domingo, 14 de agosto de 2011

Lc 1, 39-56 - "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre"

Hoje devemos reflectir na Santidade de Maria, bem como no Seu "sim" ao projecto que Deus Lhe apresentou e que transformou por completo a Sua vida.
À semelhança de Maria, expressemos o nosso amor por Deus, dizendo "SIM" de uma forma incondicional.

Segunda-feira

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Que grande honra para mim ser visitada pela mãe do meu Senhor! Mal ouviu a tua saudação, logo a criança que trago dentro de mim saltou de alegria. Feliz daquela que acreditou, porque nela se cumprirá o que foi dito da parte do Senhor. Maria disse então: A minha alma celebra a grandeza do Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque ele olhou com amor para esta sua humilde serva! Daqui em diante toda a gente me vai chamar ditosa, pois grandes coisas me fez o Deus poderoso. Ele é Santo!

Meditação:
Com esta visita a sua prima Isabel, Maria dá-nos mais uma vez uma grande lição, a da humildade e bondade; ação que Isabel agradece não só pela visita em si, mas especialmente por ser feita pela mãe do Senhor. Quantas vezes este exemplo acontece na minha vida? Estou suficientemente atento à palavra de Deus para conseguir ser humilde e generoso para com os outros? Ou pelo contrário, quantas vezes ponho o meu orgulho acima de tudo, às vezes até das pessoas que amamos…
Oração:
Senhor faz com que eu consiga ser mais humilde e sobretudo que dê mais atenção à Tua palavra.

Acção:
Hoje vou tentar ser mais sincero e humilde para com os outros, seguindo o exemplo de Maria.
Terça-feira

E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»
Maria disse, então:
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Meditação:
Nesta passagem da Bíblia podemos verificar como Maria era uma pessoa muito humana e valorizava de modo especial a solidariedade. Maria estava grávida, mas isso não a impediu de ir ao encontro da prima que morava longe e os caminhos não eram fáceis, e os meios de locomoção muito lentos. Maria sabia que Isabel precisava de apoio, pois era uma pessoa adiantada em idade. Mesmo com as comodidades que temos hoje, estaríamos nós disponíveis para tamanho sacrifício?

Oração:
Senhor, como eu preciso de um pouco do espírito solidário de Maria, mãe de Jesus e nossa a grande Mãe. Dá -me Senhor um espírito solidário, para que eu não me limite a olhar e sentir apenas as minhas angústias.

Acção:
Vou estar alerta ao meu redor. Ser solidário não é ter pena de alguém ou sentir dó. Ser solidário é estar lá no momento certo com um gesto amigo, um ombro, uma palavra, uma atitude.
Quarta-feira

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu nome.
Meditação:
“Pois grandes coisas me fez o Deus todo poderoso. Ele é Santo”. São palavras de Maria, a escolhida por Deus, para quem a aceitação dos factos se deve apenas e só a uma fé sem medida. Maria manifesta aqui a grande confiança e admiração e sentido de obediência no seu Deus que é Santo e tudo pode e apenas nos quer ver felizes e puros de coração.

Oração:
Senhor, dai-me uma fé firme. Que eu veja Maria como a mais ditosa entre as mulheres, como disse sua prima Santa Isabel. Dai-me uma fé que não vacile ao primeiro desaire da vida.

Acção:
Santa Isabel ao saudar sua prima Maria – Nossa Senhora iniciou a oração da Ave-Maria. Vou rezar durante a semana pelo menos uma Ave-Maria e oferecê-la para o bem da humanidade.
Quinta-feira

A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.

Ele é sempre misericordioso para aqueles que o adoram em todas as gerações. Fez coisas grandiosas com o Seu poder extraordinário. Dispersou os orgulhos de pensamento e coração. Derrubou os poderosos dos seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os que têm fome e mandou embora os ricos de mão vazias.

Meditação:
Deus teve sempre compaixão e misericórdia pelos mais humildes, ajudou sempre os mais fracos. E eu? Sigo o Seu exemplo? Quantas vezes não o faço por orgulho, por comodismo! No entanto o ajudar os outros traz-nos felicidade, alegria de viver, é simplesmente ser cristão.

Oração:
Meus Deus dai-me força para que, em cada dia da minha vida, vá ganhando coragem para ser cristão. 

Acção:
Hoje vou estar mais atento aos que me rodeiam, vou tentar compreender melhor os outros, vou tentar colocar-me no seu lugar, para assim melhor poder entender o meu próximo.
Sexta-feira

Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência, para sempre.»

Ajudou o povo de Israel que o serve, lembrando-se dele com misericórdia. Conforme tinha prometido aos nossos antepassados, a Abraão e seus descendentes para sempre.

Meditação:
Deus é como um pastor que olha pelo seu rebanho a quem serve. E eu sirvo a Deus como Ele merece? Sigo os seus ensinamentos? Sou-lhe fiel? De que forma o posso servir?
                                                                                                                 
Oração:
Obrigado Senhor por te preocupares comigo, apesar de eu nem sempre seguir os caminhos que me apontas. Ajuda-me a que, de hoje em diante, eu consiga servir-Te melhor.

Acção:
Servir os outros não é à primeira vista, nem fácil, nem muitas vezes agradável, no entanto Deus serviu-nos e serve-nos. Hoje vou pensar nisto e tentar servir melhor este meu Deus misericordioso. 
Sábado

Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.

Meditação:
Grande mulher foi Maria. Mesmo grávida achou que a Sua visita a sua prima Isabel não poderia limitar-se a uma simples visita cordial. Isabel era estéril e avançada em idade, apenas grávida por Deus a achar merecedora de um descendente. Maria dá-nos aqui um exemplo de caridade e grande misericórdia. Estando nas mesmas condições colocou o bem-estar de Isabel acima do seu. Quantos de nós seríamos capazes disso?

Oração:
Cantemos: “Quero ser como tu Maria, Quero servir Jesus, Quero dizer meu sim , Quero amar Jesus , Quero amar o irmão”…

Acção:
Sejamos um pouco como Nossa Senhora: tentemos ajudar alguém que vejamos em apuros.