fez por nós.

Terça-feira
Pedro, tomando-O à parte, começou a contestá-l’O, dizendo: «Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há-de acontecer!».

Meditação
Os discípulos após a explicação de Jesus ficam apavorados com a ideia de O perderem.
Pedro, chocado, diz a Jesus que não vá, demonstrando que não confia verdadeiramente no Senhor.
Somos como Pedro? Ou confiamos plenamente?
Jesus confia plenamente no Seu Pai e é assim que quer que nós façamos, pois só assim alcançaremos o caminho para a felicidade.

Oração
Ajuda-nos Senhor a afastar o mal, o medo, a desconfiança e a nunca duvidar como Pedro duvidou.
Senhor, confiamos em Ti, as Tuas palavras são para nós a fonte da nossa vida.

Acção
Vamos confiar verdadeiramente na palavra de Deus e abrir o nosso coração para o Seu amor por nós.

Quarta-feira
Jesus voltou-Se para Pedro e disse-lhe: «Vai-te daqui, Satanás. Tu és para mim uma ocasião de escândalo, pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens».

Perante a atitude de Pedro, Jesus responde sem rodeios. Chama a Pedro de Satanás - é aquele que conspira contra o outro, aquele que apenas pensa em si.

Meditação
Neste dia Jesus aparece-nos como aquele que chama a Pedro de Satanás, não diz que ele é como Satanás, diz que ele é Satanás. Esta afirmação é muito dura e, se olharmos para a quem se dirige, então ganha uma espanto maior: Pedro é o primeiro Papa, aquele em quem Jesus confia a missão de continuar o seu ministério.
Todos nós podemos ser Satanás, pois este é aquele que pensa mais nas coisas deste mundo do que em Deus.
Jesus quer dizer-nos hoje que, sempre que nós colocamos Deus em segundo lugar, estamos a ser Satanás.

Oração
Senhor Jesus, sei que sou muitas vezes Satanás, pois penso mais em mim e nas minhas coisas do que em Ti. Neste dia quero pedir-Te que me chames a atenção como O fizeste a Pedro, para que eu possa corrigir-me.
Sei que só Tu me podes ajudar a ser uma pessoa melhor.
Ajuda-me Senhor Jesus!

Acção
Hoje vou fazer das coisas um meio e não um fim.
Sempre que pensar mais nas coisas do que em Deus, vou rezar um Pai-Nosso.

Quinta-feira
Jesus disse então aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.

Meditação
Jesus diz aos discípulos para quem O quiser seguir, basta renunciar a si mesmo e carregar o seu próprio fardo - com estas palavras Jesus diz-nos que apesar de todo o mal que existe, é possível caminharmos para a luz e a felicidade junto de Deus.

Oração
Senhor, ajuda-nos a tomar a nossa cruz e a seguir o Teu caminho com amor e humildade.
Sabemos que vamos encontrar um caminho difícil e cheio de obstáculos, mas com a Tua ajuda e a nossa fé será mais fácil de ultrapassar e chegar a Ti.

Acção
Hoje somos convidados a renunciar ao mal e seguir Jesus na sua caminhada.

Sexta-feira
Pois quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida?

Meditação
Jesus desafia-nos a salvarmos a nossa vida, a renunciar aos bens terrenos, ao poder e à ambição.
Que ganha o homem com a riqueza e a ambição? Traz o poder? Traz a felicidade?
A verdadeira vida é a fé no amor de Cristo, é ter esperança e viver na alegria de Deus.

Oração
Senhor, ajuda-nos a encontrar-Te, a viver na Tua luz, na Tua alegria, na paz e no amor.

Acção
Hoje vamos dar especial atenção à oração e esquecer os bens, a riqueza e a ambição. 

Sábado
O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras».

Depois de um diálogo profundo, Jesus termina fazendo uma afirmação de que a nossa recompensa depende de nós. As obras são a resposta que nós damos ao convite que Deus nos faz de sermos Santos.

Meditação
Na véspera do dia do Senhor, Jesus oferece-nos um estímulo: Ele virá, ou seja, não nos abandona. E quando chegar o momento de partirmos, seremos avaliados segundo as nossas escolhas e atitudes, não são os outros a julgarem-nos, mas sim Jesus e as nossas obras.
Como têm sido as minhas obras? Procuro pensar em mim ou tento vencer o meu egoísmo? O egoísmo leva-nos sempre à infelicidade...

Oração
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


Acção
Hoje procurarei fazer de cada atitude algo que corresponda à minha Fé.