domingo, 7 de agosto de 2011

Mt 14, 22-33 - "Manda-me ir ter contigo sobre as águas"

Por vezes somos levados a pensar que, pelo facto de sermos cristãos, estamos "a salvo" de tempestades.
Embora ninguém goste nem queira enfrentar tempestades e tormentas, é inevitável que isso aconteça ao longo da vida.
O importante é compreendermos que, na oração e na confiança em Deus, todas as tempestades são possíveis de ultrapassar...

Segunda-feira
Depois de ter saciado a fome à multidão, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-lo na outra margem, enquanto ele despedia a multidão

Meditação:
Jesus saciou a fome aquela multidão, pois naquela época a fome e a pobreza abundavam…
Hoje em dia também temos muita fome, mas uma fome diferente daquela - uma fome espiritual, que não é saciada com pão e água, mas sim saciada através da Palavra e através da fé.
Esta fome não se manifesta através da dor de estômago, manifesta-se através da dor da alma e do sofrimento do espírito.

Oração:
Senhor, ajuda-me a saciar esta fome através de Ti, que o meu alimento espiritual nunca escasseie, pelo contrário, que o tenha em abundância.

Acção:
Hoje vou tentar saciar o corpo e a alma, rezando antes das refeições.

Terça-feira
Logo que a despediu, subiu a um monte, para orar a sós. Ao cair da tarde, estava ali sozinho. O barco ia já no meio do mar, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário.

Meditação:
Quantas vezes nos deixamos levar pela corrente do mal e da solidão?
Certas vezes damos por nós a rezar e a pedir aquilo que nos convém e que talvez não seja o mais necessário.
Deus não nos dá aquilo que nós queremos e só porque oramos para que tal aconteça, Deus mostra-nos o caminho da felicidade e o caminho verdadeiro para encontrarmos aquilo que realmente precisamos.
Nessa caminhada nunca estamos sozinhos e por mais e mais obstáculos que apareçam, sabemos que somos fortes e unidos para os conseguir ultrapassar, tal como muitos dos barcos que passam os ventos contrários.

Oração:
Senhor, sei que muitas das vezes não consigo ver o que me quer mostrar, ajudai-me a estar mais atento aos sinais que me dás e aos caminhos que me mostras.
Perdoai-me por todas as vezes em que deixo que a solidão e a infelicidade se apoderem do meu coração, que se enche do teu Amor.

Acção:
Neste dia vou estar mais atento aos sinais que Deus me dá, da Sua presença, e mostrá-los a quem me rodeia nas minhas acções, nas minhas palavras, no meu relacionamento com o outro… Não vou deixar que os “ventos contrários” sejam desculpa para que eu não seja feliz.

Quarta-feira
Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhado sobre o mar. Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar, assustaram-se, pensando que fosse um fantasma.

Meditação:
Nesta passagem Jesus quer-nos mostrar o quanto incrédulos nós por vezes somos ao chegarmos ao ponto de confundir Deus com um fantasma.

Oração:
Senhor, ajuda-nos todos os dias da nossa vida para que consigamos ser menos incrédulos

Acção:
Neste dia vamos tentar ser um pouco menos incrédulos e rezar pelos que ainda hoje o são.

Quinta-feira
E gritaram cheios de medo. Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo: “Tende confiança. Sou eu. Não temais”

Meditação:
Medo: é um sentimento que nos invade muitas vezes, quando corremos perigo ou nos deparamos com uma situação desconhecida.
É Deus um desconhecido para nós?
Corremos perigo em querer estar com Deus?
Porque se sentimos medo, só pode ser essa a explicação. Eu só confio numa pessoa quando realmente a conheço e sei que me quer bem.
Se Deus me quer bem e me conhece totalmente porque não O quero eu conhecer da mesma forma?
Porque não confio e não creio Nele?

Oração:
Senhor, ajuda-me a confiar plenamente em Ti, a não ter medo de confiar mais em Ti do que em mim, a depositar em Ti todos os meus dilemas e receios pois sei que estão conTigo estão seguros.

Acção:
Hoje vou pensar em como posso confiar mais em Deus do que a mim.
Quando me deparar com um problema vou pensar: “Se Deus estivesse no meu lugar qual seria a sua decisão?”.

Sexta-feira
Respondeu-lhe Pedro: “Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas”. “Vem!” – disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentido a violência do vento e começando a afundar-se, gritou “Salva-me, Senhor!”.

Meditação:
Muitas das vezes, enquanto cristãos, não nos entregamos totalmente a Deus. Por vezes temos algum receio de confiar Nele e desconfiamos um pouco do caminho que Ele nos mostra.
As nossas acções reflectem a confiança e a fé que temos em Deus, Ele dá-nos a Sua mão e nós muitas das vezes apertamo-la, mas depois não agimos segundo a Sua vontade.
Tal como Pedro, nalgumas circunstâncias, perguntamo-nos se Deus é mesmo assim segundo dizem e queremos ter provas da Sua existência e do Seu amor por nós, mas quando esse momento chega vemo-nos oprimidos e imploramos a ajuda do Senhor.

Oração:
Senhor, peço perdão por todas as vezes em que não me entrego totalmente à Tua palavra, quando não escuto com atenção e reflicto sobre o que o Padre diz na homilia durante a Eucaristia.
Porque sou pecador, perdoa-me Senhor.  

Acção:
No dia de hoje vou abrir a minha Bíblia e procurar mais sobre quem é o meu Jesus e tentar perceber o que a Sua palavra significa nos dias de hoje e o que posso fazer para seguir o Seu caminho.

Sábado
Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o. Depois disse-lhe: «homem de pouca fé, porque duvidaste?». logo que subiram para o barco, o vento amainou. Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus, e disseram-lhe “tu és verdadeiramente o filho de Deus” .

Meditação:
Jesus nesta passagem mostra-nos que mesmo com todas as nossas dificuldades em ser crédulos Ele está sempre por perto, para nos dar a mão

Oração:
Senhor agradeço por todas as vezes que me deste a mão e não me deixas-te ficar para trás.

Acção:
Tentemos, neste dia, tal como Jesus faz, tentar dar a mão uns aos outros para não cairmos.